Blog da UDV seleciona as matérias mais importantes de 2019

| 10 Janeiro, 2020

O Blog da UDV publicou 115 matérias em 2019 (número idêntico ao que foi publicado em 2018) e que foram visualizadas quase 485 mil vezes. Com esse conteúdo, a equipe do Blog buscou levar aos seus leitores um quadro das ações do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e também de assuntos relacionados ao uso no Chá Hoasca (Ayahuasca) no contexto religioso. Alguns textos publicados no ano passado foram traduzidos para as línguas inglesa e espanhola e foram postados nas versões que o Blog tem nesses dois idiomas.

Logo abaixo, selecionamos 27 matérias publicadas em 2019 e que fornecem um bom panorama da UDV em 2019:

JANEIRO

Amor e zelo no plantio de Mariri e Chacrona

Para efeito de concentração mental, os sócios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal bebem o Chá Hoasca (denominado também de Vegetal) em suas Sessões. Conhecido ainda como Ayahuasca, o Chá é preparado a partir de duas plantas amazônicas, o cipó Mariri (Banisteriopsis caapi) e as folhas da árvore Chacrona (Psychotria viridis), plantadas de forma sustentada e com amor e zelo, como ensinado pelo Mestre José Gabriel da Costa, criador da UDV.

Clique aqui e assista o vídeo leia o texto na íntegra.

FEVEREIRO

O Menino de Coração de Maria

O rico universo que povoa a infância do menino José Gabriel da Costa ativou o imaginário das crianças do Núcleo Santa Fé do Cariri, na Floresta Nacional do Araripe, onde o Ceará se encontra com o Pernambuco. Por intermédio da construção de uma maquete, os pequenos realizaram uma lúdica imersão na Fazenda Pedra Nova do início do século passado, em Coração de Maria, na Bahia, onde, no dia 10 de fevereiro de 1922, nasceu o Mestre Gabriel.

Clique aqui e assista o vídeo e leia o texto na íntegra.

MARÇO

Banco de Matrizes de Mariri e Chacrona: preservando um tesouro

Com o objetivo de desenvolver um programa de conservação genética do Mariri e da Chacrona, tendo em vista o risco representado pelo crescente desmatamento, foi idealizado o projeto Banco de Matrizes em Rede (BMR), aprovado pelo Conselho de Administração Geral (Conage) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em setembro de 2018. Esse importante projeto, há muito tempo sonhado, hoje se torna realidade com o início da implantação do primeiro ponto da Rede no Núcleo Jardim da Realeza, na Vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul (AC). O Núcleo foi escolhido com base em estudos técnicos, que apontaram o ambiente favorável de floresta preservada de propriedade da União do Vegetal e a ampla diversidade genética de Chacrona e Mariri na região.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

27 de março: uma imagem para recordar

Uma carta escrita de próprio punho anunciava seu regresso e um pedido que se tornaria um marco na União do Vegetal. José Gabriel da Costa escrevia de um quarto de hospital em Fortaleza-CE enquanto recuperava sua saúde física. Hospitalizado há alguns meses depois de sair de Porto Velho-RO, Mestre Gabriel usava cartas para se comunicar com os familiares, amigos e discípulos. Cartas estas que são verdadeiras relíquias de amor, registradas na escrita simples de um homem nobre.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

ABRIL

Por que a UDV decidiu implantar o sistema de agrofloresta?

Há alguns anos, o Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal percebeu que a forma de cultivo das nossas plantas sagradas necessitava de uma melhor qualidade e maior aproximação com o sistema originário delas na natureza: o sistema florestal.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Conselheira Isabel Bonduki, 97 anos, a sócia mais idosa da UDV

A Conselheira Isabel Miusago Bonduki (Núcleo Alto das Cordilheiras- Campinas-SP), 97 anos, é a sócia mais idosa do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Atualmente, ela vem participando  de Sessões do Vegetal eventualmente, devido à idade. No texto abaixo, sua filha, Conselheira Maria Alice Correa conta um pouco da história de sua mãe que conheceu o Vegetal em 1985.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

MAIO

Encontro da Associação Beneficente Casa da União reafirma valores ensinados pelo Mestre Gabriel

Motivados pelo sentimento de ”fazer o bem sem olhar a quem”, Coordenadores Regionais e Monitores do Departamento de Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal se reuniram no 2º Encontro da Associação Beneficente Casa da União. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de abril, no Núcleo Rei Hoasqueiro, em Brasília-DF. Além de promover a conscientização da importância da beneficência e sua relação com a espiritualidade, houve o alinhamento e o planejamento das atividades realizadas pela associação.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

UDV lança o site UDV-CIÊNCIA para ampliar diálogo com pesquisadores

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal lançou hoje o site UDV-CIÊNCIA, que inaugurará um diálogo mais direto e ágil com pesquisadores de todo o mundo, pertencentes ou não à UDV. O novo espaço é resultado do acúmulo de experiências ao longo de décadas e do bom diálogo do Centro com a comunidade de pesquisadores.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

JUNHO

III Conferência Internacional da Ayahuasca: UDV mostra seu zelo no plantio de Mariri e Chacrona

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal trabalha com zelo para promover o plantio de Mariri e Chacrona de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e de forma que garanta a preservação dessas plantas. Esta foi a mensagem central da palestra com o título “Meio Ambiente e Cultivo das Plantas Sagradas: A Experiência da UDV”, que o Mestre Geral Representante da UDV, Paulo Afonso Amato Condé, realizou em 1º de junho, no segundo dia da III Conferência Internacional da Ayahuasca, na cidade de Girona, Espanha.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

III Conferência Internacional da Ayahuasca: UDV aborda o uso legal do Chá Hoasca, a construção de uma nova ética e os exemplos de Mestre Gabriel

Mestre Tadeo Feijão destacou na sua apresentação que o Mariri e a Chacrona – e o Chá Hoasca preparado com essas plantas – são manifestações do Amor Divino e que essa dimensão precisa ser levada em conta quando se abordam os aspectos legais do seu uso. Por isso disse aos presentes que é triste quando o Chá Hoasca é objeto de mercantilização ou usado com fins recreativos. Deixou claro que a UDV não concorda com esta situação e que usa o chá apenas como sacramento religioso, respeitando outras duas condições estipuladas pela legislação brasileira e de outros países nos quais está presente: não comercialização do chá e não associação do seu uso com nenhuma droga ilícita. Acrescentou que a busca pela espiritualidade é “o mapa que fará a espiritualidade navegar até o amor”.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Os nove anos do Blog da UDV

O Blog da UDV está inteirando hoje nove anos de existência. Criado em 24 de junho de 2010, este espaço é integrante do Site da UDV, com o qual compõe um dos canais de comunicação externa do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Foi criado como um espaço dinâmico e interativo com o objetivo de divulgar ações e posicionamentos do Centro, e de ser uma referência confiável a respeito do uso do Chá Hoasca em contexto religioso (chá este também denominado Vegetal pela UDV e conhecido ainda como Ayahuasca).

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

JULHO

Hoasca, “buen vivir” e multiculturalismo

O tema “Ayahuasca, buen vivir e multiculturalismo”, apresentado em painel durante a III Conferência Internacional da Ayahuasca (Ayahuasca World Conference)**, realizada em Girona (Espanha), em junho deste ano, abordou a experiência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal na concretização dos princípios da liberdade religiosa, do bem viver e do diálogo intercultural que decorre da expansão desta sociedade religiosa. O tema do bem viver (buen vivir) está sendo internacionalmente debatido, em busca de alternativas para o enfrentamento da crise civilizacional enfrentada pela humanidade.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

No seu aniversário de 58 anos, UDV divulga novo vídeo institucional

Criada em 22 de julho de 1961 por José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel), nos seringais da Amazônia, na divisa do Brasil com a Bolívia, a União do Vegetal está inteirando hoje 58 anos. Para marcar essa data, o Blog e Site da UDV estão colocando no ar o novo vídeo institucional do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Clique aqui e assista o video e leia o texto na íntegra.

Lançamento do livro DMT: A Molécula do Espírito reúne 350 pessoas

Em 18 de julho passado, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e a Editora Pedra Nova lançaram, em São Paulo (SP), a edição em língua portuguesa do livro DMT: A Molécula do Espírito, do médico e pesquisador norte-americano Rick Strassman. O evento recebeu cerca de 350 pessoas que lotaram o Auditório do Conselho Regional de Química e assistiram a palestras de dois dos maiores pesquisadores brasileiros do Chá Hoasca, que tem em sua composição química a dimetiltriptamina (DMT).

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

AGOSTO

O Direito Penal e as minorias religiosas hoasqueiras na Espanha

No dia 5 de julho de 2019, durante o “I Congreso Internacional Derechos Humanos y Globalización: Justicia, Comunicación y Pensamiento”, em Sevilha (Espanha), foi proferida palestra tendo como tema “O Direito Penal e as minorias religiosas hoasqueiras na Espanha”. A apresentação examinou a interferência do Direito Penal sobre o culto religioso realizado pelas religiões hoasqueiras e sobre o direito de importar o Chá Hoasca (também conhecido como Ayahuasca) para a Espanha. Para tanto, analisaram-se criticamente os fundamentos da decisão judicial proferida em fevereiro de 2016 pelo Tribunal de Valência, num processo em que um sócio da União do Vegetal – Mestre Representante do Núcleo de Valência (à época, Distribuição Autorizada de Vegetal) – foi acusado da prática de crime contra a saúde pública ao entrar na Espanha com 20 litros de Vegetal (denominação que a União do Vegetal usa para Ayahuasca). Ao final, com base no princípio da inocência, o Mestre foi absolvido e o processo foi arquivado.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

A União do Vegetal na terra dos Yudjás

O pensamento de levar o Chá Hoasca aos povos indígenas esteve presente já no início das atividades do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), a partir do pedido feito pelo Mestre Geraldo Carvalho ao Mestre Gabriel. Mas, para isso, Mestre Gabriel afirmou que era preciso cativar as autoridades. Decorridos 58 anos desde sua criação, a UDV conta com mais de 20 mil associados e se faz presente em 11 países, tendo recebido ao longo desses anos indígenas de diversas etnias, como bakairis, bororos, tupinambás, entre outros.

Clique aqui e assista o vídeo e leia o texto na íntegra.

SETEMBRO

Os 100 anos de Jackson do Pandeiro

No acervo musical utilizado por Mestre Gabriel estão presentes alguns músicos nordestinos e, entre eles, estava Jackson do Pandeiro. Graças a sua versatilidade artística, é conhecido no meio artístico como o “Rei do Ritmo”. No dia 31 passado, teria feito 100 anos de idade se ainda estivesse vivo. Em reconhecimento às suas contribuições musicais à União do Vegetal e à música brasileira, fazemos esta simples homenagem:

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Mestre Pequenina, uma mulher de fibra

Quando cheguei na União do Vegetal, ainda na Sede Geral em Porto Velho, no início de 1980, eu e a minha esposa Léa nos aproximamos da Mestre Pequenina e sua família, pois ela era muito atenciosa com a gente. Passamos a visitá-la, ainda na casa onde morou com o Mestre Gabriel. Uma casa bem simples e uma família bem numerosa. Sempre sentimos ali um clima de paz e um amor fraterno. Além dos seus filhos, ela sempre acolheu seus netos e outras pessoas que moraram com ela por algum tempo. Sempre a vi trabalhando e lutando para criar seus filhos e auxiliar as pessoas que lá chegavam. Ficamos amigos e tivemos uma boa convivência em todos os anos que pudemos conviver com essa pessoa que sofreu, mas que consideramos uma vencedora, pois soube criar seus filhos, mesmo com a ausência do marido.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

OUTUBRO

Legalidade do uso sacramental do Chá Hoasca é tema na Universidade de Oxford

A legalidade do uso sacramental do Chá Hoasca foi um dos temas abordados durante o curso Direitos Humanos e Liberdade Religiosa: sistemas da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), realizado no dia 9 de julho de 2019, no Regent’s Park College da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Projeto “Boneca do Bem” promove beneficência em Portugal

A Associação Novo Encanto Portugal desenvolve, em conjunto com outras instituições portuguesas, o projeto “Boneca do Bem”, atividade que tem como objetivo promover trabalho de voluntariado e intervenção social, através da produção de bonecas de pano. A iniciativa gera uma prática integrativa de terapia ocupacional e também uma ação de beneficência com a doação de toda a produção para instituições de solidariedade social.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

UDV realiza atividade de agrofloresta com crianças do Ceará

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou, nos dia 28 e 29 de setembro, no Núcleo Flor Divina (Itaitinga-CE), uma atividade de plantio com crianças dos Núcleos da Região Metropolitana de Fortaleza. A ação foi promovida pelo Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA), em conjunto com a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens e a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

NOVEMBRO

UDV participa da 3ª Conferência Indígena da Ayahuasca

Em plena lua cheia de outubro de 2019, no amplo terreiro do Instituto Yorenka Tasorentsi, emoldurados por oito frondosas samaúmas, os povos indígenas do Alto Juruá – Ashaninka, Huni Kuin, Jaminawa, Jaminawa-arara, Kuntanawa, Nawa, Nokekoi, Nukini, Puyanawa, Shamenawa, Yawanawa e Shawãdawa – cantam à luz da Ayahuasca. Celebram com devoção e alegria os resultados da 3a Conferência Indígena da Ayahuasca, realizada entre os dias 10 e 13 de outubro, sob a coordenação do Instituto e da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ).

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

UDV reedita livro “Hoasca: fundamentos e objetivos”

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal está reeditando o livro “União do Vegetal: Hoasca; fundamentos e objetivos” após 30 anos de seu lançamento. Em 1989, o livro foi o primeiro documento oficial que a UDV levou à difusão pública, desde a sua criação, em 22 de julho de 1961. Na oportunidade, teve o propósito de prestar esclarecimentos à sociedade em geral, e às autoridades do país em particular, a respeito de sua constituição e funcionamento. Foi organizado por Ruy Fabiano (integrante do Quadro de Mestres da Sede Geral, Brasília-DF).

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

União do Vegetal não trata, mas equilibra pessoas, explica presidente da UDV em universidade

Ao participar da mesa-redonda “Possibilidades terapêuticas da Ayahuasca”, no dia 5 de novembro, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, o presidente da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Tadeo Feijão, alertou para a necessidade e a importância do uso do Chá Hoasca de forma responsável. O alerta foi feito durante o seminário “Ayahuasca: aspectos religiosos e terapêuticos”, realizado no auditório da Uece.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Marinês, a Rainha do Xaxado e a sua música na UDV

Inês Caetano de Oliveira, a nossa querida e saudosa Marinês, faria 84 anos em 16 de novembro deste ano. Nasceu em São Vicente Férrer (Pernambuco) e, muito cedo, mudou para Campina Grande (Paraíba). Foi a partir de lá que construiu sua carreira musical como cantora de forró, baião e xaxado e deixou seu legado do sertão nordestino para o mundo. Na União do Vegetal, sua música está presente desde o início e, ainda nos dias de hoje, ecoa em toda a UDV.

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

DEZEMBRO

Membros da UDV recebem prêmio na área ambiental

Dois integrantes da Direção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e sócios da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico foram premiados neste final de ano por suas atuações na área ambiental:

Clique aqui e leia o texto na íntegra.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *