Blog da UDV homenageia Mestre Pequenina

| 28 Setembro, 2023

Juliane Oliveira*

Foto Original: Yuugi Makiuchi.

Raimunda Ferreira da Costa, Mestre Pequenina, faria hoje 95 anos. Sua trajetória de vida foi marcada por momentos de muita dificuldade, mas também por vivências que transformaram a sua natureza de forma profunda. Um destes acontecimento é o encontro com José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel, e, junto com ele e com os filhos viu ser criada no seio de sua família a União do Vegetal.

São tão claros os presságios
e os encontros dessa vida
Quando as partes combinadas
surgem numa mesma estrada
**

Naquele momento, Mestre Pequenina encontra o tesouro que lhe foi prometido por Mestre Gabriel. A respeito deste acontecimento, e outros que permeiam a biografia desta senhora, o Blog da UDV disponibiliza uma nova edição da entrevista cedida por Mestre Pequenina ao Departamento de Memória e Comunicação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Preservando a edição anterior, o Blog da UDV dá uma nova dinâmica ao vídeo, incluindo, entre uma sequência e outra da entrevista, versos da canção “Pequenina”, de autoria do compositor Renato Teixeira, interpretada por Xangai.

Veja o vídeo abaixo:

E na dimensão dos sonhos
sobre a sombra das palavras
É que eu mando um abraço pra ti
Pequenina**

Ficha Técnica

Produção e Direção: Juliane Oliveira;
Pesquisa e Apoio: Raquel Gouvêa;
Edição de áudio: Raquel Gouvêa;
Edição final: Juliane Oliveira;
Entrevista: Série Mestres da Origem;
Imagens do Seringal: Yuugi Makiuchi;
Outras imagens: Departamento de Memória e Comunicação;
Trilha Sonora: Pequenina (Renato Teixeira).

Nossa reconhecimento ao cantor e compositor Xangai pela bela interpretação da canção “Pequenina”. E também por reconhecer nesta letra de Renato Teixeira a presença de Mestre Pequenina, companheira de Mestre Gabriel cujo apoio foi fundamental à edificação desta obra.

Juliane (5)


*Juliane Oliveira integra o Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Hoasqueiro (Brasília-DF). 

**versos da canção Pequenina (Renato Teixeira).

Leia também:

Mestre Pequenina, a mãe da União, por Getúlio Gabriel da Costa
Mestre Pequenina, presença viva na UDV, por Ana Maria de Lima Souza;
Mestre Pequenina, uma mulher de fibra, por Paulo Afonso Amato Condé;
Mestre Pequenina, mulher vitoriosa, por Léa Maria D’Antonino Alves Condé;
Mestre Pequenina honrou e cumpriu com louvor sua missão, por Ermanna Cavazzoli da Costa. 

8 respostas
  1. Antonio Junior
    Antonio Junior says:

    Primorosa homenagem à M Pequenina, nossa Rainha Matriarca da UDV, nesta data tão importante meu eterno reconhecimento a família de cujo seio originou-se esta União do Vegetal. Saudades.
    Antonio Junior N Aguas Claras Manaus/AM

    Responder
  2. Francisco Almeida Pinto Rodrigues da Costa
    Francisco Almeida Pinto Rodrigues da Costa says:

    Muito lindo o video com a entrevista. Uma pérola. Nobre senhora que lutou de mãos dadas junto com o Mestre Gabriel pra trazer esse Tesouro brilhante pra humanidade. Salve Mestre Pequenina, matriarca da União do Vegetal, exemplo de dedicação, firmeza e amor aos seus filhos.

    Responder
  3. Val
    Val says:

    Singela e bela homenagem ! Uma lembrança que encanta e refresca a alma, com o perfume de flores e atmosfera maternal. “Hoje eu mando uma abraço pra ti, PEQUENINA !”

    Responder
  4. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Foto de Mestre Yuugi… o valor dos registros foi destacado por Mestre Gabriel. Tenho algumas fotos de Mestre Gabriel e de Mestre Pequenina em minha casa. São presenças da força espiritual deles na minha vida, como na de muitos de nós. A amizade de Mestre Pequenina com minha mãe, Conselheira Myrna, marcou no meu coração. De pessoa em pessoa, um fio liga e tece a UDV. Confio nesses tecelões, que sabem muito bem que imagem está sendo construída. Agora, um filho do casal será nosso MGR. Que seus pais o Iluminem sempre, Mestre Jair, e a linha siga seu curso, fiel e seguro.

    Responder
  5. Miguel Romero
    Miguel Romero says:

    Belíssima homenagem. Para quem não sabe, M Pequenina visitou Espanha (Núcleo Imaculada Concepción) em outubro do ano 2008 e sua presença foi bem especial para a irmandade, pela sua simplicidade, falando sem arrodeios, e ao mesmo tempo acolhendo, mostrando na prática sua grande capacidade para acolher. Foram uns dias de festa na família hoasqueira da Europa, e ela ficou bem feliz por conhecer alguns lugares de lá, e foram derramadas lágrimas em crianças porque M Pequenina tinha que voltar a Brasil. Na sessão na que participou fez a chamada Correger Terra, tal vez porque ela estava corregendo as matas em outras terras donde também ondes a bandeira da União do Vegetal. Foi um importante marco, um antes e um depois, aqueles belos dias. Salve M Pequenina, parabéns querida Senhora, que deixou saudade por donde andava. Gratidão a tão Nobre Casal que pelejou pelo bem de sua família e desta grande família que continua prosperando e que é a UDV. Imagino a felicidade de Mestre Pequenina sabendo que o segundo discípulo do Mestre Gabriel, Mestre Jair, tem sido escolhido para representar nosso Guia nos próximos quatro anos. Luz, Paz e Amor, sempre, a todos nós.

    Responder
  6. Jorge Luiz
    Jorge Luiz says:

    Felicidades à todos caianinhos!! Saudosa m. Pequenina, pilar estrutural fundamental da Sagrada União. Viva em nossa memória e um dia nos encontraremos!!

    Responder
    • Nayra
      Nayra says:

      Muito legal essa homenagem e vídeo, mas no minuto 6:51 em que mostra a foto do aeroporto, tem um “Elvis Presley” à direita desenquadrado mais acima, não entendi nada. Mais alguém observou isso? Muito estranho!

      RESPOSTA: A pessoa que aparece ali é o Mestre Roberto Souto.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *