Pesquisa encontra avião que levou Mestre Gabriel de Porto Velho até Manaus em 1971

Equipe do Blog

| 26 setembro, 2023

Fruto de pesquisa, filme revela localização do avião que levou Mestre Gabriel de Porto Velho (RO) para Manaus (AM) em setembro de 1971. Na época, Mestre Gabriel viajou acompanhado de seu irmão Antônio Gabriel.

A graduação da memória tem sua importância para o desenvolvimento espiritual do ser humano e a União do Vegetal preza e incentiva que seus associados busquem essa condição. As pesquisas realizadas por sócios da UDV já renderam diversos livros, filmes, documentários e palestras que compõem o acervo do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.  E muitas outras que ainda estão por vir.

O Departamento de Memória e Comunicação, antes mesmo dele ter esse nome, tem sido importante para a continuidade e aprofundamento das pesquisas históricas dos acontecimentos que envolveram a vida e a obra do Mestre Gabriel, sobretudo neste triênio, a pesquisa tem sido algo que vem norteado boa parte das ações do DMC-DG.

Desde sua infância e juventude, no sertão da Bahia, aos dias nos seringais da Amazônia, passando por Porto Velho (RO) e as idas e vindas do Mestre à Manaus (AM), todas essas fases têm proporcionado aos pesquisadores e entusiastas do tema um vasto campo de pesquisa e revelações interessantes que nos apresentam um pouco mais da vida e obra de Mestre Gabriel e da religião que criara.

Esse vídeo que chega a público é fruto de mais um trabalho de pesquisa que o DMC-DG realizou, com aval da Representação Geral, para identificar a localização da aeronave que levou o Mestre Gabriel de Porto Velho, em 4 de setembro de 1971, até Manaus – última viagem do Mestre em matéria para aquela localidade.

O filme disponibiliza entrevistas com diversos personagens desta pesquisa, cujo o interesse pelo tema foi despertado por uma fotografia comum ao nosso acervo e um conteúdo disponibilizado pelo Alto Falante Histórico do Rosário de Chamadas. Estes pesquisadores, felizmente, quiseram descobrir mais das letras e códigos daquela imagem, bem como o enredo daquela memória, numa demonstração da importância desse incansável trabalho de pesquisa que vem sendo feito a muitas mãos pelos sócios do Centro.

Atualmente, o avião que levou o Mestre Gabriel até Manaus em 1971 está localizado em Porto Belo (SC) e é utilizado como pizzaria e lanchonete. O empresário que comprou o avião também é entrevistado no filme.

Abaixo, destacamos uma seleção de imagens das cartas de navegação e do interior do avião. Disponibilizamos também fotos na aeronave ainda em atividade e dos dias atuais, além da foto de Mestre Gabriel entrando na aeronave apoiado por Antônio Domingos Ramos. Veja:

11 respostas
  1. Ricardo Teixeira
    Ricardo Teixeira says:

    Parabéns aos manos que se dedicaram a essa pesquisa. É uma sensação muito boa ter a comprovação de fatos históricos. Nos fazem imaginar melhor os acontecimentos e aumentar nossa ligação coma história do Mestre e da UDV.

    Responder
  2. Vivian Morganti
    Vivian Morganti says:

    Sensacional essa pesquisa!
    Trabalho feito a muitas mãos, e com a colaboração especial do nosso amigo/mano Avrum Kotliarenko, de Joaçaba-SC.
    Legal poder saber mais da história trilhada pelo nosso Mestre Gabriel.
    Parabéns DMC-DG e a todos os envolvidos.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *