Blog da UDV seleciona matérias que fornecem panorama da União do Vegetal em 2020

| 12 Janeiro, 2021

O Blog da UDV publicou 118 matérias em 2020 e que foram visualizadas mais de 510 mil vezes. Ao publicar esse conteúdo, a equipe do Blog forneceu aos seus leitores um quadro das ações do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e também de assuntos relacionados ao uso no Chá Hoasca (Ayahuasca) em contexto religioso. Alguns textos publicados no ano passado foram traduzidos para as línguas inglesa e espanhola e postados nas versões que o Blog mantém nesses dois idiomas.

Logo abaixo, selecionamos 12 matérias publicadas e que fornecem um bom panorama da UDV em 2020:

UDV presente em homenagem a Mahatma Gandhi 

A convite do Governo do Distrito Federal, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal esteve representado na inauguração do busto de Mahatma Gandhi, em Brasília-DF, em 9 de janeiro, por dois integrantes de sua Direção e da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico: Mestre Carcius Azevedo, Diretor Executivo da Novo Encanto; Mestre Sérgio Guimarães, vice-presidente da Novo Encanto. A inauguração da obra fez parte das atividades dos 60 anos de Brasília (a serem comemorados em 21 de abril próximo) e das comemorações dos 150 anos de nascimento do líder pacifista indiano (em 2 de outubro de 2019).

>> Clique aqui e leia mais.

Série infantil que aborda UDV será exibida domingo na TV Cultura

Afinal, quem é Deus? é uma série documental que retrata a espiritualidade através da visão infantil, mostrando a forma particular como as crianças compreendem e se conectam com Deus e suas religiões. A primeira temporada foi rodada inteiramente no Rio Grande do Sul, estado que possui a maior diversidade religiosa do Brasil, segundo o censo IBGE (2010). A série que combina animação com documentário aborda 11 culturas religiosas.

No programa que aborda a União do Vegetal, Beatriz e Júlia são as apresentadoras do “Jornal do Vegetal”. As meninas e seus amigos apresentam o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, contando como a religião surgiu no seio da floresta Amazônia, a história do Mestre Gabriel, e como elas se conectam com Deus através do Chá Hoasca.

>> Clique aqui e leia mais.

UDV lança documentário sobre a música no tempo do Mestre Gabriel

O menino José Gabriel da Costa já cantarolava cantigas nas novenas com sua família no sertão da Bahia, e lançava versos no ar, amarrando frases ao vento, no ritmo das rimas que fazia. A música sempre o acompanhou, e já no seringal, no início dos trabalhos da União do Vegetal, na solidão da Floresta Amazônica, junto com sua fiel esposa e ainda com poucos filhos, tinha no canto dos pássaros a companhia da música da natureza, onde o som das águas parecia correr como notas numa constante harmonia. O vento nas copas das gigantes castanheiras regia aquela grande orquestra, ao leve bailar das folhas caindo, parecendo querer dançar ao som daquela encantadora canção.

Clique aqui e leia mais.

Blog da UDV apresenta série com músicas do tempo do Mestre Gabriel

O Blog da UDV inicia hoje a exibição de uma série de vídeos que apresentam músicas tocadas nas origens da União do Vegetal, na década de 1960, em Porto Velho (RO). São músicas que o próprio Mestre José Gabriel da Costa colocou nas Sessões e que até hoje são ouvidas nos rituais da UDV.

A série, intitulada As Músicas do Mestre, foi inspirada no livro Cantiga de Viola, do Mestre Edson Lodi, que aborda a história musical da nossa religião. Cada vídeo da série destaca uma música, com depoimentos e relatos que trazem o contexto e o uso que o Mestre Gabriel fazia nas Sessões. Os vídeos abordam também a história de cada uma dessas músicas, os artistas que as gravaram e sua importância no cenário cultural do Brasil e do mundo.

>> Clique aqui e leia mais.

Disponíveis as íntegras das participações da UDV na 3ª Conferência Internacional da Ayahuasca

Já estão disponíveis as íntegras dos vídeos das apresentações, participações em debates e conferências feitas por representantes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal durante a 3ª Conferência Internacional da Ayahuasca, realizada em Girona (Espanha), entre 31 de maio e de 2 de junho de 2019. A conferência foi promovida pelo Centro Internacional para a Educação, Investigação Etnobotânica e Serviços (ICEERS na sigla em língua inglesa – International Center for Ethnobotanical Education Research & Service). O evento reuniu integrantes de religiões que usam a Ayahuasca (na UDV denominado Chá Hoasca ou Vegetal), estudiosos, cientistas e pessoas interessadas no tema.

>> Clique aqui e leia mais.

Blog da UDV: dez anos promovendo Comunicação na União do Vegetal

O Blog da UDV completou dez anos de existência em 24 de junho passado. Foi criado de maneira autônoma, mas, desde 2015, é integrante do Site da UDV. O Blog mantém também um canal no Youtube. Esses espaços têm a missão de realizar a comunicação institucional do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e serem uma referência confiável a respeito do uso do Chá Hoasca em contexto religioso (chá este também denominado Vegetal pela UDV e conhecido ainda como Ayahuasca).

>> Clique aqui e leia mais.

O Pequeno Príncipe e a mensagem da rosa na UDV

No dia 29 passado, Antoine Marie Jean-Baptiste Roger Foscolombe, Conde de Saint-Exupéry (1900-1944), faria 120 anos. É dele a autoria do clássico O Pequeno Príncipe, um livro que, embora numa linguagem infantil, faz uma abordagem altamente espiritualizada da vida. Uma das belíssimas lições do livro é a respeito do ‘cativar’, criar laços, mensagem que o Mestre Gabriel também pregava, conclamando seus discípulos a zelarem pela amizade. É célebre a frase “Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante”. Foi nesse contexto que a história d’O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, passou a fazer parte do acervo utilizado por Mestre Gabriel nas Sessões da União do Vegetal.

>> Clique aqui e leia mais.

59 anos da UDV: o Tesouro que o Mestre anunciou

A história destes 59 anos da União do Vegetal é marcada pela dedicação de tantos irmãos que trabalharam e continuam trabalhando por seu progresso. Com muita luta, o Mestre José Gabriel da Costa, juntamente com sua esposa, a Mestre Pequenina, e sua família, recriou a União em meio à simplicidade da Floresta Amazônica. Desde o princípio, ele trouxe como fundamento desta religião a fraternidade humana.

>> Clique aqui e leia mais.

A paz dos Yudjá no Alto do Xingu

Talvez pelas histórias que ouvia meu velho pai contar, de índios e sertanistas, de um período épico da história de nosso país, isso ficou tão fortemente calcado em minha memória, que contava histórias do Xingu aos meus dois filhos mais velhos, dizendo a eles que um dia iria para lá.

>> Clique aqui e leia mais.

Sócia da UDV toma posse como embaixadora da UNESCO

A cantora e compositora Margareth Menezes, sócia da UDV no Núcleo Serenita, Lauro de Freitas (BA), é a nova embaixadora da UNESCO no Brasil, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura. Ela será a porta voz no Brasil da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o braço da UNESCO destinado a cuidar e estimular a expressão artística e cultural mais autêntica e espontânea dos países que integram à ONU.

>> Clique aqui e leia mais.

Série Mestres da Origem completa 7 anos

Há sete anos, o Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal lançou a série “Mestres da Origem” no Canal do Blog da UDV no YouTube. Até a data de hoje, a série conta com oito entrevistas e, aproximadamente, 430 mil visualizações. Esses mestres conviveram com Mestre Gabriel, criador da UDV, e participaram ativamente na organização da religião. Disponibilizamos abaixo os oito vídeos já publicados, no intuito de contribuir para que a mensagem desses valorosos Mestres chegue cada vez mais no coração da irmandade da União do Vegetal e para quem mais puder se beneficiar com o que essas pessoas simples, fortes e honradas têm para nos ensinar.

>> Clique aqui e leia mais.

UDV colabora na revisão de verbetes de dicionários relativos ao Chá Hoasca

>A UDV propôs a inclusão e retificação de termos comumente utilizados na cultura hoasqueira, como Mariri, Chacrona, Hoasca, hoasqueiro e enteógeno, além de União do Vegetal e Mestre Gabriel, em dicionários tradicionais e especializados. No artigo abaixo, de autoria de André Fagundes, é explicado por que e como esse trabalho foi realizado.

>> Clique aqui e leia mais.

6 respostas
  1. JOÃO BOSCO QUEIROZ
    JOÃO BOSCO QUEIROZ says:

    Olá, boa tarde. Bom termos esse veículo de informação, onde através dele aprendemos tantas coisas importantes, relacionadas a União do Vegetal e ao Mestre Gabriel. Considero o blog de fundamental importância para a construção da memória hoasqueira, onde podemos encontrar, além de informações, depoimentos, histórias, exemplos de vida, ensinos e diversos outros assuntos que contribuem de alguma maneira para uma boa formação e o aprendizado dos sócios dessa sagrada religião. Além disso, vale a pena lembrar que o blog tem a missão de realizar a comunicação institucional do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal perante o grande público usuário das redes sociais. Parabéns pelas matérias e pelo excelente trabalho prestado em prol do Centro. Um abraço.

    Responder
  2. Thiago Calazans
    Thiago Calazans says:

    Acompanho o Blog da UDV desde o seu início! É nítido o ganho de escala e a melhora contínua na qualidade das matérias publicadas. Parabens à equipe do Blog, especialmente à Juliane que não mede esforços em fazer o melhor para ver a União clarear mais!

    Responder
  3. Manuela Palhares
    Manuela Palhares says:

    O trabalho de comunicação que a UDV faz através do blog e das redes sociais é muito positivo.
    Parabéns a toda a equipe do blog, vocês tem feito um belo trabalho! Abraço

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *