Princípios

Bandeira da UDV | Foto: Bento Viana.

Os 13 Princípios Originais da União do Vegetal

  1. A União do Vegetal (UDV) é uma religião de fundamentação cristã reencarnacionista que afirma a existência do Espírito e trabalha pela evolução do ser humano no sentido do aperfeiçoamento de suas virtudes morais, intelectuais e espirituais, que são expressões do amor e da fraternidade humana.
  1. O Chá Hoasca, o Sacramento da UDV, é utilizado em seu ritual religioso para efeito de concentração mental. É a União de dois vegetais originários da Floresta Amazônica, o Mariri e a Chacrona, comprovadamente inofensivos à saúde.
  1. A UDV tem como Símbolo da Paz e da Fraternidade Humana Luz, Paz e Amor. “O discípulo deve amar o próximo como a si mesmo para ser merecedor de receber o Símbolo da União”.
  1. O Centro tem sua principal referência no Mestre Gabriel, Mestre da União do Vegetal, que sempre demonstrou compromisso com a verdade, com a palavra assumida e a coerência entre o que ensinou e praticou. Por amor à humanidade, criou a UDV com o pensamento de construir uma Paz no mundo.
  1. A UDV é composta por Mestres, Conselheiros e discípulos. A formação dos discípulos é desenvolvida pela prática dos ensinamentos, e não segue, obrigatoriamente, um padrão de educação formal. Aos integrantes da Direção é exigível exemplar conduta moral, profissional e familiar.
  1. O Trabalho, a Família e a Religião são os três pilares que sustentam a evolução humana. Harmonizados, trazem o equilíbrio e as condições favoráveis ao crescimento espiritual.
  1. A exemplo do seu Guia Espiritual, o Centro mantém como princípio básico a prática do trabalho voluntário de seus dirigentes, sem remuneração pelos serviços prestados.
  1. A UDV reconhece a origem divina da família, obra do Criador na Terra, iniciada pelo casal primordial, Adão e Eva. O homem e a mulher se complementam e são o alicerce familiar e os principais responsáveis pela educação dos filhos.
  1. O Centro e seus membros associados defendem o uso responsável e estritamente ritualístico do Chá Hoasca. Não o comercializam nem obtêm qualquer proveito financeiro.
  1. A União do Vegetal pratica e ensina o amor a Deus sobre tudo, extensivo a seus semelhantes, respeitando o ser humano tanto na sua presença como na sua ausência, pois é a semelhança de Deus. A UDV não tem preconceitos ou discriminações, e considera que todo ser humano pode superar dificuldades enfrentadas ao longo da sua caminhada.
  1. Colhemos o que plantamos, assim é a Justiça Divina. Na UDV a Justiça está expressa nas leis inscritas nos Estatutos do Centro, e todos, de acordo com a gravidade da falta e independente do grau hierárquico, estão submetidos a elas.
  1. A Beneficência é praticada e ensinada desde a origem da UDV, sendo uma expressão do amor fraternal e reconhecimento de todos os seres humanos como irmãos, filhos de um mesmo Pai. Além do atendimento espiritual, a União do Vegetal desenvolve ações beneficentes nas áreas de educação, saúde, cultura e assistência nas regiões onde está estabelecida.
  1. A UDV reconhece a Natureza como uma dádiva do Criador para servir à humanidade. Por isso trabalha pela preservação das florestas e de outros recursos naturais, e cultiva as plantas sagradas utilizadas na preparação do Chá Hoasca.