Os 90 anos de Mestre Adamir

Brenda Mourão* e Equipe do Blog

Conselheira Conceição e Mestre Adamir, Lisboa – Portugal | Arquivo familiar.

Nesta data, há 90 anos, em Ubajara (CE), nascia, em uma amorosa família, o menino Francisco Adamir de Lima, que já na fase adulta se encontraria com sua grande missão espiritual: conhecer o Mestre Gabriel e se tornar um dos sócios fundadores do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Mestre Adamir recebeu a Estrela das mãos do Mestre Gabriel, a quem tinha por grande amigo. Da mesma forma, recebeu dele toda atenção e consideração possíveis, a ponto de ele mencionar que “no seu Adamir não se bate nem com uma flor”.

De fato, o bom tratamento e a maneira cortês de se relacionar com todos – crianças, jovens e adultos – eram marcas da personalidade de Mestre Adamir, entre tantas qualidades demonstradas por este nobre senhor, que constituiu, junto com a Conselheira Maria da Conceição Ferreira Lima, uma bela família, formada pelos filhos Alkimir, Solidei, Nociley, Adamira e Natália.

A trajetória e o trabalho do Mestre Adamir é tema do livro “Mestre Adamir, um pacificador”, que compõe a série Biografia dos Mestres da Origem, escrito pelo pesquisador Antônio de Pádua Paiva Vasconcellos, disponível no site da Nossa Loja.

Ao Mestre Adamir, que fez a passagem no ano de 2001, fica a nossa lembrança, gratidão e reconhecimento pelo trabalho realizado e por tantos ensinamentos que nos legou.

Núcleo Mestre Adamir: 20 anos de um jardim de Amor

Irmandade do Núcleo Mestre Adamir | Foto: DMC/N. M. Adamir.

Uma das homenagens recebidas pelo Mestre Adamir é o Núcleo que leva seu nome, localizado em Teresina (PI) e inaugurado no dia 31 de julho de 2002, exatamente na data de seu aniversário. Essa cidade calorosa, na temperatura e no afeto, era um local a que o Mestre Adamir gostava de ir e se sentia bem. Naquele período, o desmembramento aconteceu por intermédio do Núcleo Mestre Sidom, em Sobral (CE). Eram poucas pessoas, mas com uma grande vontade de trazer a União do Vegetal para o Piauí.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo M. Adamir

A primeira Sessão de Vegetal em Teresina foi realizada no dia 13 de janeiro de 1996, com 19 pessoas, dirigida pelo M. Xavier Sobreira, responsável pela então Distribuição Autorizada de Vegetal em Sobral. Assim, oito Sessões são realizadas em residências particulares, até a compra do terreno próprio, num lugar denominado “Canto do Bem-Te-Vi”, em Timon (MA), vizinho a Teresina.

O grupo que segue nesse período é composto por: Antônio de Pádua e Lorena, Luiz Bonfim e Marília, Duarte e Ruth, Messias, Lúcia Sobreira, Assis Arruda e Marcos Marques. A primeira Sessão no “Canto do Bem-Te-Vi”, realizada em 7 de setembro de 1998, entrou para a história: dirigida pelo saudoso Mestre Florêncio e contando com a presença dos Mestres Herculano, Pádua Campos (Mestre Central da 11ª Região na época), Xavier Sobreira, Wilson, Eudes e Vicente Giffoni, com um total de 45 pessoas.

A irmandade de Teresina ganhou o presente de ter o Mestre Adamir como Mestre Central da 11ª Região. Nesse período, ele dirigiu duas Sessões no local: a primeira, no dia 1º de novembro de 2000, quando liberou a realização de duas Sessões por mês, no 2º e 4º sábados, com o uso do uniforme, da mesa, do arco e da leitura dos documentos; e a segunda, uma Sessão Extra, na véspera do Dia das Mães, em 2001.

Um novo terreno foi adquirido, pelo casal Luiz Bonfim e Marília, denominado Chácara da Paz, sendo 1 hectare doado para a UDV. Ali estão construídos o Templo e as demais instalações do Núcleo. Antes das edificações, Mestre Adamir visitou o local, orientou a onde construir o Templo, delimitando seu posicionamento, aconselhou o plantio de mulateiros para ter uma irmandade sempre jovem e plantou, ele mesmo, um pé de Apuí, um pé de Mariri e uma muda de Chacrona.

Assim, o Núcleo Mestre Adamir (na época, Pré-Núcleo) foi inaugurado em 31 de julho de 2002, com 40 sócios fundadores, em Sessão dirigida pelo Mestre Monteiro. Também presente nesse momento, o Mestre José Luiz, na época Mestre Geral Representante, entregou a camisa de Mestre Representante ao Mestre Antônio de Pádua.

O Núcleo Mestre Adamir já teve dois desmembramentos: o Núcleo Sereno do Mar, em São Luís (MA) e o Núcleo Amor Filial, em Teresina; atualmente, supervisiona uma Distribuição de Vegetal, em Caxias (MA).

Vinte anos se passaram e a história continua sendo escrita, com a certeza de essa irmandade sempre contar com a luz do Mestre Gabriel em todos os momentos e de que ainda há muitas conquistas e desenvolvimentos a acontecer.

*Brenda Mourão é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Adamir.

7 respostas
  1. Francisca Elzenita Alexandre
    Francisca Elzenita Alexandre says:

    Vida longa e próspera para toda a Irmandade deste núcleo!! Que seu trabalho mantenha sempre viva a memória do Mestre Assumir, um portador da paz.

    Responder
  2. Fernando Cavalcanti
    Fernando Cavalcanti says:

    Parabéns! Saúde e prosperidade a toda a irmandade da União no Piauí, estado onde tenho raízes. Ainda quero, um dia, conhecer o Núcleo Mestre Adamir!

    Responder
  3. Eric
    Eric says:

    Minhas raízes na UDV são no N.M. Adamir, tenho momentos marcantes e boas lembranças. Hoje estou no Acre, local onde o M. Adamir tbm é muito querido.
    #tônafoto

    Responder
  4. Aurivaldo Júnior
    Aurivaldo Júnior says:

    Núcleo que leva o nome de uma pessoa bem importante na União, pois foi o que pôde, quando o Mestre precisou ir pra Fortaleza, arcar com os custos da viagem. Um exemplo de amor ao Mestre e uma pessoa que respeito e admiro! Parabéns aos irmãos do Núcleo m. Adamir, que esse Núcleo possa continuar prosperando!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *