Blog da UDV: dez anos promovendo Comunicação na União do Vegetal

Equipe do Blog

| 29 Junho, 2020.

Mestre Gabriel e primeiros discípulos no sítio do Mestre Ramos | Foto: Mestre Cícero Alexandre Lopes – Colorização: Marina Amaral e Tiago Hoisel.

O Blog da UDV completou dez anos de existência em 24 de junho passado. Foi criado de maneira autônoma, mas, desde 2015, é integrante do Site da UDV. O Blog mantém também um canal no Youtube. Esses espaços têm a missão de realizar a comunicação institucional do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e serem uma referência confiável a respeito do uso do Chá Hoasca em contexto religioso (chá este também denominado Vegetal pela UDV e conhecido ainda como Ayahuasca).

Tanto o público externo como os sócios da UDV encontram nas publicações do Blog notícias do cotidiano das atividades da União do Vegetal, de sua organização, historicidade e cultura. No mês em que completou dez anos, o Blog ultrapassou a marca de mil publicações, sendo 75 em língua espanhola, 170 em língua Inglesa e 753 em língua portuguesa, atendendo assim a demanda de informações de uma religião hoje presente em onze países e com integrantes de 60 diferentes nacionalidades.

Com o propósito de ser um instrumento de paz, a data de nascimento do Blog, 24 de junho de 2010, não foi escolhida aleatoriamente. Isso porque nela se comemora o nascimento de São João Batista, que anunciou a vinda de Jesus. Na oportunidade, Francisco Herculano de Oliveira ocupava o cargo de Mestre Geral Representante da União do Vegetal e o Mestre Flávio Mesquita o cargo de Presidente da UDV. Atualmente, esses lugares são ocupados pelos Mestres Paulo Afonso Amato Condé e Tadeo Feijão, respectivamente.

O conteúdo é produzido quase que integralmente por trabalho voluntário e nesses dez anos o Blog publicou textos escritos por mais de uma centena de sócios da UDV. Já os vídeos publicados no canal do Blog no Youtube tiveram a participação de um número de associados ainda maior. Todos os canais de comunicação da UDV são administrados pelo Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da Diretoria Geral do Centro.

Compromisso de informar e formar

“O Blog da União do Vegetal representa um respeito que nós temos pela comunidade externa e pela comunidade interna, que merecem ser informadas com transparência das nossas atividades e das nossas propostas. Em todos esses anos que o Blog vem fazendo esse trabalho, a gente vem tendo um aumento consistente da audiência, exatamente pelo nosso compromisso de informar e formar nossa comunidade interna e, sobretudo, informar ao público externo os nossos princípios”, afirma Mestre Tadeo Feijão, acrescentando ainda que o canal tem cumprido sua missão de ser um veículo informativo e formador, não só de opiniões, mas também de conceitos.

Sobre a visão estratégica de se abrir um espaço de comunicação que estivesse além do âmbito interno da UDV, Mestre Tadeo reconhece o pioneirismo dos colaboradores que tiveram a iniciativa e fizeram nascer esse instrumento de paz. “O Blog foi resultado de uma visão estratégica de longo alcance e que vem sendo continuada cada vez mais. Eu parabenizo as pessoas que tiveram a ideia, a coragem e a disposição de fazer e reafirmo nosso compromisso de darmos total apoio a essa iniciativa”, destaca.

Continuidade do trabalho de Mestre Gabriel

Para Flávio Mesquita, o Blog da UDV ser um instrumento de paz é uma forma de dar continuidade ao trabalho do Mestre Gabriel com a criação da União do Vegetal. “O canal nasceu para ser receptáculo e disseminador de ideias e sentimentos, princípios e valores inerentes à nossa religião. À medida que evoluímos de forma organizacional, vemos isso nas postagens quase que diárias e que têm sido um elemento de formação dos discípulos da UDV. Estabelece também uma importante forma de comunicação, num momento como este de pandemia e, ainda, de aproximação entre os sócios e dos sócios com integrantes de suas famílias que têm interesse em conhecer a União do Vegetal, lugar onde seus parentes, filhos e amigos estão”, afirma.

15 respostas
  1. Salomão Taumaturgo Marques
    Salomão Taumaturgo Marques says:

    Parabéns a todos que estão a frente desse nobre trabalho de informar e relembrar a história do Centro.
    Pérolas em forma de palavras escritas.
    Gratidão é a palavra que me vem no pensamento neste momento de 10 anos do Blog.
    Força, firmeza e competência pra continuar esse excelente serviço, que vem sendo prestado de forma didática e clara.

    Responder
  2. JORGE LUIZ- NMMN
    JORGE LUIZ- NMMN says:

    Eu vejo no Blog até o presente momento o melhor canal de comunicação da UDV, onde através dele, aprendemos muito sobre a historicidade e atualidades referente a UDV.

    Muito boa iniciativa.

    Jorge Luiz – NMMN – Goiânia-GO.

    Responder
  3. Mar o Aurélio R. Wolfovitch
    Mar o Aurélio R. Wolfovitch says:

    Parabéns ao Organizadores do Blog , Dirigentes da UDV, ao Mestre Gabriel, pelos 10 anos do blog, instrumento muito importante para nós discípulos da UDV e para o público em geral ter conhecimento das atividades dessa religião e do trabalho sério que é feito para do desenvolvimento espiritual do ser humano.

    Responder
  4. Mara Renata Dantas Wolfovitch
    Mara Renata Dantas Wolfovitch says:

    Parabéns a todos do blog da UDV por este trabalho lindo que vem fazendo ha dez anos.
    Dando conhecimento de toda a história da União do Vegetal.
    Deus Abençoe todos sempre com luz, paz e amor.

    Responder
  5. Angela Martins
    Angela Martins says:

    Parabéns a toda equipe que trabalha com excelência na comunicação, na informação e na memória do Centro.
    Grande abraço carinhoso.
    Angela Martins

    Responder
  6. Maria Ivone
    Maria Ivone says:

    Muito bom acompanhar esta beleza que podermos contar desta riqueza que é a União do Vegetal. Feliz pelo trabalho dos irmãos que de boa vontade e de coração aberto se dispõe a contar para nós desta riqueza. Bravos irmãos. Parabéns.

    Responder
  7. Lita Passos
    Lita Passos says:

    Parabéns a equipe que teve a iniciativa e disposição em criar o blog e seguir com esse importante canal de Comunicação da UDV. Percebo o quanto o DMC vem realizando ações importantes e cumprindo o seu papel de preservar memórias e no bom uso da comunicação.

    Responder
  8. Miguel Salum
    Miguel Salum says:

    O Blog tem feito um grande diferença positiva na nossa comunicação, seja como informação ou homenagem. A forma participativa agrega ainda mais valor e revela novos talentos. Parabéns a todos.

    Responder
  9. Renato Rocha
    Renato Rocha says:

    Gratidão por esse trabalho constante e dinâmico que ao longo desses anos vem trazendo boas notícias e esclarecimento a todos que querem conhecer mais a respeito da UDV.

    Vida longa ao Blog da UDV!

    Responder
  10. Pedro Vasco
    Pedro Vasco says:

    Oferto aqui as felicitações ao Departamento de Memória e Documentação do Centro por este belíssimo trabalho que vem desenvolvendo com a criação e permanência do BLOG da UDV durante estes 10 anos. Este importante instrumento vem apresentando um maior volume de informações que são importante e bem pertinentes a nós da UDV. Muito Grato!!

    Responder
  11. Cássio D'Lima, n. Rei Inca Goiânia
    Cássio D'Lima, n. Rei Inca Goiânia says:

    Gosto sempre de ler as publicações do Blog da UDV, uso também para manter uma ligação com manos que estão distantes…
    Vejo a leitura do Blog como uma importante forma de fortalecer o intelecto e, ao mesmo tempo conhecer mais da UDV e seus ensinos…
    Vida longa ao BLOG da UDV! E saúde e prosperidade a toda equipe de voluntários que vem prestando este nobre serviço o/

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *