Representação Geral

O Mestre Geral Representante é a autoridade máxima do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Tem esse nome porque representa o criador da UDV, Mestre Gabriel. Com o auxílio de seis Mestres Assistentes Gerais, lidera o Centro do ponto de vista religioso e faz a supervisão geral da administração institucional da religião.

É eleito por um colégio eleitoral específico para mandato de três anos. O atual Mestre Geral Representante é Jair Gabriel da Costa. Seu mandato teve início em 6 de janeiro de 2024 e concluirá em 6 de janeiro de 2027. O Mestre Geral Representante e seus Assistentes Gerais constituem a Representação Geral da UDV. Todos são voluntários.

COMPOSIÇÃO DA ATUAL REPRESENTAÇÃO GERAL

Mestre Geral Representante:
Jair Gabriel da Costa

Mestres Assistentes Gerais:
Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho
Edson Lodi Campos Soares
Edison Saraiva Neves
Ivan Luiz Evangelista de Souza
João Luiz Cotta Neto
José de Anchieta Torreão de Sá

Desde sua criação, a União do Vegetal teve treze Mestres respondendo pelo cargo de Mestre Geral Representante, sendo eles:

  • Raimundo Carneiro Braga
  • Raimundo Monteiro de Souza
  • João Ferreira de Souza (Janico)
  • Manoel Nogueira da Silva
  • Luís Felipe Belmonte dos Santos
  • Raimundo Nonato Marques
  • Florêncio Siqueira de Carvalho
  • José Luiz de Oliveira
  • Francisco Herculano de Oliveira
  • Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho
  • Paulo Afonso Amato Condé
  • José Carlos Garcia
  • Jair Gabriel da Costa – Atual MGR

CONAGE

O Conselho de Administração Geral (CONAGE) tem, entre outras competências, a responsabilidade de zelar pela manutenção da ordem e da harmonia dos filiados da UDV e estabelecer procedimentos para formação e aperfeiçoamento dos dirigentes da instituição. O Conselho é composto pelos integrantes da Representação Geral e do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, pelos Mestres Centrais de Região, Mestres que ocuparam o cargo de Mestre Geral Representante e ainda pelo Mestre Representante na Sede Geral, o Presidente da Diretoria Geral, Mestres que o Conselho efetive como integrantes e por três Mestres indicados pelo próprio Conselho a cada triênio e  dois Mestres indicados pelo Mestre Geral Representante a cada triênio.

De acordo com as Leis da UDV, os Mestres Fundadores do Centro, integrantes do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, e os Mestres que tiverem exercido o cargo de Mestre Geral Representante são membros natos do Conselho de Administração Geral.

CONSELHO DA REPRESENTAÇÃO GERAL

O Conselho da Representação Geral é constituído pelos membros da Representação Geral, Mestres que integram Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, Mestres que ocuparam o cargo de Mestre Geral Representante e membros permanentes do CONAGE. Entre as atribuições deste Conselho, está a de zelar pelo equilíbrio da União e pela preservação do ritual das Sessões para que os trabalhos obedeçam às normas religiosas do Centro.

MESTRE CENTRAL

Com o objetivo de zelar pela disciplina e supervisionar o funcionamento dos Núcleos e das Distribuições de Vegetal existentes em cada Região, o Mestre Central é eleito pelo Quadro de Mestre da respectiva Região após indicação de três nomes pelo Mestre Geral Representante.

O Mestre Central é um dos auxiliares do Mestre Geral Representante na condução dos trabalhos da União do Vegetal e integrante do Conselho de Administração Geral.

Atualmente, a UDV está organizada em 19 Regiões, sendo 17 de Brasil, uma nos Estados Unidos e outra na Europa.