Blog da UDV apresenta série com músicas do tempo do Mestre Gabriel

| 9 Junho, 2020

André Manta*

O Blog da UDV inicia hoje a exibição de uma série de vídeos que apresentam músicas tocadas nas origens da União do Vegetal, na década de 1960, em Porto Velho (RO). São músicas que o próprio Mestre José Gabriel da Costa colocou nas Sessões e que até hoje são ouvidas nos rituais da UDV.

A série, intitulada As Músicas do Mestre, foi inspirada no livro Cantiga de Viola, do Mestre Edson Lodi, que aborda a história musical da nossa religião. Cada vídeo da série destaca uma música, com depoimentos e relatos que trazem o contexto e o uso que o Mestre Gabriel fazia nas Sessões. Os vídeos abordam também a história de cada uma dessas músicas, os artistas que as gravaram e sua importância no cenário cultural do Brasil e do mundo.

Idealizada pelo Mestre Augusto Pessoa (Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel, João Pessoa-PB) e produzida pelo Departamento de Memória e Comunicação da 10ª Região, a série inicia com “House of the Rising Sun” (“A Casa do Sol Nascente”). O vídeo convida o espectador a um mergulho nas referências históricas e culturais dessa música que se tornou um clássico, não só das Sessões da UDV mas principalmente do cancioneiro mundial.

Assista ao vídeo:

Gravada por nomes como Bob Dylan, Beatles e The Animals, “House of the Rising Sun” foi tocada em Sessão pelo Mestre Gabriel num LP de Alberto Mota e seu Conjunto, de 1966. Inspirados nessa versão, os músicos do Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel gravaram um novo arranjo, especialmente para inaugurar a série.

A gravação foi realizada durante este período de quarentena, com cada um dos músicos em suas casas, e reuniu diversos instrumentos, trazendo uma nova sonoridade para essa que foi uma das primeiras músicas instrumentais tocadas em Sessão, em Manaus, na década de 1960.

O próximo vídeo da série vai abordar a canção “Arrastão”, também muito tocada nas Sessões desde a época do Mestre Gabriel. Acompanhe As Músicas do Mestre aqui no Blog da UDV e embarque conosco nesta viagem sonora.

*André Manta é Vice-Diretor de Comunicação Externa do Departamento de Memória e Comunicação da UDV e Mestre Representante do Núcleo Estrela da Manhã (Salvador-BA).

19 respostas
    • Eveline Sobreira Diniz
      Eveline Sobreira Diniz says:

      Show! Muito legal mesmo. Os fatos históricos, a ampliação do contexto histórico da música, a versão nova feita agora e as versões antigas. A DO REI

      Responder
      • LUIZ MOISES
        LUIZ MOISES says:

        Parabéns pelo trabalho interessante e importantíssimo! Muito bem contextualizado com referencial teórico e história. Por mais trabalhos assim.

  1. Anete França
    Anete França says:

    Gostei bastante. A música tem um destaque na UDV e a matéria traz detalhes interessantes da sua importância e do quanto o Mestre Gabriel a utiliza sabiamente. Já fico na expectativa pelo próximo video da série. Parabenizo a todos os envolvidos . : )

    Responder
  2. Deylane Baía
    Deylane Baía says:

    Gostei um tanto desse primeiro episódio. Muito legal conhecer um pouco mais da história dessa canção tão especial pra nós e que certamente foi escolhida com carinho pelo nosso Mestre Gabriel! Parabéns ao trabalho da equipe organizadora! Já estou esperando os próximos episódios também!

    Responder
  3. Vera Santo
    Vera Santo says:

    Que produção maravilhosa, em cada instrumento a energia e vibração da nossa cultura, da nossa raíz, fiquei muito feliz de ver meus queridos amigos músicos Augusto Silveira e Jurandir do Sax, pessoas que já tivemos um contato e apreciamos muito suas habilidades musicais. M Luiz Cardoso compartilhando seus conhecimentos da época do M. Gabriel. Enfim, parabéns a todos os músicos e produtores pelo lindo trabalho.

    Responder
  4. Silvio Mendonça Gomes
    Silvio Mendonça Gomes says:

    É uma música já conhecia antes de chegar na UDV, não com esta orquestração, e já gostava e nesse arranjo ficou mais bonita. E procurei nos sebos em São Paulo e comprei o LP que tenho até hoje.

    Responder
  5. Beatriz Lima
    Beatriz Lima says:

    Que beleza são os ensinos do Mestre. Mostrando a todos que tudo está ligado em União. A música, assim como seus ensinos, são Universais.

    Responder
  6. Marcus Levy
    Marcus Levy says:

    Me admiro sempre com tanto talento que esta religião consegue reunir. Parabéns ao Augusto Pessoa pela ideia e a todos que ajudaram a produzir esse vídeo e os próximos que virão.

    Responder
  7. Renata Sá Premen
    Renata Sá Premen says:

    Que lindoooooo! Esse arranjo “nosso” (rs) para a A Casa do Sol Nascente ficou O MELHOR ever! E quantos músicos nesse Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel!!! E que ideia genial de “releitura” das músicas das Sessões – uma honrosa homenagem ao nosso Amado Mestre Gabriel !!! Tudo muito genial! Bênçãos amigos <3 AMEI

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *