União do Vegetal lança o site UDV-CIÊNCIA para ampliar diálogo com pesquisadores

Joaze Bernardino-Costa*

| 31 maio, 2019

Site UDV-CIÊNCIA é lançado durante conferência em Girona, 31 de maio | Foto: Jocimar Nastari.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal lançou hoje o site UDV-CIÊNCIA, que inaugurará um diálogo mais direto e ágil com pesquisadores de todo o mundo, pertencentes ou não à UDV. O novo espaço é resultado do acúmulo de experiências ao longo de décadas e do bom diálogo do Centro com a comunidade de pesquisadores. O site vai ao ar no primeiro dia da III Conferência Internacional da Ayahuasca**, que ocorre entre hoje e 2 de junho, na cidade de Girona, Espanha.

>> Visite o site UDV-CIÊNCIA

Com a criação do site, a UDV torna-se mais acessível à comunidade de pesquisadores e também passa a informar sobre quais são os temas de nosso interesse na área acadêmica. Os pesquisadores e o público interessado encontrarão informações históricas sobre a vocação para pesquisas científicas na UDV, as pesquisas já concluídas apoiadas por nós, uma plataforma de submissão de projetos de pesquisa e artigos, teses, dissertações, legislações e reportagens publicadas em meios de comunicação.

Existe também uma biblioteca virtual que gradativamente será aprimorada, divulgando as pesquisas mais recentes a respeito da Ayahuasca, como é chamado o Chá Hoasca pelo mundo científico (na UDV também denominado Vegetal). Além disso, o site possui um blog e uma seção multimídia que também atualizarão as pessoas a respeito do que está acontecendo em termos de pesquisas científicas e eventos no mundo da Hoasca.

Eixos de interesse

O site UDV-CIÊNCIA está organizado a partir dos seguintes eixos de interesse: Saúde, Sociedade, Plantio e Meio Ambiente. A área Saúde diz respeito à interação do Chá Hoasca e de seus componentes com o ser humano em seus aspectos físico, mental e emocional, congregando as pesquisas tipicamente da área de Medicina, Farmácia, Química, Bioquímica, Biologia, etc. O eixo Sociedade está ligado ao mundo social criado pelo uso ritual e ritualístico do Chá Hoasca, congregando as pesquisas nas áreas de Sociologia, Antropologia, Direito, etc. O eixo Plantio e Meio Ambiente envolve as pesquisas desenvolvidas com as plantas Mariri (Banisteriopsis caapi) e a Chacrona (Psychotria viridis), congregando as pesquisas do campo da Botânica, Engenharia Florestal, Agronomia, etc.

Histórico

Desde a criação do Centro de Estudos Médicos, em 1986, que depois se tornou o Departamento Médico e Científico, em 1997, passando pela criação da Comissão Científica, em 2004, que esteve sob a primorosa coordenação do Mestre Luiz Fernando Milanez (atual Mestre Assistente Central da 1ª Região da Europa e Oceania), a União do Vegetal tem sido procurada por inúmeros pesquisadores e instituições de pesquisa interessados em estabelecer cooperação conosco.

O site é resultado do apoio de muitas pessoas que já vinham sentindo a necessidade de uma plataforma pública para o diálogo com formadores de opinião, comunidades científicas e governos nacionais. Entre elas destaco o Mestre Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho (durante o período em que ocupou a Representação Geral do Centro), o atual Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, o Mestre Assistente Geral Teodoro Irigaray e o Presidente da Diretoria Geral da UDV, Mestre Tadeo Feijão.

Sem sombra de dúvidas, o site UDV-CIÊNCIA é um espaço de interação e informações com pesquisadores internos e externos à UDV, bem como com os sócios do Centro interessados em aprender mais a respeito do Vegetal sob o ponto de vista da ciência desenvolvida nas instituições de pesquisa e universidades.

UDV-Ciência-blue-min

Visitem o nosso site. Sejam bem-vindos!

*Joaze Bernardino-Costa é Mestre Representante do Núcleo Príncipe Teceu (Brasília-DF) e Coordenador da Comissão Científica da UDV.

**Joaze Bernardino-Costa lançou o site UDV-CIÊNCIA hoje durante a palestra “Ciência na UDV – interesse científico e acadêmico e orientações do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal”.

8 respostas
  1. Nicholas Vale
    Nicholas Vale says:

    Muito importante/interessante essa iniciativa! O site é riquíssimo… Isso vem facilitar para nós, pesquisadores, que somos sócios do Centro, tanto para divulgação entre as pessoas da União, quanto para as pessoas que estão querendo conhecer mais o Centro e o uso deste chá. Além de reunir as pesquisas relacionadas ao tema. Parabéns aos envolvidos!!!

  2. Karina Araujo
    Karina Araujo says:

    Acho maravilhoso a iniciativa de esclarecimento e acesso ao estudo mais profundo da UDV como possibilidades para equipes na área de saúde estar atualizado e ter acesso ao conhecimento e seus avanços. Parabens por esse trabalho.

  3. Flávio Mesquita da Silva
    Flávio Mesquita da Silva says:

    Esta foi uma aspiração desde a gestão do M. James Paranayba, que ora se concretiza. A maturidade institucional da UDV prenuncia, por meio dessa plataforma, um avanço no seu relacionamento com a Academia, bem como uma aproximação da ciência com a espiritualidade.

  4. Jailson Barbosa
    Jailson Barbosa says:

    Sou pesquisador na Área de Saúde Mental e Atenção Psicossocial ligado a Escola de Saúde Pública de MANAUS, hoje desenvolvendo pesquisa junto a UFSC.
    Sou membro do CI Estrela Dalva, oriundo do N. Tiuaco, MANAUS.
    Ontem me cadastrei no site da UDV-Ciência, achei muito precioso o trabalho em destaque a linha do tempo, para aqueles que chegaram depois se situar na história da construção científica no mundo de Hoasca e a gradeza da biblioteca virtual em formação – coisas interessantíssima, como diria meu amigo Geraldo Carvalho… Fiquei muito motivado e feliz com a acessibilidade da plataforma… Gratidão…

  5. Adriana Carla Mignot
    Adriana Carla Mignot says:

    Muito bom! Muito bom, mesmo, essa ponte trazendo pra nós a ciência do mundo científico!
    Gratidão ao pessoal do Site e do Blog! Gratidão ao DEMEC e todos os Departamentos, à DG, Assistência e Representação Geral!
    Minha mais sincera e profunda gratidão à todos os irmãos que cuidam tão bem da nossa União e fazem coisas tão boas assim acontecerem!
    Luz, Paz e Amor, seja sempre uma constante em nossa vida!
    Saúde a todos!

  6. Mauro Carneiro
    Mauro Carneiro says:

    Uma importante e feliz iniciativa da Representação Geral e Diretoria Geral que merece nosso reconhecimento e gratidão, pela dimensão que este site tem e terá, nos inserindo de forma protagonista na geração do conhecimento desse tema tão caro e especial a nossa comunidade.
    Grato à todos que deram suas contribuições valorosas.

    Abs

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta