UDV lança documentário sobre a música no tempo do Mestre Gabriel

| 19 Abril, 2020

Diro Oliveira*

Mestre Gabriel durante preparo de Vegetal, Porto Velho – RO – Foto: Francisco Herculano de Oliveira | Restauração e colorização: Tiago Hoisel.

O menino José Gabriel da Costa já cantarolava cantigas nas novenas com sua família no sertão da Bahia, e lançava versos no ar, amarrando frases ao vento, no ritmo das rimas que fazia. A música sempre o acompanhou, e já no seringal, no início dos trabalhos da União do Vegetal, na solidão da Floresta Amazônica, junto com sua fiel esposa e ainda com poucos filhos, tinha no canto dos pássaros a companhia da música da natureza, onde o som das águas parecia correr como notas numa constante harmonia. O vento nas copas das gigantes castanheiras regia aquela grande orquestra, ao leve bailar das folhas caindo, parecendo querer dançar ao som daquela encantadora canção.

Mas foi no cantar de suas chamadas, verdadeiros poemas, que o som de uma melodia musical chegou com um teor de espiritualidade mais profundo, de uma construção melódica capaz de tocar o mais íntimo sentimento de um coração em busca do encontro e do conforto da paz.

Inspirado no livro Cantiga de Viola, de autoria do Mestre Edson Lodi, o Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal produziu o documentário “A Música no Tempo do Mestre”. O filme aborda a origem do uso de músicas no Salão do Vegetal, a forma como o Mestre Gabriel as utilizava nas administrações das Sessões e de Preparos de Vegetal, e acontecimentos que marcaram a história da UDV tendo a música como um dos seus principais elementos.

Assista ao vídeo

Realizado em parceria com o Núcleo Vitória, da 4ª Região (Bahia e Sergipe), o documentário foi produzido para oferecer aos sócios da União do Vegetal mais um conteúdo de qualidade, neste momento em que as Sessões e atividades do Centro estão temporariamente suspensas.

Sem querer esgotar o assunto, e já sabendo que há um leque infinito de possibilidades para tratar deste mesmo tema, “A Música no Tempo do Mestre” é uma homenagem do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal a todos os artistas da UDV, estes poetas que com sua arte e talento já contribuíram, e continuam a contribuir, com tantas ações em prol da nossa instituição.

Prestamos também neste filme uma sincera homenagem ao Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, que teve uma importante participação para que a música começasse a ser utilizada no Salão do Vegetal. Com a missão de iniciar os trabalhos da UDV no Estado do Amazonas, Mestre Florêncio vivenciou momentos marcantes com o Mestre Gabriel, ensinando a arte do cativar e do ser cativado nas visitas que fazia à irmandade de Manaus. E nessa relação de amizade entre os dois, a música tornou-se, muitas vezes, a expressão do afeto que eles demonstravam um pelo outro.

Em meio àquela casinha de caboclo, a pequena vitrola Belair do Mestre Gabriel fez ecoar muito mais que o simples som das canções dos artistas que estavam naqueles discos. Tocou em nós gotas singelas de seu amor em mais uma das infinitas maneiras de ouvir o cantar deste nosso Mestre em nosso coração.

*Diro Oliveira é Vice-Diretor de Conteúdo do Departamento de Memória e Comunicação da UDV e integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Vitória (Vitória da Conquista-BA).

8 respostas
  1. Carla Fabiana Andriolo Feltrin
    Carla Fabiana Andriolo Feltrin says:

    Grata pelo video com as músicas da época do Mestre, assim eu pude conhecê-lo melhor e ter uma admiração ainda maior, e sentir o quanto ele era uma pessoa querida e amável.

    Responder
  2. Ana Lúcia Mendonça Fragassi
    Ana Lúcia Mendonça Fragassi says:

    A música tem asas que nos faz buscar na memória momentos preciosos, podendo assim, refletir para transformar.
    Parabéns, irmãos queridos, pela produção desse vídeo.

    Responder
  3. Flávia Ilíada Furtado Coelho de Oliveira
    Flávia Ilíada Furtado Coelho de Oliveira says:

    Parabéns, meus irmãos, a todos os envolvidos nessa produção!
    Excelente resultado e pesquisa. Gravando com um elemento especial, “o que temos para hoje” (em tempos de Pandemia e muita gente tendo que ficar recluso em suas casas), a equipe conseguiu criar um vídeo rico, alegre, bonito e que encheu o meu coração do calor da música do Tempo do Mestre… “s(c)ertão”
    Muito bom!
    Gratidão.

    Responder
  4. Valmir Aguiar
    Valmir Aguiar says:

    Muito bom este destaque pra música neste momento de tristeza pelo sofrimento da humanidade.
    Vem alegrar nossos corações e fortalecer nossa esperança em dias melhores!
    Que o Mestre continue amparando seus discípulos!
    Amém

    Responder
  5. Dilma de Jesus
    Dilma de Jesus says:

    Ainda bem que temos esse grande navio para que possamos atravessar essa tempestade em segurança. Que alegria eu sinto pela bondade de Deus!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *