Série infantil que aborda UDV será exibida domingo na TV Cultura

Luisa Copetti*

| 14 Fevereiro, 2020.

Gravações ocorreram no Núcleo Mãe Santíssima, Itaara-RS | Reprodução.

Neste domingo, dia 16/02, às 12h15, a TV Cultura exibe a série documental Afinal, quem é Deus? que retrata a União do Vegetal sob o ponto de vista das crianças. Para quem não possui acesso ao canal pela televisão, a TV Cultura oferece online a transmissão ao vivo da sua programação.

Afinal, quem é Deus? é uma série documental que retrata a espiritualidade através da visão infantil, mostrando a forma particular como as crianças compreendem e se conectam com Deus e suas religiões. A primeira temporada foi rodada inteiramente no Rio Grande do Sul, estado que possui a maior diversidade religiosa do Brasil, segundo o censo IBGE (2010). A série que combina animação com documentário aborda 11 culturas religiosas.

No programa que aborda a União do Vegetal, Beatriz e Júlia são as apresentadoras do “Jornal do Vegetal”. As meninas e seus amigos apresentam o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, contando como a religião surgiu no seio da floresta Amazônia, a história do Mestre Gabriel, e como elas se conectam com Deus através do Chá Hoasca.

Produção

As gravações do programa da União do Vegetal foram realizadas no Núcleo Mãe Santíssima, em Itaara-RS. O processo com as crianças iniciou através de um trabalho realizado pela Orientação Espiritual com Crianças e Jovens da UDV no qual atividades prévias às gravações foram realizadas com o objetivo das crianças se familiarizarem com o universo audiovisual. Além de rodas de conversa sobre o tema, as crianças desenvolveram equipamentos cinematográficos de material reciclado e fizeram seus próprios registros em vídeo sobre o Núcleo.

A primeira etapa de trabalho com a equipe de produção da série foi a realização de uma oficina de vídeo com as crianças. Ao ar livre, manipularam equipamentos reais: câmeras, microfones, tripés e gravadores. Os vídeos produzidos pelas crianças são momentos especiais no programa. Durante a oficina também foram trabalhados os temas para o programa. Ao pé das árvores, a diretora da série foi identificando o que as crianças sabiam a respeito da UDV e o que ainda não tinham certeza.

As questões narrativas importantes para contextualização da União do Vegetal e o que as crianças queriam saber compuseram a base para o roteiro do programa, desenvolvido pelas próprias crianças sob orientação da diretora. Assim surgiu a ideia do “Jornal do Vegetal”, onde as crianças apresentariam o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal através de “matérias jornalísticas” e fariam entrevistas com os representantes da instituição para perguntar sobre o que elas ainda não tinham conhecimento. Essa formatação preservou a interação lúdica das crianças e garantiu que informações institucionais e legais fossem contempladas de maneira mais pragmática.

No dia oficial das gravações, a equipe completa foi recebida pela irmandade do Núcleo e a versão final do roteiro foi apresentado aos participantes. Um dia especial e de muita dedicação das crianças, que, mesmo de maneira divertida e lúdica, estavam focadas no trabalho e na responsabilidade de apresentar a instituição na série. A realização do conteúdo teve o apoio da Coordenação Geral e local da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens da UDV.

Assista abaixo o trailer do programa que destaca a União do Vegetal:

Prêmio UNESCO

Foram 3 anos de produção desde que a União do Vegetal recebeu, em 2017, o convite para participação na série. O projeto foi contemplado pelo edital PRODAV 12/2015 de TVs Públicas, prevendo como primeira janela de exibição as TVs públicas brasileiras.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a EBC para incentivar a produção de conteúdo regional e independente e também a oferta para as emissoras públicas de televisão.

Hoje, a série é finalista do Prix Jeunesse Internacional 2020, um dos festivais de conteúdo televisivo infantil mais importantes do mundo, e indicada ao Prêmio UNESCO do festival. O Prix Jeunesse é uma iniciativa alemã que há 55 anos promove o debate pela excelência na produção de conteúdo televisivo infantil de qualidade em todo o mundo.

Ficha técnica

Crianças: Beatriz Maria Rau, Julia Fietz Raznievski, Guilherme Rau, Gabriel de Oliveira Arbusti, Rafaella Oliveira de Lima, Joaquim de Oliveira Nolasso, Guilherme Varotto Plá, Miguel Araújo Worst, Pedro Araújo Worst, Vicente Fietz Raznievski, Davi Luiz da Rosa Silber Dias
Participação Especial: Almir Nahas e Cristiane Luz
Criação, roteiro, direção e montagem: Thais Fernandes
Produção executiva: Fabiano Flores e Jessica Luz
Direção de fotografia: Lívia Pasqual
Direção musical: Carina Levitan e Bruno Mad
Direção de animação, direção de arte e ilustrações: Luísa M. H. Copetti
Animações: Amarello Rodrigues, Bruno B. Kieling e Luísa M. H. Copetti
Pós-produção: Post Frontier
Produção: Besouro Filmes

Serviço

Afinal, quem é Deus?
TV Cultura (ao vivo)
Domingo, 16/02, 12h15
TV por assinatura (veja os canais)

*Luisa Copetti é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Jardim das Flores (Porto Alegre-RS).

4 respostas
  1. Jeferson Spinoza
    Jeferson Spinoza says:

    Parabéns as crianças e a todos que auxiliaram neste trabalho. Cada passo deste, mostra um pouco mais do que é a União, o que é a União do Vegetal…..desejo crescimento.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *