UDV lança vídeo do trabalho de plantio no Havaí

| 25 Maio, 2020

O Blog da UDV publica hoje vídeo que mostra o trabalho do Departamento de Plantio e Meio Ambiente na Ilha de Maui (Havaí), nos Estados Unidos. Coordenado pela Distribuição Autorizada de Vegetal de Maui, o plantio de Mariri e Chacrona no Havaí tem como objetivo atender os Núcleos da 1ª Região da América do Norte (Estados Unidos e Canadá). No local, também está sendo realizada a implantação de sistemas de agrofloresta.

Assista ao vídeo:

A pedido do Blog, o Coordenador Regional do Departamento de Memória e Comunicação da 1ª Região da América do Norte, Arminio Adolfo de Pontes e Sousa Junior*, escreveu o texto abaixo no qual expressa o seu sentimento a respeito desse trabalho:

Plantio no Havaí

Adquirido em 2011, na ilha de Maui, no estado do Havaí, por Mestre Jeffrey e Conselheira Stace Bronfman, as terras onde já existam Mariri e Chacrona plantados por pessoas que conheceram o Vegetal no Peru e tiveram a inspiração de trazer e plantar as plantas sagradas nas terras dessa ilha.

Após a doação do terreno para o Centro, ficou aprovada a criação da Distribuição Autorizada do Havaí, em 2014, pelo então Mestre Geral Representante, Mestre Francisco Herculano, com a apoio da Diretoria Geral e da então 1ª Região do Estados Unidos. A DAV está localizada no mesmo terreno onde hoje existe o Plantio de Mariri e Chacrona.

Surgindo a necessidade de acompanhamento e desenvolvimento do Plantio, estabeleceu-se um plano de trabalho, onde irmãos dos diversos Núcleos e DAVs da Região realizaram mutirões de Plantio e a preparação daquela área.

Com o desenvolvimento dos trabalhos no terreno, viu-se que podíamos preparar o Vegetal ali mesmo. Então, em janeiro de 2015, com a participação dos membros da Direção da Região e tendo como Mestre do Preparo o M. Edson Lodi, foram preparados os primeiros litros de Vegetal pela União do Vegetal em território norte-americano. Ainda nessa oportunidade, com a presença da Conselheira Suely Carvalho e do Mestre Elmano Carvalho, fez-se a inauguração do Plantio, cujo nome foi dado em homenagem ao Mestre Florêncio, que entre muitos, também deu a mão aos irmãos desta Região desde o início dos trabalhos da União do Vegetal nos Estados Unidos. Assim sendo, o Plantio recebeu o nome de “Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho – Amor de Nós”.

E os trabalhos de expansão e cuidados com o Plantio continuam com o acompanhamento do Conselheiro Maurício Hoffman, que tem auxiliado a desenvolver a agrofloresta nesta área.

Anualmente acontecem os encontros do mutirão de Plantio com a presença de irmãos que viajam para Maui e trabalham durante uma semana plantando, desenvolvendo a floresta e cuidando de nosso tesouro.

O Plantio do Amor

Nosso Grande Mestre Gabriel encontrou na floresta um tesouro de valor e, com a força do amor, nos cativou e nos guiou. Vem ensinando que o cultivo desta flor trará a colheita ao lavrador que adiante saberá que, do suor que derramou, brotará o fruto do que plantou.

Aos seus discípulos cativou, entregando a eles um valor, do talento desse senhor. Há aqueles que ensinam e cativam, mas todos fazendo como naquele ensino – onde plantando colheremos o fruto doce do amor. E por isso, nosso amigo, o homem de sorriso, com a força desse ensino, cativou a motivação em seus discípulos, como de filhos que plantam sorrindo com a alegria de menino vendo o Chacronal se expandindo. Põe-se a terra a lavrar, põe-se o Mariri a plantar pelos encantos do tesouro é que nosso povo vive a sorrir e a cantar.

O saudoso e amigo Mestre Florêncio, em seu barquinho a navegar, pôs seus discípulos a motivar e a plantar. O Chacronal se expandindo junto ao florestal onde veio surgindo o cipó maestral, que cresce e floresce no plantio do amor no meio do florestal.

Em meio à plantação, os irmãos dão as mãos para expandir esse tesouro que conduz a salvação. Dos discípulos, um cantou: “Entre a rosa e o espinho, o cuidado da mão que colhe” (Mestre Roberto Evangelista), este é o Haicai do nosso irmão e querido amigo, o “Ruberto” que evangelizou.

O tesouro traz a clareza para ver, com certeza, o plantio desta beleza no reinado da natureza. O Mariri com sua grandeza, traz a força da firmeza e a Chacrona, com sua fineza, mostra sua beleza no meio da natureza – o caminho da realeza.

Em meio ao Pacífico, onde a ilha de Maui mostra seu esplendor, o tesouro se revelou, surgindo a força do plantar vinda do nosso amigo encantador. E com esta energia, um deles idealizou, e o povo logo viu, alegrou e aprovou, revelando o nome desse Plantio, “Florêncio Siqueira de Carvalho – Amor de Nós”, e assim realizou.

Por isso, convido você amigo, a vir apreciar comigo o trabalho que aqui iniciou e com o tempo expandiu e hoje já florou.

Com muita alegria, repito o que o Mestre Florêncio dizia: “Desejo mil felicidades a todos vocês e suas famílias”.

Vão com Deus e alegria, na certeza de que um dia o seu plantio florescerá e viverás em harmonia.

*Arminio Adolfo de Pontes e Sousa Junior é Coordenador Regional do DMC da 1ª Região da América do Norte e integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Sagrada União (Irving, Texas-Estados Unidos).

10 respostas
  1. Stefani
    Stefani says:

    Belíssimo trabalho da equipe do plantio e também do DMC por registrar tão belos momentos. Fico feliz de ver a Obra do Mestre cruzando fronteiras.

    Responder
  2. Gário Florêncio de Carvalho
    Gário Florêncio de Carvalho says:

    Gostei muito de ver a simplicidade e dedicação dos trabalhos de plantio de Mariri e Chacrona. A dedicação por cada centímetro quadrado trabalhado com muito carinho para fixação e nutrição bioquímica de nossas plantas sagradas e especial pelo claro trabalho de luz direcionada às plantas e a nós, através do principal alimento que impulsiona todo esse investimento de capital humano: O Amor de Nós pra todos Vós.

    Na qualidade de um discipulo do Mestre Florêncio que a mim confiou os primeiros trabalhos de Plantio de Mariri e Chacrona, onde desempenhei meus primeiros trabalhos de importância pra mim, organizando as primeiras equipes de plantio de Mariri e Chacrona sob a Supervisão do Mestre Florêncio, fiquei bem feliz ao ver a semente semeada e dando seus primeiros frutos, na administração desta equipe tão dedicada, onde cada irmão derrama seu suor em prol deste trabalho sagrado e de visão futura, tal como o Mestre Jeffrey destacou em suas palavras.

    Interessante que enquanto assistia ao documentário, imaginei como se estivesse também lá e na verdade está mesmo muito perto.

    Parabéns à todos que participaram deste trabalho de cultivo e de cativar também, pra que assim a UDV chegue aos irmãos que hoje estão e os que vêm fazer parte deste caminho de Luz.

    Finalizando, quero destacar uma frase e ao mesmo tempo desejando a todos envolvidos neste trabalho: O passo verdadeiro que se pode dar na vida É criar no coração amor que dure toda Vida!

    Agradecimentos especiais ao Mestre Jeffrey, Mestre Florêncio, Mestre Pedro.

    Responder
  3. Ozi Antonio correia miraes
    Ozi Antonio correia miraes says:

    Gostei do trabalho de vocês aí, meus irmãos. O C. Arminio Filho conheço lá do N. Princesa Sama. Desde menino interessado nas coisas da UDV. O M. Jeffrey conheci em um preparo no N. Caupuri. Parabéns pelo trabalho ve amos em frente levantar a Bandeira da PAZ.LUZ PAZ AMOR.

    Responder
  4. Geylker Carvalho
    Geylker Carvalho says:

    Parabéns ao M. Jeffrey e à todos os envolvidos nesse lindo trabalho de Amor e dedicação.
    Com certeza M. Florêncio está muito feliz. Pois foi e é um dos precursores e principais incentivadores do plantio de nossas Plantas Sagradas na UDV. Que o Amor de Nós permaneça sempre! Aloha!
    Luz, Paz e Amor

    Responder
  5. Lita Passos
    Lita Passos says:

    Como é bom perceber o amor de nós no trabalho de equipe do plantio, o amor de nós nos registros do DMC, o amor de nós na expressão de cada um dos irmãos, o amor de nós no trabalho plantado por Mestre Florêncio, o amor de nós do nosso grande Mestre Gabriel conduzindo a expansão do vegetal na terra.

    Responder
  6. Arminio Jr
    Arminio Jr says:

    Amigos(as),

    Quero inteirar algo que realmente deixamos passar nesse vídeo.
    Quero reconhecer também o valoroso trabalho do M. Reinaldo Pereira, Núcleo Lupunamanta, SP (3a Região).
    M. Reinaldo é o atual Diretor do DPMA na UDV e tem feito acompanhamentos e auxiliado na organização dos trabalhos do DPMA na UDV e na 1a Região da América do Norte também.
    Agradecemos seu trabalho e dedicação a este importante departamento.
    Como bem disse o M. Manoel Nogueira quanto então Mestre Geral Representante, “O Departamento do Plantio é o Departamento mais importante da União do Vegetal”, possivelmente na década de 80 e 90.
    Sabemos que todos o departamentos são de fundamental importância ao Centro contudo temos esse que podemos ter em nosso coração como o que dá a base a todos os outros.

    Fraternalmente,

    Arminio Jr
    Coordenador Regional do DMC
    1a Região da América do Norte

    Responder
  7. Angela Martins
    Angela Martins says:

    Fiquei emocionada ao assistir esse vídeo. Tenho uma grande conexão com Maui e a minha chegada na União.
    Parabéns a todos que trabalham por essa Sagrada União do Vegetal. Que homenagem linda e justa ao saudoso Mestre Florêncio.
    Que bonito o trabalho da União dos irmãos brasileiros e americanos. Que o Mestre Gabriel se faça sempre presente entre nós nos brindando com a sua Força e com a sua Luz.
    Viva a União do Vegetal. Salve Mestre Gabriel. Eterna Gratidão pelo seu Grande Amor por nós.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *