UDV presente em homenagem a Mahatma Gandhi

Jocimar Nastari*

| 16 Janeiro, 2020

O busto forjado em bronze foi doado à cidade pelo Governo da Índia | Foto: Vinicius de Mel, Agência Brasília.

A convite do Governo do Distrito Federal, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal esteve representado na inauguração do busto de Mahatma Gandhi, em Brasília-DF, em 9 de janeiro, por dois integrantes de sua Direção e da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico: Mestre Carcius Azevedo, Diretor Executivo da Novo Encanto; Mestre Sérgio Guimarães, vice-presidente da Novo Encanto. A inauguração da obra fez parte das atividades dos 60 anos de Brasília (a serem comemorados em 21 de abril próximo) e das comemorações dos 150 anos de nascimento do líder pacifista indiano (em 2 de outubro de 2019).

A solenidade teve a presença do governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, do encarregado de negócios da Embaixada da Índia, S. Koventhan, de secretários de governo, diplomatas indianos, membros do corpo diplomático residentes em Brasília, autoridades militares e representantes de religiões. A UDV foi convidada para o evento por ser uma das religiões que pregam a paz. Durante a solenidade, todos que se manifestaram destacaram a importância da mensagem de paz deixada por Gandhi para a humanidade.

O busto forjado em bronze foi doado à cidade pelo Conselho de Relações Culturais do Ministério das Relações Exteriores do Governo da Índia. O Governo do Distrito Federal cedeu um espaço no Parque da Cidade para a instalação do busto.

Quem foi Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869 e fez a passagem em 30 de janeiro de 1948, ambas as datas na Índia. Pela sua atuação, recebeu, ainda em vida, o termo honorífico “Mahatma”, que em sânscrito significa “grande alma”, “venerável”. Gandhi liderou o movimento de independência da Índia do Reino Unido, defendendo a resistência não violenta. Seu país conseguiu a independência em 1947. Gandhi é considerado o Pai da Pátria indiana.

O aniversário de Gandhi, 2 de outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional, e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não-Violência.

“Não há caminho para a paz. A paz é o caminho”- Mahatma Gandhi

*Jocimar Nastari é integrante do Corpo do Conselho da Sede Geral da UDV (Brasília-DF) e Diretor-adjunto do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da UDV

9 respostas
  1. Mayoni lourenzzo Lima
    Mayoni lourenzzo Lima says:

    Positivo a UDV fazer parte de atividades sociais ligadas à valorização da paz, que esse tema ganhe mais presença na irmandade no país e no mundo.

    Responder
  2. Lílson Pelegrine Simas
    Lílson Pelegrine Simas says:

    Importante este reconhecimento do GDF ao trabalho da UDV e a nossa participação no reconhecimento de um líder pacifista. Contribuições pela Paz no mundo.

    Responder
  3. Paulo Gomes de Novaes
    Paulo Gomes de Novaes says:

    HÁ pessoas que dispensam adjetivos e que se tornam simplesmente merecedoras do nosso reconhecimento. Que esse legado, de exemplo vivido por Gandhi da não violência à Humanidade, seja sempre lembrado e melhor, praticado.

    Responder
  4. Isis Gonçalves
    Isis Gonçalves says:

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber o que disseram os que se manifestaram e se algum dos Mestres da UDV falaram e o que disseram?
    Grata!

    RESPOSTA: Olá, Isis. Não houve discurso por parte dos representantes da União do Vegetal e nem das outras religiões presentes. A UDV foi convidada por ser uma religião que prega a Paz, conforme vemos nas suas ações desde seu princípio e na própria doutrina do M. Gabriel, bem como suas práticas.

    Responder
  5. Eliseu Teixeira de Souza
    Eliseu Teixeira de Souza says:

    Grandes homens desde milhares, centenas e dezenas de anos, vem se destacando pela paz no mundo. Assim nós devemos ser, auxiliando para que essa tão esperada paz aconteça, caminhando nos ensinos do mestre podemos um dia alcançar o que todos desejam, LUZ, PAZ E AMOR.

    Responder
  6. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    É bom ver o respeito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal por todos os seres e religiões igualmente comprometidos com a Paz. Que a verdade e o sentido dessa prática esteja nos atos e pensamentos de cada caianinho.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *