101 anos do nascimento do Mestre Pernambuco

| 6 Fevereiro, 2024

E/D: Cosma, Conselheira Guiomar e Mestre Pernambuco (Porto Velho-RO, 1979) | Foto: Yuugi Makiuchi.

Manoel Severino Felix, o Mestre Pernambuco, nasceu em Limoeiro (PE) e migrou para a Amazônia em busca de dias melhores. Foi soldado da borracha no Seringal Guarapari (na divisa do Estado do Acre com a Bolívia), onde conheceu José Gabriel da Costa no terreiro do Chico Paulino. Pernambuco foi um dos primeiros discípulos de Mestre Gabriel. Participou de momentos importantes da União do Vegetal, tanto nos seringais quanto em Porto Velho (RO). É autor de chamadas e auxiliou na expansão do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. 

Casou-se com Maria Guiomar Pereira da Cunha, a Conselheira Guiomar, a quem carinhosamente chamava “Diomar” – pessoa querida pela família de Mestre Gabriel e de Mestre Pequenina (companheira do Mestre Gabriel). 

Para celebrar os 101 anos de nascimento do Mestre Pernambuco, o Blog da UDV republica, a seguir, três textos que nos apresentam um pouco mais desse Mestre da Origem que também ficou conhecido pelo título de “Mestre Mourão”, sendo um dos que tanto contribuiu para o engrandecimento da União do Vegetal.

Mestre Mourão na União do Vegetal
Por Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho

Mestre Pernambuco dizia que Mestre Gabriel deu a ele o título de “Mestre Mourão”, que quer dizer: “Posso ser balançado, mas não arrancado”.

Mestre Pernambuco, na década de 1940, saiu do Nordeste, onde nasceu, na cidade de Limoeiro-PE, em direção ao Norte até chegar a Porto Velho. Trabalhou lá por quatro anos. Mais tarde foi para o Seringal Guarapari trabalhar como “soldado da borracha”. Nesse período, encontrou Mestre Gabriel dentro do terreiro de umbanda. Iniciou sua amizade com o Mestre, participando da Confirmação e de toda a sequência dos trabalhos da UDV até o dia do seu desencarnamento.

Mestre Pernambuco teve por companheira a Conselheira Guiomar, uma pessoa simples, humilde, de coração muito bom, com uma história de vida sofrida, de luta e perseverança. Na época em que viveu nos seringais, foi esposa de Chico Lourenço. Quando se mudou para Porto Velho, conviveu com Mestre Gabriel e sua família. Um dia Mestre Gabriel disse: “Pequenina, nós vamos fazer o casamento da Guiomar com o Pernambuco”. E assim aconteceu.

>> Clique aqui e leia o texto de autoria do M. Clovis na íntegra.

Mestre Pernambuco: o valor de um título
Por João Bosco de Queiroz

Ao receber o título de Mestre entregue pelo Mestre Gabriel, Manoel Severino Felix (Mestre Pernambuco) não poderia imaginar naquela época o valor e o peso que aquela responsabilidade traria para sua vida, ainda mais vindo com o título de Mestre “Mourão”, aquele que pode ser balançado, mas não arrancado da União, nas palavras do Mestre Gabriel ao entregar-lhe a estrela. Estas palavras, juntamente com o título de Mestre Mourão, iriam ocasionar algumas provas ao longo de toda a sua vida, pelos testes que as pessoas faziam por não acreditarem nelas ou por duvidarem destas palavras, mas ao mesmo tempo o fariam encontrar uma força interior que jamais pensava possuir e uma resistência para suportar e superar os sofrimentos, obstáculos, testes, agruras e dificuldades da vida, tornando-o cada vez mais forte, resistente e mais firme ao longo de toda a sua existência.

Mourão é um esteio ou um tronco muito grosso e forte, que serve para amarrar o gado ou construir uma cerca, e geralmente para se fazer um mourão usa-se madeira da melhor qualidade, resistente e que tenha uma boa durabilidade, para que não venha a ceder com facilidade ou ser arrancada, pois servirá para dar sustentação às cercas.

Assim também era o Mestre Pernambuco. Um homem forte, resistente e de fibra. Um homem íntegro. Um Mestre Mourão. Incompreendido por muitos, ignorado por outros, esquecido por poucos, mas amado e auxiliado por aqueles que conheciam o seu jeito de ser. Com sua maneira simples de viver, serviu de sustentação e apoio para muitas pessoas, que se cercaram de suas palavras e seu exemplo para seguir neste caminho espiritual.

>> Clique aqui e leia o texto de autoria do M. João Bosco na íntegra.

No centenário de Mestre Pernambuco, uma mensagem de fraternidade

Por ocasião do seu centenário em 2023, a Equipe do Blog da UDV pediu ao Mestre Edison Luís Guedes Neves, membro eleito do Conselho da Administração Geral (Conage, 2024-2027) e afilhado de batismo do Mestre Pernambuco, uma mensagem do Mestre Pernambuco que nos apresentasse um pouco mais deste pioneiro da UDV.  O trecho da oratória escolhida foi disponibilizado no Blog da UDV:

Bebemos esse Vegetal em busca de conhecimento e esclarecimento e está na parcela do cumprimento dos nossos deveres. Somos irmão pela União do Vegetal e somos irmão pela nossa origem de Adão e Eva. Se toda a humanidade conhecesse que todos somos irmão não tinha coisa absoluta* (*coisa absurda) no planeta, em país nenhum, se reconhecêssemos que nós somos irmãos. E somos irmãos três vezes: irmãos de pai e mãe; irmãos porque somos filhos de Adão e Eva e irmãos pela União do Vegetal. Somos irmãos três vezes. Então, se toda a humanidade visse isso, o planeta era um paraíso – não tinha guerra, não tinha desunião, tudo era irmão “a uns ao outro”.

>> Clique aqui e leia esta oratória na íntegra. 

4 respostas
  1. Alexandrino Silva Brito .
    Alexandrino Silva Brito . says:

    Me fortaleço. Linda a vivência dos mestres que conviveram com M. Gabriel
    História que me dá mais ânimo pra seguir nesse caminho de luz.

    Responder
  2. Karla Marcelina
    Karla Marcelina says:

    Um senhor realmente digno de todas às honras, tivemos momentos sublimes aqui em Caruaru com ele, sessões para todos os sócios lindas, instrutiva de ficar gravada na consciência mas principalmente no coração. De um trabalho feito com amor, dedicação, fidelidade ao Seu Mestre, que sabia e sabe o seu valor, uma vida dedicada a essa Obra Sagrada União do Vegetal.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *