Conselheira Silvinha: olhar doce e abraço amoroso

| 6 Junho, 2023

Rosa Leite Padilha*

Ainda me lembro com clareza
O que mainha me ensinou
A respeitar a natureza
Pela fartura sobre a mesa agradecer ao Criador

Trecho da música Mainha me ensinou – Maria Rita.

No domingo, 4 de junho, o feminino em uma jovem senhora celebra 74 anos de colo que acolhe e dá amor aos que buscam o bem viver.  É assim que Silvinha da Silva Leite, Conselheira Silvinha, vem crescendo em seu caminhar. E, por essa força do acolhimento e amor, gestou 11 filhos, dos quais cinco nasceram: Hugo, Bárbara, Davi, Rosa e Manoel. Estes seguem gerando novos frutos e, até agora C. Silvinha é avó de 10 netos.

Filha de Hugo Leite e Maria Silva Leite, Silvinha nasceu na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, sendo a terceira dos quatro filhos que os pais tiveram. Lá viveu até sua juventude, quando foi morar em Recife-PE. Na sequência foi viver em Salvador-BA.

Encontro com a União do Vegetal

Em 27 de setembro de 1982, convidada pelo então companheiro e pai dos seus filhos, Jorge Luiz Dantas Novais, Silvinha vive a experiência sublime de beber o Vegetal pela primeira vez. O encontro com a Sagrada União e os ensinos do Mestre Gabriel permitiram-lhe uma transformação no seu viver e no seu propósito na vida.

Associou-se em 1º de novembro de 1982. Em 1983, chega ao Corpo Instrutivo e, no ano seguinte, também em 1º de novembro, ao Corpo do Conselho – tendo sido convocada pelo então Mestre Raimundo Nonato Marques, que foi quem lhe serviu o Vegetal pela primeira vez.

Em 1987, juntamente com o Mestre Jorge Novais, ela foi convidada por Mestre José Anchieta de Sá e Mestre Nonato para iniciar os trabalhos da UDV em Recife a pedido do Dr. José Laércio do Egito, que tinha conhecido a União do Vegetal em Manaus-AM. Pedido atendido, o casal e outros 77 discípulos dão origem aos trabalhos da UDV naquela cidade.

Uma senhora dedicada

Conselheira Silvinha tem lembranças de momentos memoráveis vividos desde a inauguração do então Pré-Núcleo Cajueiro que, com o auxílio e as mãos de muitos irmãos, cresceu e fez florescer a 10ª Região. São histórias e aprendizados guardados no coração desta senhora e primeira Conselheira da 10ª Região. Silvinha organizou o primeiro Manual da Organ e, nos trabalhos da beneficência do Lar Mariana, em Recife, foi braço atuante em sua estruturação inicial.

Conselheira Antônia do Egito, companheira do Mestre José Laércio do Egito, que é amiga e comadre de Conselheira Silvinha, destaca:

“Silvinha foi a primeira Organ daqui, foi quem nos ensinou os primeiros passos. Foi ela quem deu início a Beneficência do Núcleo junto com alguns irmãos. É uma pessoa que eu tenho uma grande gratidão por tudo que ela fez, pelo seu carinho, paciência e coragem de vir da Bahia para Recife para nos auxiliar.

Nesse dia de hoje, não poderia deixar passar em branco. Você merece todas essas homenagens. Seja feliz sempre e que a Virgem Maria te cubra de bênçãos e te ilumine sempre a tua vida”.

Servindo com alegria e disposição

Por onde passa, Conselheira Silvinha, cativa com sua alegria e sua sensibilidade crianças, jovens e adultos. Sua oratória firme continua perpetuando os bons conselhos orientais ensinados pelo nosso Guia Espiritual.

Atualmente, esta jovem senhora mora com a filha Bárbara e com a família dela no Rio de Janeiro, 5ª Região, na espera no nascimento de mais uma netinha – e se renova com a possibilidade de encontrar novos irmãos de caminhada em outras terras.

Em seus 74 anos, celebramos em união – e na União – os frutos gerados e criados pela força do seu amor. Sua história é mais um exemplo de como uma mulher pode servir à vida com dedicação, amor e esperança na missão de ser mãe, e ao Mestre Gabriel na missão da UDV de construir uma Paz no mundo.

Nós – família, filhos, netos e amigos – sabemos o valor desta senhora presente nas nossas vidas. Que Deus a guarneça e derrame bênçãos de Luz, Paz e Amor na sua vida hoje e sempre.

Rosa

*Rosa Leite Padilha é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Flor de Maria (Maceió – AL) e 1ª secretária da Diretoria Local. É filha de Jorge Novais e de Conselheira Silvinha.

23 respostas
  1. Lidiane
    Lidiane says:

    Uma boa amiga, uma senhora que tem em sua prática o dom de orientar e acolher a todos que chegam na casa do Mestre Gabriel. Pessoa simples, acessível e está sempre pronta pra auxiliar, deposição de uma jovem. Um dos seus lemas de vida é o de colocar amor em tudo que faz. Minha gratidão a Deus por sua vida! Felicidades

    Responder
  2. Bárbara
    Bárbara says:

    Que riqueza poder reviver tantas coisas boas nesse relato, que trás a grandeza e a doçura de um “Ser um Mano” de luz sem igual!!

    Uma história de dedicação e exemplo, uma verdadeira história de vida é a caminhada da Conselheira Silvinha!

    Suas palavras e atitudes, sempre coerentes com os ensinamentos do M. Gabriel, resplandencem ao longo do tempo e permeiam o espírito de todo aquele que busca nela um conselho ou um algum ato de carinho, pois tudo que faz sempre é com amor e por amor (esse sempre foi o seu lema no lar e na UDV)!!

    O que dizer para esse jovem Senhora, que carrega no peito com muito amor o símbolo da União?! Gratidão!!! Benditos somos nós que desfrutamos de sua bondade, do seu amor e da sua alegria.

    Te amamos.

    Responder
  3. Rosa Leite Novais
    Rosa Leite Novais says:

    Pra mim, uma honra, responsabilidade e presente poder escrever desse seu amor minha Mãe. Espelho, espelho meu, grata por tanta sabedoria e ensinos! Feliz vida e boas novas memórias com nossos irmãos da 5ª Região. Te amo

    Responder
  4. Rosa Leite Padilha
    Rosa Leite Padilha says:

    Pra mim, uma honra, responsabilidade e presente poder escrever a respeito desse seu amor minha Mãe, pois quem conhece seu coração e praticado sabe e reconhece seu valor. Fico encantada como no caminhar sempre é possível encontrar alguém me pedindo pra lhe transmitir “manda um beijo pra C.Silvinha e diga que sempre me lembro dela e dos seus conselhos!”… Alegra-me saber que seu amor cativante é bem-recebido, pois traz segurança e ao mesmo tempo doçura. Espelho, espelho meu, o que ainda posso lhe dizer? Gratidão por tanto amor verdadeiro, sabedoria e ensinos! Feliz vida e boas novas memórias com nossos irmãos da 5ª Região, com a certeza de nos visitar e nos alegrar com sua história. Te amo.

    Responder
  5. Jade
    Jade says:

    Conhecer e conviver com Silvinha (carinhosamente apelidada de “a véa” rsrsrs) é um presente! É chorar de rir na roda de conversa, é se emocionar na sua oratória na sessão, é ficar séria na hora do puxão de orelha, é transbordar de Amor em seu abraço! Grata por tudo, “véa” ❤️ Muita saúde e sabedoria nesse seu novo ciclo!

    Responder
  6. Adriano Flávio Santos Da Rocha
    Adriano Flávio Santos Da Rocha says:

    Para aqueles que chegam na União do Vegetal, as vezes buscando forças e esperança para caminhar, encontrar uma pessoa que tem as raízes que nem de uma Catingueira, nos fortalece e nos faz acreditar que acompanhar o Mestre vale realmente a pena. Conselheira Silvinha, apelidada por mim carinhosamente e respeitosamente de “Patrimônio Vivo da União”, sempre me estendeu a mão e, com palavra amiga e sem rodeios, me mostrou o caminho a seguir para equilibrar o barco nas ondas da Vida.
    Que Deus e nosso Grande Mestre Gabriel te fortaleça cada vez mais, e que a sua raiz, sempre permaneça com Saúde, Luz, Paz e Amor!

    Responder
  7. Saul Panerare
    Saul Panerare says:

    Querida C Silvinha, primeira conselheira da 10° região e Matriarca fundamental para expansão da UDV em Pernambuco.
    Uma honra poder chamá-la carinhosamente de Tia.

    Responder
    • Carmen Palet
      Carmen Palet says:

      Que bela e justa homenagem!
      Tive a oportunidade de conviver com ela e sua família quando cheguei à UDV e seu exemplo de mãe e conselheira guardo no coração com gratidão. Que Deus a abençoe!

      Responder
  8. Isabel Leite
    Isabel Leite says:

    Minha gratidão a C. Silvinha pela amizade e boas orientações no início da minha caminhada no Núcleo Cajueiro. Que o Mestre continue abençoando sua vida com Saúde e Alegrias junto à sua querida família e amigos! Que continue semeando e colhendo flores na caminhada!

    Responder
  9. ARLETE VILAR
    ARLETE VILAR says:

    Quero registrar minha alegria de ter conhecido a Conselheira Silvinha, em 1997, quando decidimos mudar para o Nordeste. Nos associamos no Núcleo Cajueiro e neste tivemos o primeiro contato com esta pessoa, querida a nós, amável e cativante. Minha admiração pela sua história, sua dedicação a obra do Mestre Gabriel e suas sábias palavras. Desejamos vida longa, saudável e bem feliz. Grata por sua amizade e carinho com seus amigos. ❤ Felicidades!!!

    Responder
  10. Vicenthe Marques
    Vicenthe Marques says:

    Felicidades hj e sempre à esta eterna jovem.
    Trago em minhas memórias e em meu coração os bons conselhos que recebi e do quanto pude aprender na convivência com sua família.
    Uma mulher forte, de fibra que ensinou a seus filhos e aos filhos de coração a importância da família, da amizade e a importância do nosso lugar na União e no mundo. Foi através dela que cheguei na União, no Núcleo Cajueiro.
    Boas lembranças trago comigo.
    É uma alegria poder registrar meus votos de amizade e desejar tudo de melhor na sua caminhada de vitórias.
    Forte abraço, cara amiga e madrinha na UDV.

    Responder
  11. LUCIANO MORAIS DA SILVA
    LUCIANO MORAIS DA SILVA says:

    Pessoa especial. Quando cheguei na União 12 anos, me deu o 1º copo de Vegetal no dia das mães. Gratidão. Faz parte de nossa família.

    Responder
  12. Manoel leite novais
    Manoel leite novais says:

    Além do Tempo, o Sol e a chuva são necessários pra que uma semente germine, cresça e floresça. Gratidão minha Mãe por me ensinar a Amar a UDV e trabalhar com amor e por amor. Deus lhe abençoe e lhe guarde hoje e sempre.

    Responder
  13. Clayton Leite Padilha
    Clayton Leite Padilha says:

    Feliz reconhecimento, a senhora pra mim é um exemplo de conselheira, mãe e amiga. Agradeço por tudo que já fez e faz por nós. Seja feliz com saúde e continue com esse amor à obra.

    Responder
  14. Rogério Elias
    Rogério Elias says:

    Querida amiga, paciente e conselheira Silvinha. Uma honra ter sua amizade! Sempre boa conversa, boas risadas e conselhos. Desejo que se encontre a cada dia com o poder da sua mente para que sua vida seja de crescimento e evolução. Felicidade!

    Responder
  15. Ana Georgina
    Ana Georgina says:

    Feliz aniversário C. Silvinha! Ler essas merecidas e inspiradas palavras em homenagem à Sra. pelo seu natalício e por sua bonita trajetória de caianinha, me alegrou. A conheci aqui em Fortaleza em um período que vinha com frequência por aqui com sua família e a Sra. deixou registrado em mim esse sentimento de admiração por ser uma mulher forte, de boa disposição em estar presente de coração e com o coração no Núcleo que chega, que transmite amor e alegria por onde passa. Que sejas feliz junto a sua família!! Saúde e o símbolo da União em seu viver!

    Responder
  16. Luciana Barros Herculino Leite
    Luciana Barros Herculino Leite says:

    Que alegria encontrar a senhora nessa caminhada , gratidão por tudo que senhora continue sempre a nos inspirar com a disposição e amor que trabalha pela obra do Mestre.

    Responder
  17. Yara Alexandrino
    Yara Alexandrino says:

    Tia Silvinha, como carinhosamente a chamo, uma jovem senhora que me cativou e se tornou uma amiga do coração!
    Ela que é muito bem-humorada, presente na vida daqueles que ama, que traz consigo palavras de motivação e um abraço acolhedor… desejamos que a senhora tenha cada vez mais saúde, paz e que o amor do nosso Divino Mestre seja a sua fortaleza! Felicidades

    Responder
  18. Silvia da Silva Miranda
    Silvia da Silva Miranda says:

    Que belo exemplo de vida a ser seguido, uma inspiração pra mim que estou chegando agora no corpo do Conselho, pra um dia ser uma conselheira assim, acolhedora, carinhosa, espalhando amor pra as pessoas e assim também auxiliando o Mestre Gabriel na missão!

    Gratidão…

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *