Alfabetização e Inclusão Digital

Jovens e idosos têm a oportunidade de aprender a ler e escrever usando software de computador (Cuiabá – MT) | Foto: Cláudio Oliveira

Entre outras ações de beneficência, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal tem a alfabetização e a inclusão digital de jovens e adultos como prioridade. Desde 2002, mais de cinco mil pessoas passaram pelas sala de aula (laboratórios de informática) do Projeto Luz do Saber (denominado anteriormente de Luz das Letras) para aprender a ler, escrever e, também, utilizar o computador como ferramenta de cidadania.

NOVO SOFTWARE 

Em 2010, foi desenvolvido um novo software – o Luz do Saber -, resultado de uma parceria entre a Associação Beneficente Casa da União (unidade assistencial da UDV) com a Casa Brasil (da Presidência da República) e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

O software é livre para distribuição e aberto, podendo ser adaptado e melhorado, conforme as especificações do público. A metodologia foi baseada na teoria do educador Paulo Freire. Fácil de usar, o Luz do Saber está disponível na internet, para download ou para uso online, no site da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Pode ser usado em casa e nas escolas, na educação infantil e de adultos.

Para a União do Vegetal, o projeto Luz do Saber é uma forma de promoção humana, oferecendo amplo acesso à alfabetização e à inclusão digital. Em 2014, sempre com o trabalho voluntário de seus sócios, a UDV manteve ou promoveu a estruturação de salas de laboratórios de alfabetização em nove cidades: Alta Floresta e Cuiabá (MT); Campo Grande (MS); Criciúma e Florianópolis (SC); Ilhéus (BA); Belo Horizonte e Ipatinga (MG); e Rio de Janeiro (RJ).