Lançamento do livro DMT: A Molécula do Espírito reúne 350 pessoas

Obra do médico psiquiatra e pesquisador norte-americano Rick Strassman foi traduzida para a língua portuguesa e editada pela Editora Pedra Nova, da União do Vegetal.

| 26 julho, 2019

Vinícius Lima*

Lançamento do livro DMT, A Molécula do Espírito. Na foto (E/D): Dr. Rafael Guimarães, Tadeo Feijão e Dr. Luis Fernando | Foto: Michela Brígida.

Em 18 de julho passado, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e a Editora Pedra Nova lançaram, em São Paulo (SP), a edição em língua portuguesa do livro DMT: A Molécula do Espírito, do médico e pesquisador norte-americano Rick Strassman. O evento recebeu cerca de 350 pessoas que lotaram o Auditório do Conselho Regional de Química e assistiram a palestras de dois dos maiores pesquisadores brasileiros do Chá Hoasca, que tem em sua composição química a dimetiltriptamina (DMT).

De acordo com o Presidente da Diretoria Geral da UDV, Mestre Tadeo Feijão, o livro tem valor histórico, por descrever a única experiência em que foi injetada a DMT em humanos autorizada pelo governo dos Estados Unidos em 50 anos. Tornando-se, assim, uma referência para outras pesquisas e fundamentando, cientificamente, observações dos efeitos do chá.

“Atualmente, a UDV vem buscando ser um canal de divulgação de informações científicas a respeito da Hoasca. Nós sempre tivemos e é muito importante que a gente estreite os laços com a comunidade científica. O que eles conseguirem descobrir e informar ao público será em benefício de nós da comunidade hoasqueira”, disse o Presidente da Diretoria Geral da União do Vegetal durante o lançamento.

Mestre Tadeo Feijão esclareceu ainda que a edição do livro em língua portuguesa é a terceira de três atividades realizadas pela UDV para se aproximar ainda mais da comunidade científica. A primeira foi o lançamento do site UDV-CIÊNCIA, durante a participação da União do Vegetal na III Conferência Internacional da Ayahuasca, que aconteceu de 31 de maio a 2 de junho deste ano, em Girona (Espanha). A segunda atividade foi a ativa participação da UDV nessa conferência.

Clareza

Segundo a autor, que não pôde participar do lançamento da edição brasileira por estar cuidando da saúde, o livro chega em boa hora, promovendo a discussão, com clareza e sem preconceitos, de temas ainda controversos para a sociedade mundial.

“Agora um livro dedicado ao DMT está disponível no país mais responsável por difundir essa poção ao redor do mundo. Mais do que qualquer outro lugar, o Brasil é o país onde o maior número de pesquisas está acontecendo atualmente a respeito dos efeitos biológicos, terapêuticos e religiosos da Hoasca”, explicou Strassman em vídeo exibido durante o lançamento.

Público lotou o auditório demonstrando interesse pelo tema abordado na edição brasileira do livro | Foto: Michela Brígida

Palestras com pesquisadores reconhecidos

A programação do evento abriu com a palestra do Dr. Rafael Guimarães dos Santos, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP), que falou da “Psicofarmacologia do DMT, a Molécula do Espírito” e das “Pesquisas dos Efeitos Antidepressivos e Ansiolíticos da Ayahuasca”. O biólogo conta que a DMT está presente no corpo humano, em outros mamíferos e em plantas, mas os pesquisadores ainda não sabem os motivos.

“Nós também temos evidências, em estudos com pessoas voluntárias saudáveis e pacientes com depressão, de que com uma dose de Hoasca se produz um efeito antidepressivo. Isso não quer dizer que é um tratamento, nós não sabemos com mais doses, ou a longo prazo, o que isso significa. Mas há indícios de que em seres humanos o chá reduz os sintomas da depressão”, afirma Santos.

Na sequência, em sua palestra o Dr. Luís Fernando Tófoli, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explanou sobre “Pesquisas da Ayahuasca no Tratamento da Dependência a Drogas” e “Ayahuasca e Saúde Mental”. Segundo o médico psiquiatra, existem evidências na literatura científica de que pessoas que bebem o chá param de fazer o uso abusivo de drogas.

“Ainda não é muito claro. Mas a gente busca, do ponto do vista da ciência, uma comprovação mais consubstancial de que o chá pode ser uma forma de tratamento à dependência de drogas”, disse Tófoli, que também pesquisa a relação de Hoasca com a saúde mental.

“Os estudos que investigaram pessoas com depressão apresentaram efeito positivo. A gente sabe que o chá contribui com a saúde mental. Agora é importante dizer que ele não é recomendado para pessoas diagnosticadas com esquizofrenia e psicose, por exemplo”, complementa o pesquisador da Unicamp.

Para Mestre Tadeo Feijão, que mediou a mesa, os dois pesquisadores são duas autoridades no Brasil e no mundo na pesquisa com a Hoasca. No entanto, ressalta: “Os estudos a que eles vêm se dedicando há muito tempo não necessariamente estão alinhados com o pensamento da UDV. Mas com o pensamento científico e com a nossa busca de ter um melhor relacionamento com a comunidade científica”, conclui.

Sucesso de vendas no lançamento, a edição brasileira do livro DMT: A Molécula do Espírito encontra-se também disponível para compra no site Nossa Loja. Acesse: nossaloja.udv.com.br.

Leia mais: “A revolucionária pesquisa de um médico na biologia da quase-morte e das experiências místicas” artigo sobre o livro DMT, A Molécula do Espírito de autoria de Joaze Bernardino-Costa, coordenador da UDV-CIÊNCIA.

*Vinícius Lima é integrante do Quadro de Sócios do Núcleo São João Batista (Mairiporã-SP).

2 respostas
  1. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Este livro, traduzido significativamente por um selo da UDV, foi lançado em 2001 por Rick Strassman nos EUA, mostrando como o conhecimento leva seu tempo para circular. E como tudo acontece na hora certa. Tudo tem seu significado próprio. Sinais de um novo tempo.

    Responder
  2. Heloísa Marinho Cunha
    Heloísa Marinho Cunha says:

    Meu coração transborda de Alegria ao ler o relato desse dia especial. Na maioria das vezes, o pré-conceito é decorrente justamente da falta de conhecimento, de clareza sobre determinado assunto. Vejo q o estreitamento com a comunidade científica – não só da área da saúde – é fundamental, para que a profecia do Mestre Gabriel de que “A União do Vegetal vai circular o mundo” seja cada dia mais concretizada. Concordo com as sábias palavras de Cristina da Luz: “Tudo acontece na hora certa. Tudo tem seu significado próprio. Sinais de um Novo Tempo”. Assim Seja!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *