UDV promove Dia da Segurança­­ no Trabalho

| 13 Junho, 2023

Thaís Penha*

Imagens cedidas pela Coordenação de Segurança da UDV

“O cuidado é sentinela, é alerta, é amor ao próximo, é guarnição.”
Juraildes da Cruz

No dia 15 de abril de 2023, foi vivenciado o Dia da Segurança no Trabalho em todos os Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Com o tema “Segurança de cada um, responsabilidade de todos”, foram realizadas palestras, atividades de conscientização e apresentação de vídeos educativos, com o objetivo de reforçar a importância do tema.

A irmandade da UDV realiza continuamente algumas tarefas que demandam cuidado e atenção, como: manuseio de ferramentas de corte, plantio, colheita e transporte de Mariri e Chacrona (plantas utilizadas no preparo do Chá Hoasca); uso de triturador e de motosserra; manutenção de eletricidade, trabalho com fornalha na qual o Chá é preparado, manutenção das dependências dos Núcleos, entre outras atividades. Por isso, cada vez mais é preciso internalizar a cultura da segurança, como maneira de praticar o amor ao próximo como a si mesmo.

Aprovado pelo Conselho da Representação Geral da UDV em 2019, o Dia da Segurança no Trabalho – que deve ser realizado anualmente no 3º sábado de abril – reflete o apoio da Direção Geral do Centro à Coordenação de Segurança no Trabalho, órgão da Diretoria Geral responsável por analisar preliminarmente os perigos inerentes às atividades e propor procedimentos operacionais para extinguir ou minimizar os riscos de acidentes. Propõe, como medida educativa, realizar o Diálogo Diário de Segurança antecedendo qualquer atividade material do Centro e o uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva pelos sócios e colaboradores.

Supervisão

Neste ano, o Dia da Segurança no Trabalho foi supervisionado pelo Coordenador de Segurança da UDV, Mestre Valentim Vanderlei Pupo de Oliveira; pelo Vice-Coordenador de Segurança da UDV, Mestre Rodrigo Ferreira de Azevedo; e pelo Diretor do Departamento Médico e Científico da UDV, Mestre Paulo Afonso Candiani.

Os membros da Direção devem ser o espelho na prática das medidas propostas, apoiando o monitor de Segurança no Trabalho em seu Núcleo ou DAV, de maneira que o cuidado e a prevenção, vívidos em todos os irmãos, reinem diariamente nos trabalhos e atividades realizados em nosso meio.

Thaís
*Thaís Penha é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Inca (Aparecida de Goiânia – GO).

2 respostas
  1. Baima Junior
    Baima Junior says:

    Caros Amigos, boa tarde!
    Nosso Grande Mestre Gabriel falou que “todo cuidado do mundo reunido é pouco”, porém suficiente para termos podermos desempenhar nossas atividades sem envolvimento em acidentes de trabalho.
    Parabéns a todos da Coordenação Geral e a todos Coordenadores Regionais, que juntamente com Monitores Nucleares de Segurança do Trabalho, auxiliam na implantação desta cultura valiosa para toda Irmandade do Centro.
    Votos que Deus continue abençoando a todos com Guarnição.

  2. Carlos Sônio
    Carlos Sônio says:

    Nenhum trabalho é tão importante que não possa ser feito com segurança, esse é um lema que deve nos acompanhar por onde estivermos trabalhando. Parabéns a todos que se empenham em trabalhar com segurança.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário