UDV lança vídeo do trabalho de plantio no Havaí

| 25 Maio, 2020

O Blog da UDV publica hoje vídeo que mostra o trabalho do Departamento de Plantio e Meio Ambiente na Ilha de Maui (Havaí), nos Estados Unidos. Coordenado pela Distribuição Autorizada de Vegetal de Maui, o plantio de Mariri e Chacrona no Havaí tem como objetivo atender os Núcleos da 1ª Região da América do Norte (Estados Unidos e Canadá). No local, também está sendo realizada a implantação de sistemas de agrofloresta.

Assista ao vídeo:

A pedido do Blog, o Coordenador Regional do Departamento de Memória e Comunicação da 1ª Região da América do Norte, Arminio Adolfo de Pontes e Sousa Junior*, escreveu o texto abaixo no qual expressa o seu sentimento a respeito desse trabalho:

Plantio no Havaí

Adquirido em 2011, na ilha de Maui, no estado do Havaí, por Mestre Jeffrey e Conselheira Stace Bronfman, as terras onde já existam Mariri e Chacrona plantados por pessoas que conheceram o Vegetal no Peru e tiveram a inspiração de trazer e plantar as plantas sagradas nas terras dessa ilha.

Após a doação do terreno para o Centro, ficou aprovada a criação da Distribuição Autorizada do Havaí, em 2014, pelo então Mestre Geral Representante, Mestre Francisco Herculano, com a apoio da Diretoria Geral e da então 1ª Região do Estados Unidos. A DAV está localizada no mesmo terreno onde hoje existe o Plantio de Mariri e Chacrona.

Surgindo a necessidade de acompanhamento e desenvolvimento do Plantio, estabeleceu-se um plano de trabalho, onde irmãos dos diversos Núcleos e DAVs da Região realizaram mutirões de Plantio e a preparação daquela área.

Com o desenvolvimento dos trabalhos no terreno, viu-se que podíamos preparar o Vegetal ali mesmo. Então, em janeiro de 2015, com a participação dos membros da Direção da Região e tendo como Mestre do Preparo o M. Edson Lodi, foram preparados os primeiros litros de Vegetal pela União do Vegetal em território norte-americano. Ainda nessa oportunidade, com a presença da Conselheira Suely Carvalho e do Mestre Elmano Carvalho, fez-se a inauguração do Plantio, cujo nome foi dado em homenagem ao Mestre Florêncio, que entre muitos, também deu a mão aos irmãos desta Região desde o início dos trabalhos da União do Vegetal nos Estados Unidos. Assim sendo, o Plantio recebeu o nome de “Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho – Amor de Nós”.

E os trabalhos de expansão e cuidados com o Plantio continuam com o acompanhamento do Conselheiro Maurício Hoffman, que tem auxiliado a desenvolver a agrofloresta nesta área.

Anualmente acontecem os encontros do mutirão de Plantio com a presença de irmãos que viajam para Maui e trabalham durante uma semana plantando, desenvolvendo a floresta e cuidando de nosso tesouro.

O Plantio do Amor

Nosso Grande Mestre Gabriel encontrou na floresta um tesouro de valor e, com a força do amor, nos cativou e nos guiou. Vem ensinando que o cultivo desta flor trará a colheita ao lavrador que adiante saberá que, do suor que derramou, brotará o fruto do que plantou.

Aos seus discípulos cativou, entregando a eles um valor, do talento desse senhor. Há aqueles que ensinam e cativam, mas todos fazendo como naquele ensino – onde plantando colheremos o fruto doce do amor. E por isso, nosso amigo, o homem de sorriso, com a força desse ensino, cativou a motivação em seus discípulos, como de filhos que plantam sorrindo com a alegria de menino vendo o Chacronal se expandindo. Põe-se a terra a lavrar, põe-se o Mariri a plantar pelos encantos do tesouro é que nosso povo vive a sorrir e a cantar.

O saudoso e amigo Mestre Florêncio, em seu barquinho a navegar, pôs seus discípulos a motivar e a plantar. O Chacronal se expandindo junto ao florestal onde veio surgindo o cipó maestral, que cresce e floresce no plantio do amor no meio do florestal.

Em meio à plantação, os irmãos dão as mãos para expandir esse tesouro que conduz a salvação. Dos discípulos, um cantou: “Entre a rosa e o espinho, o cuidado da mão que colhe” (Mestre Roberto Evangelista), este é o Haicai do nosso irmão e querido amigo, o “Ruberto” que evangelizou.

O tesouro traz a clareza para ver, com certeza, o plantio desta beleza no reinado da natureza. O Mariri com sua grandeza, traz a força da firmeza e a Chacrona, com sua fineza, mostra sua beleza no meio da natureza – o caminho da realeza.

Em meio ao Pacífico, onde a ilha de Maui mostra seu esplendor, o tesouro se revelou, surgindo a força do plantar vinda do nosso amigo encantador. E com esta energia, um deles idealizou, e o povo logo viu, alegrou e aprovou, revelando o nome desse Plantio, “Florêncio Siqueira de Carvalho – Amor de Nós”, e assim realizou.

Por isso, convido você amigo, a vir apreciar comigo o trabalho que aqui iniciou e com o tempo expandiu e hoje já florou.

Com muita alegria, repito o que o Mestre Florêncio dizia: “Desejo mil felicidades a todos vocês e suas famílias”.

Vão com Deus e alegria, na certeza de que um dia o seu plantio florescerá e viverás em harmonia.

*Arminio Adolfo de Pontes e Sousa Junior é Coordenador Regional do DMC da 1ª Região da América do Norte e integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Sagrada União (Irving, Texas-Estados Unidos).

9 respostas
  1. Stefani
    Stefani says:

    Belíssimo trabalho da equipe do plantio e também do DMC por registrar tão belos momentos. Fico feliz de ver a Obra do Mestre cruzando fronteiras.

    Responder
  2. Gário Florêncio de Carvalho
    Gário Florêncio de Carvalho says:

    Gostei muito de ver a simplicidade e dedicação dos trabalhos de plantio de Mariri e Chacrona. A dedicação por cada centímetro quadrado trabalhado com muito carinho para fixação e nutrição bioquímica de nossas plantas sagradas e especial pelo claro trabalho de luz direcionada às plantas e a nós, através do principal alimento que impulsiona todo esse investimento de capital humano: O Amor de Nós pra todos Vós.

    Na qualidade de um discipulo do Mestre Florêncio que a mim confiou os primeiros trabalhos de Plantio de Mariri e Chacrona, onde desempenhei meus primeiros trabalhos de importância pra mim, organizando as primeiras equipes de plantio de Mariri e Chacrona sob a Supervisão do Mestre Florêncio, fiquei bem feliz ao ver a semente semeada e dando seus primeiros frutos, na administração desta equipe tão dedicada, onde cada irmão derrama seu suor em prol deste trabalho sagrado e de visão futura, tal como o Mestre Jeffrey destacou em suas palavras.

    Interessante que enquanto assistia ao documentário, imaginei como se estivesse também lá e na verdade está mesmo muito perto.

    Parabéns à todos que participaram deste trabalho de cultivo e de cativar também, pra que assim a UDV chegue aos irmãos que hoje estão e os que vêm fazer parte deste caminho de Luz.

    Finalizando, quero destacar uma frase e ao mesmo tempo desejando a todos envolvidos neste trabalho: O passo verdadeiro que se pode dar na vida É criar no coração amor que dure toda Vida!

    Agradecimentos especiais ao Mestre Jeffrey, Mestre Florêncio, Mestre Pedro.

    Responder
  3. Ozi Antonio correia miraes
    Ozi Antonio correia miraes says:

    Gostei do trabalho de vocês aí, meus irmãos. O C. Arminio Filho conheço lá do N. Princesa Sama. Desde menino interessado nas coisas da UDV. O M. Jeffrey conheci em um preparo no N. Caupuri. Parabéns pelo trabalho ve amos em frente levantar a Bandeira da PAZ.LUZ PAZ AMOR.

    Responder
  4. Geylker Carvalho
    Geylker Carvalho says:

    Parabéns ao M. Jeffrey e à todos os envolvidos nesse lindo trabalho de Amor e dedicação.
    Com certeza M. Florêncio está muito feliz. Pois foi e é um dos precursores e principais incentivadores do plantio de nossas Plantas Sagradas na UDV. Que o Amor de Nós permaneça sempre! Aloha!
    Luz, Paz e Amor

    Responder
  5. Lita Passos
    Lita Passos says:

    Como é bom perceber o amor de nós no trabalho de equipe do plantio, o amor de nós nos registros do DMC, o amor de nós na expressão de cada um dos irmãos, o amor de nós no trabalho plantado por Mestre Florêncio, o amor de nós do nosso grande Mestre Gabriel conduzindo a expansão do vegetal na terra.

    Responder
  6. Arminio Jr
    Arminio Jr says:

    Amigos(as),

    Quero inteirar algo que realmente deixamos passar nesse vídeo.
    Quero reconhecer também o valoroso trabalho do M. Reinaldo Pereira, Núcleo Lupunamanta, SP (3a Região).
    M. Reinaldo é o atual Diretor do DPMA na UDV e tem feito acompanhamentos e auxiliado na organização dos trabalhos do DPMA na UDV e na 1a Região da América do Norte também.
    Agradecemos seu trabalho e dedicação a este importante departamento.
    Como bem disse o M. Manoel Nogueira quanto então Mestre Geral Representante, “O Departamento do Plantio é o Departamento mais importante da União do Vegetal”, possivelmente na década de 80 e 90.
    Sabemos que todos o departamentos são de fundamental importância ao Centro contudo temos esse que podemos ter em nosso coração como o que dá a base a todos os outros.

    Fraternalmente,

    Arminio Jr
    Coordenador Regional do DMC
    1a Região da América do Norte

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *