Central de Formação de Plantadores

Sócios participam de capacitação de plantadores e zeladores de Mariri e Chacrona | Foto: Arquivo/Central de Plantadores

Central de Formação de Plantadores da União do Vegetal

A Central de Formação de Plantadores e Zeladores de Mariri e Chacrona começou a ganhar forma há mais de 15 anos, quando sócios da União do Vegetal compraram um terreno no município de São João da Baliza, no estado de Roraima. Na época, a intenção era apenas plantar Mariri e Chacrona no terreno que recebeu o nome de “José Gabriel”. Na sequência, perceberam que haviam ali as plantas nativas e passaram a preparar o Chá Hoasca e atender os núcleos de Roraima, o que não impediu que realizassem novos plantios.

>> Clique aqui e acesse o site da Central de Plantadores.

Antes do sítio tornar-se a Central de Formação como conhecemos hoje, foram realizados preparos de Vegetal e vivências caianinhas – momento em que os participantes tinham a oportunidade de aprender a reconhecer o Mariri e a Chacrona na floresta e outras plantas de grande importância para a cultura hoasqueira, como o João Brandinho (Piper aleyreanum), a Samaúma (Ceiba pentandra) e Carapanaúba (Aspidosperma nitidum), entre outras.

Sócios participam das Vivências Caianinhas em São João da Baliza | Foto: Arquivo/Central de Plantadores

vivências caianinhas promovidas pela Central de Formação de Plantadores

Após alguns anos de trabalho e de dedicação dos sócios, foi inaugurada oficialmente, em 10 de novembro de 2010, a Central de Formação de Plantadores e Zeladores de Mariri e Chacrona. A iniciativa tem como objetivo preparar os sócios da União do Vegetal a reconhecerem as plantas sagradas e lidarem com elas, além de aprenderem técnicas de agrofloresta e receber orientação de como entrar e sair de uma floresta em segurança.

Com estrutura para receber mais de 200 pessoas, a Central realiza atualmente  dois cursos, o de Capacitação de Plantadores e Zeladores de Mariri e Chacrona e o de Vivências Caianinhas, ambos exclusivos para sócios da UDV. A Central já formou mais de 500 plantadores e zeladores e realizou muitos preparos de Chá Hoasca com a participação de sócios de diversas regiões do país.