Os 85 anos de Mestre Spencer

| 16 Junho, 2023

No dia de hoje, o Mestre Spencer de Moraes Pupo Nogueira faz 85 anos. O Blog da UDV faz um singela homenagem ao amigo e irmão de Luz neste texto de autoria do Mestre João Luiz Cotta Neto*

Honrar a tradição da UDV, obedecendo à orientação do Grande Mestre: “Segui com os primeiros irmãos”, é reconhecer, respeitar e valorizar o bem plantado na edificação da União do Vegetal por nosso Mestre, sua família, os Mestres da Origem e por irmãos pioneiros que derramam suor para formar, em diversas localidades, os Núcleos que compõem o Centro.

Mestre Spencer Pupo Nogueira é um primeiro irmão da União do Vegetal em Campinas que está inteirando 85 anos, neste dia 16 de junho. Quando encontrou a União e bebeu o Vegetal pela primeira vez, no Núcleo Samaúma, em 1976, sua vida começou a mudar. Viu-se diante de um contraste entre a complexidade intelectual que o impressionava naquela época e a simplicidade cabocla e a sabedoria do Mestre Gabriel, que o encantaram.

Abriu-se uma realidade de ordem espiritual que ele sequer imaginava que existia e que, na verdade, sempre existirá. Realizou transformações em si, sendo lapidado ao longo do tempo pela Luz do Grande Mestre. Abraçou a causa da União, trabalhando ao seu modo para que, primeiramente, o Pré-Núcleo Lupunamanta em 1980, depois elevado a Núcleo em 1982, pudesse ser um lugar onde a Palavra do Mestre se expandisse e conseguisse chegar a mais e mais pessoas. Anos depois, continuou esse trabalho no Núcleo Alto das Cordilheiras, onde também foi sócio fundador.

Mestre Paixão

Ele teve muita empatia e uma sintonia fina com Mestre Paixão, Mestre Representante do Núcleo Samaúma àquela época, que se tornou uma grande referência, e seu coração se fidelizou à União do Vegetal porque ele encontrou a sua Casa Espiritual, o que representou uma verdadeira redenção em sua vida. Por intermédio de M. Paixão, Spencer enxergou o Mestre como Ele se apresentava aos seus discípulos.

Paixão tinha sabedoria e autoridade, mas tinha humildade e doçura no trato, sendo um amigo que sabia cativá-lo. Também encontrou no Mestre Mário Piacentini um importante precursor na 3ª Região da UDV, um homem com força admirável de realização e um visionário que também o inspirou. Mestre Mário, por sua vez, o compreendeu, tornando-se seu amigo – mesmo algumas vezes o Spencer arquiteto não concordando com Mestre Mário construtor.

Sua sorte foi ter Lúcia como esposa, uma mulher notável, de força e valor, que também abraçou de coração o Mestre Gabriel e a UDV. Conselheira Lúcia foi sua conselheira de todas as horas e grande incentivadora a se firmar no Caminho do Mestre, se desenvolver espiritualmente e a chegar ao Quadro de Mestres da União do Vegetal.

Profissionalmente, ela também o incentivou a fazer o mestrado e depois o doutorado em Arquitetura, tornando-se professor de duas importantes universidades. Assim, o casal realizou um trabalho com dedicação, vencendo algumas dificuldades e se fortalecendo na missão espiritual que coube a eles.

Gratidão

Spencer foi Mestre Representante durante cinco anos no Núcleo Lupunamanta e depois no Núcleo Alto das Cordilheiras, no período de 1997 a 2003. Na relação com os discípulos, na qualidade de Mestre Representante, queria que se superassem e fossem vitoriosos, incentivando cada um a ultrapassar seus próprios limites. Tenho real gratidão por ter me trazido para a União do Vegetal e pelos benefícios que isso vem produzindo ao longo tempo a mim e a minha família.

Em síntese, ele, com esse jeito de conversar sem pressa, sempre trazendo aspectos e compreensões interessantes, cativou muitas pessoas, sejam discípulos, alunos ou amigos. Hoje mais recolhido e sentindo a idade, continua frequente no pensamento desses companheiros de caminhada que relembram bons tempos de convivência e vivências espirituais.

Antes de concluir, cito um acontecimento, digamos, singular na história do Spencer. Ele gostava de praticar levantamento de pesos. Com 75 anos e excepcional força de vontade, ele treinou muito e sagrou-se Campeão Sul-Americano de Halterofilismo na categoria de sua faixa etária.

Bem, que seja esta singela homenagem ao nobre amigo Mestre Spencer uma declaração de reconhecimento e gratidão, de amizade e de bem-querer. Desejando dias claros e de paz, com conforto e bem-estar, sempre conservando a presença viva do nosso amado Guia Espiritual, Mestre Gabriel, em sua consciência e em seu coração.

Do irmão e amigo,
João Luiz.

João Luis

*João Luiz Cotta Neto é membro permanente do Conselho de Representação Geral (Conage) e integra o Quadro de Mestres do Núcleo Lupunamanta (Campinas – SP).

18 respostas
  1. JULIA MARIA CASULARI MOTTA
    JULIA MARIA CASULARI MOTTA says:

    M Spencer foi a pessoa que me deu o primeiro copo de Vegetal no dia 12/ 6/ 1988, em uma sessão que está permanentemente gravada no meu coração, como uma mensagem de batismo .
    Aprendi muito com esse casal pioneiro na implantação da Obra do Mestre em Campinas.
    A memória da C Lucia e ao M Spencer, minha gratidão.

    Responder
    • Neuza
      Neuza says:

      São Paulo 19 de janeiro 2024
      Mestre Spencer
      Meu primeiro copo de vegetal foi lindo sinto saudade
      Homem de Deus
      Conselheira Lúcia mulher maravilhosa
      Eu fazia o cabelo dela e as unhas
      Saudades
      ♥️♥️♥️♥️

      Responder
  2. Dinah Ferraz Veloso Silveira
    Dinah Ferraz Veloso Silveira says:

    Bela e merecida homenagem!

    Valoroso o trabalho do M. Spencer e de sua família!

    Meus agradecimentos e votos de saúde, felicidades e prosperidade!

    Responder
  3. Juliane
    Juliane says:

    Ele é um querido, meu pai me disse quando eu fosse morar em Campinas iria conhecer uma pessoa muito singular. E logo que cheguei ele e a C. Lúcia me receberam com muito ❤ carinho em sua casa. Ele me cativou de uma forma singular. Que ele tenha saúde. Tenho saudades dele em nosso convívio. Gratidão por todo o bem que ele me fez.

    Responder
  4. José Francisco dos Santos Neto
    José Francisco dos Santos Neto says:

    Um bom amigo, com uma visão voltada para o universo, nos fazendo ir além. Um grande artista, cujas obras e técnicas traduzem a Natureza em diversas dimensões.

    Responder
  5. Jussara Cotta
    Jussara Cotta says:

    Mestre Spencer foi meu professor no primeiro ano da faculdade de Arquitetura, o João Luiz gostava de conversar com ele no intervalo das aulas e eu participava das conversas.
    Um dia ele mostrou uns desenhos do projeto do N. Samauma, era redondo e tinha um local tipo um tanque comprido com um desenho de pessoas que pareciam estar cuspindo. Quando perguntei o que era aquilo, ele respondeu: é um “vomitório”… as vezes as pessoas fazem umas limpezas…. achei estranho. Um dia nos convidou pra irmos a sua casa e lá mostrou nos um galão de Vegetal vindo do norte. Abriu e cheiramos o Chá. Na sequência, dezembro 1981, viemos beber o Vegetal.
    Sou eternamente grata a ele por me convidar a beber o Vegetal – esse chá Sagrado que gravou no meu coração a União do Vegetal trazendo a direção pra minha vida.
    Que o Mestre Gabriel abençoe o M. Spencer pelos bons feitos, trazendo muitas pessoas pra UDV que contribuíram e as que contribuem pro crescimento da União.
    Que a Virgem Maria lhe cubra com seu manto de Luz.
    Abraço carinhoso desta irmã que o estima,
    Jussara

    Responder
  6. Pablo Diogo
    Pablo Diogo says:

    A família que me cativou para querer me associar a UDV e depois para me firmar nela foi a Pupo Nogueira. E olha que eu morava em outro estado! Sempre pensei e até hoje penso no Spencer como um Pajé, com compreensão ampla e visionária. Também uma pessoa com senso de humor e um ótimo papo. E a Lúcia, uma pessoa admirável também, muito especial. Parabéns, amigo!

    Responder
  7. Henrique Salles Gentil
    Henrique Salles Gentil says:

    Feliz aniversário ao Mestre Spencer!
    Sou grato a ele e a Conselheira Lúcia, que me receberam carinhosamente em sua casa quando eu quis conhecer a UDV e também porque dele recebi o primeiro copo de Vegetal, em 1983.
    Quando Mestre Representante no Núcleo Lupunamanta, ao explicar a forma como compreendia alguns ensinos, ele usava imagens e exemplos que hoje, muitos anos depois, ainda tenho comigo.
    Que o Mestre o abençoe com saúde e muitas felicidades!

    Responder
  8. Sandra Miranda Pereira
    Sandra Miranda Pereira says:

    M. Spencer, um dos pioneiros da União do Vegetal em Campinas.
    Uma pessoa querida, um artista, estudioso e boa gente!
    Eu o conheci no Núcleo Samaúma, em 1977, quando cheguei…tinha uma barba imensa, parecia um cientista, eu com meus 18 anos, não sabia muito como me aproximar, mas graças à Deus, havia a querida C. Lúcia, Hoasqueira, bem humorada, inteligente, ela sim, conseguia fazer as aproximações com leveza e alegrias!
    Sempre nos receberam com carinho e atenção em sua casa, sempre de portas abertas para a irmandade!
    Sou grata por minha convocação ao CDC e muitos ensinamentos trazidos.
    Desejo saúde, vida longa com sabedoria e alegrias. Sua família é muito querida a nós. Abraços!

    Dos amigos: Sandra e Reinaldo Núcleo Lupunamanta.

    Responder
  9. Joao Magno
    Joao Magno says:

    M. Spencer,
    Um mestre de ampla visão.
    Pelo qual tenho gratidão pela sua sabia carta a mim enviada em solidariedade no ano de 2005.
    Hoje, ela é um documento histórico no livro O Edificar da Paz.
    Parabéns amigo.
    Que o Mestre lhe dê muita vida com saúde.

    Responder
  10. André Heller Gordon
    André Heller Gordon says:

    Belo texto e bela e merecida homenagem.

    Posso dizer que um dos responsáveis por hoje eu ser um discípulo da UDV graças ao M. Spencer.

    Foi das mãos do M. Spencer que meus pais (Flavio e Gisela Gordon) receberam o primeiro copo de Vegetal.

    Este fato em si, já me faz sentir gratidão por este senho.

    Além disso, eu e minha irmã frequentamos quase que diariamente a casa do M. Spencer e da C. Lucia, fizemos amizade com os filhos do casal, em especial da Juliana, Gabriel e Davi.

    Guardo boas lembranças dese tempo e faço votos de Saúde e Dias de Sol ao amigo, M. Spencer.

    Felicidades!

    Responder
  11. Antonia
    Antonia says:

    Mestre Spencer, foi uma Alegria tê-lo conhecido , juntamente com a C. Lúcia, viva em nossa memória! Nossas reflexões se encontraram em muitos aspectos. Receba meu abraço de carinho!

    Responder
  12. Valmir Aguiar
    Valmir Aguiar says:

    Bem colocadas estas palavras do Mestre João Luiz.
    Das muitas vezes que encontrei com o Mestre Spencer foram momentos de felicidade.
    Que o Grande Mestre possa dar a ele está família saúde e sabedoria.
    Forte abraço

    Responder
  13. Marcos Fabrício Ortiz de Lima
    Marcos Fabrício Ortiz de Lima says:

    Caríssimo amigo, Deus abençoe grandiosamente o senhor e família. Atenciosamente, Marcos Fabrício (Núcleo mestre Pojo, em Extrema)

    Responder
  14. Helena Romero do Nascimento
    Helena Romero do Nascimento says:

    Bela e merecida homenagem ao nosso querido M. Spencer.
    Tivemos a oportunidade de conhecê-lo e a sua bela família em Campinas-SP e pudemos conviver mais proximamente. Fomos muito bem recebidos com carinho por Spencer, C. Lucia e seus filhos.
    Foi um bom amigo de meus pais, M. Bartolomeu e, na época, C. Inácia, a quem cativou e por quem se deixou cativar. Minha mãe gostava um tanto de C. Lucia.
    Após o desencarne de meu pai, M. Bartolomeu, fui passar uma temporada em Campinas com nosso também saudoso e querido irmão e amigo Cassio de Paula Ribeiro e família – período no qual tive o merecimento de conviver mais com M. Spencer, senhor de fala mansa e olhar amoroso.
    Arquitetone artists talents.
    Recordo-me que M. Spencer, inspirado em um brinco que eu usava (uma fada) ofertou-me uma bela tela desenhada por ele com muitas fadas. Algo simplesmente lindo.
    Não o encontro pessoalmente há muitas décadas, mas sua lembrança e dos momentos compartilhados continuam vivos e bem registrados na memória e no coração.

    Ao querido M. Spencer, meu abraço fraterno e meus votos de saúde, vigor, felicidades.
    Que Mestre esteja sempre presente em sua vida, caro amigo.

    Helena.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *