Mestre Florêncio: sorriso travesso, olhar de menino

Edison Saraiva Neves*

| 14 abril 2018

Mestre Florêncio, em 1993 – Campinas (SP) | Foto: Luiz Trazzi (DMC/Núcleo Convite aos Encantos)

Florêncio Siqueira de Carvalho (que hoje inteiraria 86 anos de idade) misturava no nome e na vida singular muitas flores, um Si em muitos e um querer de arvore frondosa, amparo de numerosos amigos. Misteriosamente, tinha um tanto disso tudo aquele amigo meu e de tantos. Comecei a conhecê-lo em 1974, dezembro, Sede Geral, Porto Velho, Rondônia. Não o tinha reparado no barracão de madeira onde hoje está a Casa de Preparo do Núcleo Mestre Gabriel. Também quase não conseguia sustentar a cabeça. Burracheira em ondas e um eu, o meu, à deriva.

Foi aí que ouvi pela primeira vez o Sabiá cantar. Era a chamada da Barquinha que me colheu e deslocou-me para um bem além dali. Era o Mestre Florêncio chamando e eu seguindo. Desse primeiro seguiram-se muitos encontros.

Era encontrá-lo e conversávamos até o nascer do dia. Fonte de anedotas, de causos, de ditos, era a espontaneidade que se fez carne e habitou entre nós. Homem de vida rica, superou as maiores dificuldades que um ser humano pode enfrentar. Foi escravo em seringal. Viveu com índios, enfrentou onça, morou só ele e Deus por meses em um tapiri no meio da mata.

Tuxaua sem limite para o corte, caboclo com espírito de cientista, Carvalho, como lhe chamava Sueli, a cabocla amada, viveu muitas vidas em uma. Quando foi, com 80 anos, deixou conosco a risada expressiva, o sorriso travesso, o olhar de menino, muita saudade e o exemplo de um bondoso Coração. Florêncio conduzia no peito o Sertão.

Até um dia, Sabiá!


*Edison Saraiva Neves é Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. 

Mestre Edison Saraiva Neves dedica a Mestre Florêncio a música Incelença para um Poeta Morto, interpretada por Elomar Figueira Mello. Clique aqui para acessá-la.

8 respostas
  1. Leonardo Pauperio
    Leonardo Pauperio says:

    Bonita homanagem! A história de vida do Mestre Florêncio é inspiradora. Que o seu trabalho pela União do Vegetal e o seu legado sejam sempre lembrados.

    Responder
  2. Odilia Portugal
    Odilia Portugal says:

    Mestre Florêncio pra mim é inesquecível. Foi a primeira pessoa da UDV de quem ouvi falar; “é uma pessoa linda, de coração e sabedoria”.
    Ele era o Mestre Representante do Núcleo Caupuri, quando cheguei em Manaus, em 1976 e abriu as portas da UDV me autorizando a beber o Vegetal pela primeira vez.
    Muitas idas a Manaus, preparos no Lago do Arara, tantas sessões, tantos ensinos, me auxiliaram e me encantaram.
    Hoje temos os Núcleos na quinta região, graças aos primeiros litros de Vegetal que ele deu ao M. Henrique Boechat para trazer para o Rio de Janeiro.
    Inesquecível e insubstituível.

    Odilia Portugal
    Corpo do Conselho – Núcleo Agulha de Marear
    RJ

    Responder
  3. Silvio Mendonça Gomes
    Silvio Mendonça Gomes says:

    Mestre Florêncio foi uma das pessoas que receberam bem, quando cheguei no Núcleo Caupuri no início de 1979.Foi sempre um bom amigo Mestre.

    Responder
    • Francinete Giffoni
      Francinete Giffoni says:

      Mestre Florêncio, um amigo de sempre, compadre por que ele teve uma participação significativa pra o nascimento de meu primeiro filho: ele indicou o jatobá pra tomar e eu disse que se conseguisse ficar grávida tomando jatobá, um filho nascendo ele seria o padrinho. E foi um padrinho de verdade. Sempre presente na vida de meu filho. Resolvia tudo que eu solicitava em termos de conselhos, orientações e DOUTRINA!. Mestre Florêncio, C.Suely, todos os filhos. São amigos até hoje. Ele nos recebeu em sua casa diversas vezes. Sempre sorrindo, comendo peixe e banana junto com a gente. E, nas sessões e preparos ele trazia uma força Boa da Natureza em Flor!!! Saudade que faz chorar quando escuto sua voz na burracheira, sempre tão próximo, tão presente. Gratidão.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *