Encontro capacita dirigentes e pais para orientação espiritual de crianças e jovens na UDV

| 3 Agosto, 2022

Flavio Gut*

Foto: DMC/Núcleo Divino Manto.

O Encontro da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens da 3ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, realizado em 21 de maio no Núcleo Divino Manto, em Itapecerica da Serra (SP), teve como foco principal a capacitação dos dirigentes do Centro e todos que auxiliam no trabalho de cativar os jovens para que se sintam cada vez mais pertencentes à UDV, se interessando em conhecer o Mestre Gabriel, sua prática de vida, seus exemplos e também seus ensinamentos.

A Orientação Espiritual com Crianças e Jovens (OE) é uma frente voluntária que tem os objetivos de auxiliar os Mestres Representantes no trabalho de fortalecer os laços familiares e de semear o amor a Deus e os valores espirituais no coração de crianças e jovens da União do Vegetal.

O Encontro da 3ª. Região também teve o objetivo de conscientizar os dirigentes do Centro quanto ao trabalho preventivo e de atendimento a situações emergenciais que estão ligadas às circunstâncias do mundo atual, onde existem muitas influências negativas rondando as famílias e uma inversão de valores, que, como ressaltou o responsável geral pela OE, Mestre Almir Nahas, infelizmente estão muito disseminadas na sociedade e no mundo.

“Não podemos generalizar, mas esses ambientes externos à família estão pontuados com coisas que não são de Deus, para falar de uma maneira mais direta e objetiva”, disse Nahas.

Para o responsável pela OE, os dirigentes do Centro têm uma tarefa adicional e cada vez mais importante, de estarem bem conscientes dos riscos e ameaças que existem.

“Esses riscos e ameaçam colocam a necessidade de estarmos atualizados, bem informados e atentos às situações de cada jovem, de cada criança e de cada família. Os pais precisam ser claramente orientados sobre os valores que devemos cultivar, sobre questões que geram medo, que geram aflição, e que muitos pais ainda não estão preparados para enfrentar”.

Equilíbrio e Orientação

A base do trabalho da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens, segundo o Mestre Central da 3ª Região, Paulo Julio Bianchin, é fazer com que os jovens, onde quer que eles estejam, tenham a União do Vegetal como um lugar de equilíbrio, de orientação, onde são ensinados valores espirituais e onde existam amigos que eles possam contar.

A promoção de atividades com crianças e jovens, a realização de encontros e Sessões com a presença deles são oportunidades de estarem juntos e fortalecerem as amizades. As amizades também são um grande incentivo desses jovens chegarem mais perto e se sentirem em casa.

Para que isso aconteça é também muito importante o trabalho dos pais.

“Então, faz parte desse trabalho da Orientação Espiritual a orientação aos pais, fortalecendo a autoridade deles perante os filhos, reforçando a eles também esses valores espirituais, os princípios divinos, tornando-os mais conscientes desse trabalho para que eles também possam dar as mãos à equipe da Orientação Espiritual e trabalharmos juntos, dentro de uma mesma sintonia, de uma mesma linha”, explica Bianchin.

Onde estiver o seu tesouro

Mestre Maurício Corso, responsável pela OE na 3ª Região, disse que todos os 15 núcleos da região trouxeram contribuições importantes, experiências e vivências e que foi possível reunir membros do Conace (Conselho de Administração Central), equipes da OE dos Núcleos da 3ª Região, dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Orientação Espiritual com Crianças e Jovens no presente triênio.

“Com o tema Onde estiver o seu tesouro, está também o seu coração, conseguimos pleno êxito no objetivo de integrar o trabalho que os Núcleos já vêm realizando, esclarecendo dúvidas e ampliando o nosso conhecimento, além de abrir espaço para que cada participante pudesse se sentir parte integrante desse tesouro que é a União do Vegetal, disse Corso.

Conhecer para se defender

O Encontro abordou, entre outros assuntos, o desenvolvimento da sexualidade saudável e também algumas preocupações com influências de costumes da sociedade atual que chegam através das mídias, das convivências das crianças e jovens com outras famílias nas escolas e grupos sociais.

Em um dos painéis apresentados, a Conselheira Júlia Casulari Motta (Núcleo Alto das Cordilheiras – Campinas-SP), que trabalha com a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens desde a década de 90, apresentou os cuidados que os pais devem ter com a educação sexual dos filhos, o permanente acompanhamento e o que é preciso para valorizar e respeitar cada vez mais a vida.

“A comunidade caianinha é parte dessa sociedade e é conhecendo essa realidade e aprendendo a lidar com ela é que saberemos nos defender e educar nossos filhos e netos para o bem viver. Como disse Mestre Gabriel: ‘Só estamos defendidos daquilo que conhecemos profundamente’”, lembrou Júlia Motta.

O Mestre Assistente Central da 3ª Região, Sérgio Ganelie, mostrou depoimentos históricos e exemplos que estão registrados por Mestre Pequenina (esposa do Mestre Gabriel), Mestre Jair, Conselheira Jandira, Mestre Carmiro (filhos de Mestre Gabriel), além dos primeiros irmãos que conviveram com o Mestre Gabriel.

“Nestes tempos que estamos vivendo, em diversos aspectos precisamos ampliar nossa atenção e cuidado, um deles é com as nossas crianças e jovens. Graças a Deus estamos com a possibilidade de ter uma visão mais espiritualizada da vida e com que aprendemos dos ensinos do Mestre Gabriel podemos praticá-los e transmitir aos nossos filhos com amor e firmeza”, disse Sérgio Ganelie.

José Luiz Cristovão, Mestre Representante do Núcleo Rei Divino, falou das recomendações do Mestre Gabriel a respeito dos valores mais importantes do ser humano, exemplos do Mestre Gabriel e sua família e trabalhou a sexualidade como manifestação da vida. O que os pais podem e devem transmitir aos jovens.

“É uma alegria podermos nos reunir para pensar e acharmos juntos soluções para os desafios que esta sublime missão de sermos pais nos exige”, afirmou Cristóvão.

*Flavio Gut é Diretor de Comunicação da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Grande Ventura (Jarinu-SP).

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *