Quem Somos

Bandeira da União do Vegetal – O Símbolo da União é Luz, Paz e Amor (DMC/SG)

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal  é uma religião de fundamentação cristã e reencarnacionista que usa em seu ritual o Chá Hoasca (também conhecido como ayahuasca), preparado a partir de duas plantas amazônicas, o cipó Mariri (Banisteriopsis caapi), e as folhas da árvore Chacrona (Psicotria viridis). Na União do Vegetal (UDV), o Chá Hoasca é também chamado de Vegetal e seus discípulos o bebem, durante as sessões, para efeito de concentração mental.

A UDV tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento espiritual do ser humano, para o aprimoramento de suas qualidades intelectuais e de suas virtudes morais, sem distinção de raça, sexo, credo, condição social ou nacionalidade.

A FLORESTA COMO BERÇO

Em 22 de julho de 1961, em plena Floresta Amazônica, José Gabriel da Costa – o Mestre Gabriel, criou a União do Vegetal com o  objetivo de “fazer uma paz no mundo”, conforme ele próprio falou aos seus discípulos. Naquela oportunidade, Mestre Gabriel tinha a companhia de sua esposa, Raimunda Ferreira da Costa (Mestre Pequenina), filhos e alguns seringueiros.

Em janeiro de 1965, Mestre Gabriel e família mudaram-se para Porto Velho (RO), onde iniciou a organização da UDV, primeiramente como Associação Beneficente União do Vegetal e posteriormente, em 1970, como Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, CEBUDV.

Foi em Porto Velho que a UDV se desenvolveu e Mestre Gabriel instituiu o Quadro de Mestres e o Corpo do Conselho da União do Vegetal. Após o seu desencarnamento, em 1971, estes Mestres da Origem, fundadores do CEBUDV, deram continuidade ao trabalho, expandindo a UDV com a instalação de núcleos em muitas cidades do Brasil e do Exterior.

CRESCIMENTO 

Com o passar do tempo, Núcleos da UDV foram surgindo em todo o Brasil. Em 1982, a sua Sede Geral foi transferida para Brasília (DF) e o movimento de expansão continuou no Brasil e no exterior.

A UDV vem crescendo, há 62 anos, de maneira contínua e sustentada. Além da Sede Geral, a União o Vegetal tem atualmente 224 Núcleos e 19 Distribuições Autorizadas de Vegetal, localizados em todos os estados brasileiros e em dez países: Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália. São mais de 23 mil sócios e cerca de 6 mil jovens e crianças filhos de sócios, perfazendo mais de 29 mil pessoas, entre os quais cinco Mestres da Origem que conviveram com o fundador da UDV, Mestre Gabriel, e hoje compõem o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel.