10 de fevereiro: Dia de Consagração na UDV

| 10 Fevereiro, 2024

Sessão realizada em 10 de fevereiro, aniversário do Mestre Gabriel. Da esquerda para a direita, Seu Belém, Mestre Gabriel, Bartolomeu e Mestre Florêncio | Foto: Cícero Alexandre Lopes (Porto Velho-RO).

Neste ano em que se comemora o 102º aniversário de nascimento do Mestre Gabriel, a equipe do Blog resgata o texto de um dos seus primeiros discípulos, Mestre José Luiz de Oliveira, que relembra como eram as comemorações dos aniversários do Mestre Gabriel nos primeiros anos da União do Vegetal em Porto Velho. Neste texto, Mestre José Luiz registra também sua homenagem ao nascimento desse saudoso Mestre que, com sua obra equilibradora, vem trazendo um novo marco para a humanidade.

Na simplicidade do sertão, nasceu um menino, e com este menino uma missão espiritual. Em 10 de fevereiro de 1922, em Coração de Maria (Feira de Santana-BA), filho de Prima Feliciana e Manoel Gabriel da Costa, José Gabriel da Costa nasceu ao pino do meio-dia acompanhado do badalar dos sinos de uma igrejinha que havia nas imediações.

José Gabriel da Costa cresceu em meio à simplicidade do sertão baiano e aprendeu desde menino a conviver com a lida da vida auxiliando os pais e irmãos nas tarefas de casa. Mudou-se do interior para a capital em busca de dias melhores e de lá para a Amazônia, onde encontrou um tesouro (o Vegetal).

Do seu nascimento até o encontro com o Vegetal, em 1959, nos seringais da Amazônia, Mestre Gabriel venceu dificuldades – e vem ensinando a nós, seus discípulos, a também vencermos e sermos cada vez mais vitoriosos na vida.

Não era sempre que ele comemorava seu aniversário com almoço e Sessão, mas ele, quando podia, oferecia um almoço pra irmandade com o auxílio de alguns irmãos. E no dia do seu aniversário, algumas vezes, chegou a fazer uma Sessão, e, nesse dia, ele chegou a dizer: “Eu não sou melhor que ninguém, e nem quero privilégios, então, assim como eu fiz essa Sessão no dia do meu aniversário, todos os Mestres que quiserem fazer uma Sessão comemorando seu aniversário na União do Vegetal têm o direito de fazer, mas têm que contar a História da Hoasca para as pessoas terem mais oportunidade de ouvir a história”.

Hoje em dia isso já não está mais acontecendo porque têm muitos Mestres na UDV e a Administração Geral, na época dentro do Conselho de Administração, deliberou que não é mais necessário isso – não está proibido, mas evitar porque têm muitos Mestres na União. Naquele tempo, nós éramos só oito Mestres (os primeiros que ele fez) e por isso que hoje já não é mais possível – mas o Mestre Gabriel nos presenteou com essa oportunidade no dia do aniversário dele, demonstrando sua boa vontade de ver crescer esta Obra Divina que ele criou.

Quando ele, Mestre Gabriel, deixou este plano, nós, seus discípulos, reconhecendo o valor do Mestre, nos reunimos e tomamos a iniciativa de o dia 10 de fevereiro, aniversário natalício do Mestre Gabriel, ser uma data consagrada na União do Vegetal. Fomos nós, os discípulos dele, que deliberamos isso – não foi ele quem pediu. Por esta razão, hoje é um dia consagrado na União do Vegetal. E esta palavra “consagrado” é porque nós reconhecemos o valor do seu trabalho extraordinário, a sua maneira de preparar os seus discípulos para darem continuidade à sua Obra Sagrada e a sua convicção nas coisas de Deus. É uma data consagrada porque nós reconhecemos o trabalho do Mestre, e é por este motivo, com simplicidade, que nós consagramos esta data, 10 de fevereiro, por ser o aniversário do Mestre, o autor da União do Vegetal.

E é por ele que hoje estamos aqui vendo esta União do Vegetal crescer e transpor as fronteiras do país. É por ele que temos condições de fazer chegar a cada coração sua doutrina e seus ensinamentos – que são os mesmos ensinamentos que Jesus deixou para a humanidade. O Mestre Gabriel estava tão convicto do crescimento da União do Vegetal que ele disse que chegará o tempo em que vai se falar “antes da União do Vegetal era assim, depois da União do Vegetal é assim”. A União do Vegetal, como nos disse nosso saudoso Mestre Gabriel, “será um novo marco na história da humanidade” e depende de cada um de nós, seus discípulos, darmos valor e sentido às suas palavras.

Que nesta data e em todos os outros dias, possamos ser gratos ao Divino Mestre Jesus por nos proporcionar encontrar, por meio da prática dos ensinos e da doutrina do Mestre Gabriel, a Luz do caminho que nos aproxima de Deus. E que possamos fazer valer o lugar de sermos um discípulo do Mestre Gabriel e porta-vozes da Luz, da Paz e do Amor por onde passarmos.

Viva o Mestre Gabriel
Viva a União do Vegetal
Para sempre em nosso coração!

Zé Luiz 1

*José Luiz de Oliveira é membro do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel. Texto originalmente publicado em 10 de fevereiro de 2017.

17 respostas
  1. Viviane Patrícia dos Santos Souza
    Viviane Patrícia dos Santos Souza says:

    Viva ao nosso guia espiritual e que seus ensinos e doutrina chegue a todas as pessoas que buscam transformar a vida no sentido do seu desenvolvimento espiritual

    Responder
    • Almir Nahas
      Almir Nahas says:

      Minha gratidão aos pioneiros, que trouxeram até nos a luz e o Conhecimento que o Grande Mestre transmitiu durante sua vida. Se não fossem pessoas como o M. José Luiz, não estaria eu hoje consagrando também esta data.

      Responder
  2. Alexandrino Silva Brito .
    Alexandrino Silva Brito . says:

    Viva o nosso Grande Mestre Gabriel
    vem trazendo essa ensino através dos primeiros irmãos, nos ensinando a ser verdadeiro caianinhos. Viva a vida viva a UDV.

    Responder
  3. Edinelson de Souza
    Edinelson de Souza says:

    Quão bom é poder festejar mais um aniversário deste nosso guia espiritual – Mestre Gabriel. Pela obra se conhece o criador! Votos de luz, paz e amor a todos os amigos e irmãos de fé. E, assim estamos seguindo firmes nessa nossa caminhada. Abraços fraternos!

    Responder
  4. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    A visão de uma força espiritual como Mestre Gabriel é de uma proporção tão imensa que não tenho como mensurar, mas tenho como perceber que que a gratidão pela orientação de seus generosos ensinos, sempre será pequena. Ensinos que vão muito além da interpretação pessoal dentro de recortes de tempo e espaço de meus limites pessoais. Conhecimento transcendental, no caminho da Consciência Superior. Que eu esteja sempre sintonizada com sua luz, e cada vez acompanhada com mais pessoas.

    Responder
  5. Karla Marcelina Soares
    Karla Marcelina Soares says:

    Gratidão Mestre Gabriel a Deus por sua vida, e ao Senhor por tudo que faz por nós com amor, Viva o Mestre Gabriel!
    Gratidão a todos que tiveram o merecimento de vim junto ao senhor e nos endiabram com Luz Paz e Amor, sendo exemplos para todos os discípulos que tem a União como sua religião e o senhor como um Guia Verdadeiro!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *