Mestre Florêncio, 90 anos

| 14 Abril, 2022

Florêncio Siqueira de Carvalho, o Mestre Florêncio, faria hoje 90 anos. Nascido na cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, conheceu Mestre Gabriel ainda nos seringais da Amazônia e depois o reencontrou em Porto Velho (RO), nos anos de 1960, quando iniciou sua caminhada na União do Vegetal. Mestre Florêncio fez a passagem em junho da 2012.

Conhecido incialmente por Mestre Cruzeiro, Mestre Florêncio trabalhou de maneira incansável ao lado de Mestre Gabriel na estruturação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Fundou o primeiro Núcleo da UDV, o Núcleo de Manaus (AM), hoje Núcleo Caupuri. Sempre com um sorriso maroto e um olhar de menino, foi em exemplo de responsabilidade e dedicação aos trabalhos da União do Vegetal.

Para marcar a data de hoje, o Blog da UDV republica alguns textos que contam a história de vida e a importante trajetória deste senhor na União do Vegetal.

12 respostas
  1. Karla Soares de Carvalho
    Karla Soares de Carvalho says:

    Hoje é um dia muito especial pra mim e sei que para muitos que tiveram o merecimento de conhecer esse Senhor M. Florêncio Siqueira de Carvalho, faria 90 Anos, um homem simples mas de uma bondade de coração nobre, uma voz que vinha do seu coração ,onde o Mestre Gabriel dizia que encantava, onde foi e será sempre o amigo do Mestre Gabriel, a quem em vida e onde ele estiver tem amor, respeito e gratidão , um zelador dessa Sagrada Obra União do Vegetal, um dos pilares e responsáveis por sua expansão, com simplicidade e Amor chegou em todos os cargos e lugares da União, e fez o melhor que pode pra seguir o exemplo do Mestre , como todos que tiveram o merecimento de estar na presença Dele, na Presença do momento em que a Luz se fazia presente “fisicamente falando” na Terra e ainda hoje e nos tempos vindouros ainda recebemos e receberemos seus benefícios.
    Um amigo de todos, a sua alegria de viver não era tão menos bonita do que o zelo que tinha por sua palavra, Amigo de todos, que corrigia o que era preciso mas com Amor no coração dava a mão pra que o próximo também levantasse e seguisse em frente, salvou vidas com o seu compromisso com Seu Mestre e Sua Obra com Amor. Mestre pelos encantos, hoje o dia da alegria, onde nasceu o Sabiá, um homem raro.
    Onde estiver a minha gratidão como discípulo, mas principalmente como filha pois era assim que me fazia sentir, amo o senhor.

    Responder
    • Carlos Otávio de Oliveira Estrela
      Carlos Otávio de Oliveira Estrela says:

      Bom dia. Sou de Belém do Pará, e tive a oportunidade de conhecer um pouco o seu pai em umas duas Sessões na UDV, Núcleo se não estou enganado, se chama Canaã, em uma rua chamada Pedreirinha, só não me lembro o ano, mas foi na década de 90, então, encantei-me com sua simpatia, simplicidade na conduta das sessões…

      Responder
  2. JOAQUIM JOSE DE QUEIROZ
    JOAQUIM JOSE DE QUEIROZ says:

    Existem homens que são imprescindíveis para a construção de uma obra, Mestre Florêncio era um desses homens que pela seu exemplo de vida, tornou-se um hoasqueiro sem fim, unindo-se ao seu Mestre e Guia Espiritual. Seu legado de ensinos, alegria e amizade sincera semeou sementes por todo Brasil e em toda União. Que felicidade ter sido seu amigo e discípulo. Que alegria sentimos pela bondade de Deus que nos coloca no mesmo caminhar de homens cuja missão é servir a Deus, cuja riqueza espiritual é visível aos que tem o direito de ver. Que a nossa União possa realmente ser tornar um marco de desenvolvimento pra Humanidade, nesse sentido o nosso Mestre Gabriel já fertilizou o solo e espalhou suas sementes, vamos cuidar do jardim e dos jardineiros fieis. Salve Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, um cruzeiro no céu pelas tantas estrelas que ajudou e ensinou a brilhar.

    Responder
  3. Odilia Portugal
    Odilia Portugal says:

    Tenho um reconhecimento e gratidão por ele ter me autorizado a beber o vegetal pela primeira vez. E também por dar 5 litros de Vegetal ao M Henrique para que ele iniciasse a distribuição no Rio de Janeiro. Um talento pra fazer chamadas e trazer os encantos na Sessão. Deixou saudades.

    Responder
  4. Aurenita Marques Torreão
    Aurenita Marques Torreão says:

    Mestre Florêncio, um tio muito querido. Bebi vegetal dado por ele. Um Mestre muito Alegre, Brincalhão, Sorridente. Cativou tantas pessoas com seu jeito simples de ensinar!!!

    Responder
  5. Clayton de Jesus Sacramento Gomes
    Clayton de Jesus Sacramento Gomes says:

    Dentro de mim, um profundo reconhecimento ao Nobre Senhor da Realeza da UDV.
    Dentre às pessoas que pouco conviveram, mas que nesse pouco, tive essa grande honra de chegar quando ele era o Mestre Central da 2° Região que a pouco tinha sido criada.
    Alguns momentos especiais no plantio também.
    Minha reverência à família e aos amigos dele.

    Responder
  6. Sandete Ferrão
    Sandete Ferrão says:

    Um dia numa sessão dirigida pelo M.Florencio no Núcleo Mãe Gloriosa, ele dirigiu umas palavras que tocou profundamente o coração de minha mãe que na época estava com 85 anos.
    Ela levantou em plena sessão e disse: este homem está certo, ele sabe o que diz. É todas as vezes que ela sabia que ele ia dirigir uma sessão, fazia questão de ir.
    Dentre outras boas lembranças, esta é a que mais me emociona.

    Viva o M. Florencio, um homem certo.

    Responder
  7. Márcio Alexandre Cordeiro de melo
    Márcio Alexandre Cordeiro de melo says:

    Um homem que bebeu os encantos da floresta e tornou-se conhecedor dos segredos da Amazônia. Encantava com sua voz harmoniosa e seus sorrisos ainda hoje ecoam em meu coração!

    Feliz poder ter conhecido esse senhor!

    Responder
  8. Luiz Carlos Ferro
    Luiz Carlos Ferro says:

    O Mestre Florêncio não tinha beatice, era uma pessoa muito divertida e conversava com todos igualmente. Até pra fazer o Ponto da Meia Noite, a musicalidade da sua voz encantava.

    Responder
  9. Silvio Mendonça Gomes
    Silvio Mendonça Gomes says:

    Boas lembranças e sempre agradecido pela maneira amiga e carinhosa que me recebeu na UDV no Núcleo Caupuri. Muito aprendizado e responsabilidade no que ensinava, fiel a doutrina.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *