A música no tempo do Mestre Gabriel é tema de documentário da UDV
| 13 Outubro, 2022
Diro Oliveira*
O menino José Gabriel da Costa já cantarolava cantigas nas novenas com sua família no sertão da Bahia, e lançava versos no ar, amarrando frases ao vento, no ritmo das rimas que fazia. A música sempre o acompanhou, e já no seringal, no início dos trabalhos da União do Vegetal, na solidão da Floresta Amazônica, junto com sua fiel esposa e ainda com poucos filhos, tinha no canto dos pássaros a companhia da música da natureza, onde o som das águas parecia correr como notas numa constante harmonia. O vento nas copas das gigantes castanheiras regia aquela grande orquestra, ao leve bailar das folhas caindo, parecendo querer dançar ao som daquela encantadora canção.
Mas foi no cantar de suas chamadas, verdadeiros poemas, que o som de uma melodia musical chegou com um teor de espiritualidade mais profundo, de uma construção melódica capaz de tocar o mais íntimo sentimento de um coração em busca do encontro e do conforto da paz.
Inspirado no livro Cantiga de Viola, de autoria do Mestre Edson Lodi, o Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal produziu o documentário “A Música no Tempo do Mestre”. O filme aborda a origem do uso de músicas no Salão do Vegetal, a forma como o Mestre Gabriel as utilizava nas administrações das Sessões e de Preparos de Vegetal, e acontecimentos que marcaram a história da UDV tendo a música como um dos seus principais elementos.
Assista ao vídeo
–
Realizado em parceria com o Núcleo Vitória, da 4ª Região (Bahia e Sergipe), o documentário foi produzido para oferecer aos sócios da União do Vegetal mais um conteúdo de qualidade, neste momento em que as Sessões e atividades do Centro estão temporariamente suspensas.
Sem querer esgotar o assunto, e já sabendo que há um leque infinito de possibilidades para tratar deste mesmo tema, “A Música no Tempo do Mestre” é uma homenagem do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal a todos os artistas da UDV, estes poetas que com sua arte e talento já contribuíram, e continuam a contribuir, com tantas ações em prol da nossa instituição.
Prestamos também neste filme uma sincera homenagem ao Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, que teve uma importante participação para que a música começasse a ser utilizada no Salão do Vegetal. Com a missão de iniciar os trabalhos da UDV no Estado do Amazonas, Mestre Florêncio vivenciou momentos marcantes com o Mestre Gabriel, ensinando a arte do cativar e do ser cativado nas visitas que fazia à irmandade de Manaus. E nessa relação de amizade entre os dois, a música tornou-se, muitas vezes, a expressão do afeto que eles demonstravam um pelo outro.
Em meio àquela casinha de caboclo, a pequena vitrola Belair do Mestre Gabriel fez ecoar muito mais que o simples som das canções dos artistas que estavam naqueles discos. Tocou em nós gotas singelas de seu amor em mais uma das infinitas maneiras de ouvir o cantar deste nosso Mestre em nosso coração.
*Diro Oliveira é diretor do Departamento de Memória e Comunicação da UDV e integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Vitória (Vitória da Conquista-BA).
Leia também: A música como instrumento do Mestre Gabriel
*publicado anteriormente em 19 de abril de 2020.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito bom. Só senti falta de Pedro Hoisel e Cris Diniz dentre os intérpretes.
Belíssimo trabalho. Parabéns a todos os envolvidos por esse presente!
Gostei da pesquisa. Muito bom saber dos detalhes.
Grata pelo video com as músicas da época do Mestre, assim eu pude conhecê-lo melhor e ter uma admiração ainda maior, e sentir o quanto ele era uma pessoa querida e amável.
A música tem asas que nos faz buscar na memória momentos preciosos, podendo assim, refletir para transformar.
Parabéns, irmãos queridos, pela produção desse vídeo.
Parabéns, meus irmãos, a todos os envolvidos nessa produção!
Excelente resultado e pesquisa. Gravando com um elemento especial, “o que temos para hoje” (em tempos de Pandemia e muita gente tendo que ficar recluso em suas casas), a equipe conseguiu criar um vídeo rico, alegre, bonito e que encheu o meu coração do calor da música do Tempo do Mestre… “s(c)ertão”
Muito bom!
Gratidão.
Muito bom este destaque pra música neste momento de tristeza pelo sofrimento da humanidade.
Vem alegrar nossos corações e fortalecer nossa esperança em dias melhores!
Que o Mestre continue amparando seus discípulos!
Amém
Ainda bem que temos esse grande navio para que possamos atravessar essa tempestade em segurança. Que alegria eu sinto pela bondade de Deus!
Uma obra prima para nossos estudos e pesquisas. Nosso DMC, se aprimora a cada trabalho feito. Arte com qualidade, não perdendo a simplicidade deixada pelo nosso Mestre. Que possamos aproveitar bem para nossa formação.
Julio Cesar T S Junior – DMC 12 Região
Meu coração transborda de alegria ao constatar a simplicidade e a beleza das músicas que o nosso grande Mestre escolheu para o auxiliar no cumprimento de sua missão e no bem estar dos sócios da UDV. Gratidão..