Orientação Espiritual

Gerações diferentes compartilham experiências e saberes durante atividade da Orientação Espiritual (Brasília -DF, 2015). Foto: DMC/Sede Geral.

orientacao-espiritual

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal dedica atenção especial à educação religiosa de crianças e jovens. Mantém uma iniciativa denominada Orientação Espiritual com Crianças e Jovens (acesse o site), destinado aos filhos dos sócios do Centro, que tem como objetivo transmitir a essência da doutrina da União do Vegetal. Dessa maneira, esses jovens chegam aos 18 anos, idade mínima para associação, mais preparados para seguirem seus caminhos como associados – se assim o quiserem. É necessário ter no mínimo 18 anos para se associar a UDV.

As atividades com as crianças e jovens desenvolvidas pela iniciativa não tem o propósito de seguir um modelo escolar, no qual ficam com educadores, mas sim criar oportunidades para que os  próprios pais possam desenvolver os conteúdos religiosos com seus filhos, estendendo-os até suas casas.

Cerca de 800 sócios em todo o Brasil, Estados Unidos e Espanha integram o trabalho que conta com expressiva participação de crianças e jovens.

MESTRE GABRIEL – DEVOÇÃO DESDE A INFÂNCIA

Os hábitos religiosos da família formada por seu Manoel e Dona Prima (pais do Mestre Gabriel) contribuíram para que conduzissem suas vidas cultivando os valores elevados do trabalho honesto, do zelo pela família e da reverência à Deus. Depoimentos de seus familiares mostram que essa  devoção religiosa fez parte da vida de Mestre Gabriel desde a infância. Ele participava das missas e festas católicas e, com sua tia Rosa, puxava o Bendito de São Cosmo e São Damião.

Já na União do Vegetal, Mestre Gabriel fez algumas sessões no dia de Cosmo e Damião (27 de setembro). Ele também atendia crianças e jovens nas sessões de Vegetal e ensinou algumas das orações que aprendeu na infância. Esse exemplo inspirou a criação da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens.

CULTIVANDO BONS VALORES

Mestre Gabriel foi um pai de família honrado. Por sua prática, ensinou o valor do trabalho, da verdade e da constância nos deveres. Com Pequenina, sua esposa, educou os filhos de perto, com alegria, amor e autoridade.

A Orientação Espiritual com Crianças e Jovens segue o exemplo do seu Guia, construindo uma corrente de elos profundos, onde pais e mães se unem plantando e cultivando bons valores. Temos consciência que as atitudes dos pais são sementes do bem plantadas profundamente no coração dos filhos e a nossa Missão maior é desenvolver neles as virtudes morais e intelectuais, em sintonia com o trabalho maior proposto pelo Centro: a Evolução Espiritual.

A OE com crianças e jovens na União do Vegetal, sob o comando do Departamento de Instrução e Doutrinação Espiritual,  se une aos outros departamentos do Centro, proporcionando às crianças vivências de valorização de hábitos saudáveis, práticas ecológicas de cuidado à natureza, cooperação social ativa em busca de uma Sociedade Humana mais igualitária e fraterna, alicerçados nos ensinos de amor a Deus e ao próximo.