Projeto Meliponicultura Novo Encanto

| 22 Novembro, 2023

Adriana Castro*

A polinização realizada pelas abelhas é um serviço ecossistêmico de vital importância para a preservação dos remanescentes de floresta e para o bem-estar da humanidade. Trata-se da transferência de pólen entre flores, garantindo a fecundação cruzada destas, promovendo variabilidade genética, preservação da biodiversidade nas florestas e áreas remanescentes, assim como trabalhando a saúde e o equilíbrio de plantações. Assim, a meliponicultura, criação racional de abelhas sem ferrão, é uma ação socioambiental que vem sendo implantada pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (NE) em diversas regiões, por estar associada à polinização dos remanescentes de vegetação nativa, assim como ao incremento na renda de comunidades tradicionais.

Mediante o reconhecimento da importância dos serviços ecossistêmicos prestados pelas abelhas, a Associação Novo Encanto vem incentivando esta prática, apoiando a implantação de meliponários, qualificações e desenvolvimentos associados dentro desta temática, buscando contribuir com a manutenção da nossa vegetação nativa. A implantação de meliponários é também um incremento à renda da associação em cada Núcleo por meio da venda de mel e demais produtos das abelhas, como própolis e pólen, possibilitando assim a ampliação de nossas ações internas e com expansão para comunidades circunvizinhas.

O Projeto Meliponicultura teve início há aproximadamente dez anos no município de Camaçari, Bahia, onde a Novo Encanto possui um meliponário escola para desenvolvimento de suas ações. Em 2021 o projeto passou a ser desenvolvido nacionalmente, trabalhando na sensibilização e ampliação da prática, realizando qualificações e vivências sobre a biologia, o comportamento e o manejo das abelhas sem ferrão, encantando as irmandades de Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal em todos os estados brasileiros.

Ampliação do projeto

A meliponicultura vem contribuindo com a sensibilização por meio do encantamento, aproximando as pessoas de ambientes naturais com práticas consideradas terapêuticas, reconhecendo a superioridade da Natureza Divina e tendo a ecologia espiritual como um caminho para o despertar.

No início do ano de 2021, a Novo Encanto iniciou o desenvolvimento de folhetos e cartilhas que visam ampliar o conhecimento a respeito de meliponicultura, orientando sobre boas práticas e direcionamentos importantes para quem está iniciando a implantação de um meliponário. Alguns dos folhetos já veiculados pela NE trazem informações sobre como construir sua caixa racional, espécies mais criadas em cada região e avaliação do ambiente mais apropriado para a implantação de meliponários.

No ano seguinte, além da ampliação da prática da meliponicultura em Núcleos e DAVs, a Novo Encanto proporcionou a qualificação em dois módulos: básico e avançado, para seus monitores da 4ª Região (Estado da Bahia, Aracaju/SE e Almenara/MG) e para representantes de comunidades tradicionais da região do litoral norte do Estado da Bahia, como quilombolas, indígenas, marisqueiras, pescadores, artesãos e trabalhadores rurais.

Na ocasião, os membros das comunidades foram contemplados com uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão uruçu-nordestina (Melipona scutellaris) e mais uma caixa racional para a primeira multiplicação da colmeia, garantindo a ampliação do projeto, com foco em atendimento de aproximadamente 70 famílias, auxiliando no incremento da renda.

Logomarca do Projeto

Em 20 de maio de 2023, Dia Mundial das Abelhas, a associação comemorou com o lançamento da logomarca do Projeto Meliponicultura Novo Encanto Nacional, fruto do concurso desenvolvido entre seus associados. O concurso registrou o recebimento de 21 propostas, cuidadosamente estudadas pela equipe avaliadora, sendo a logomarca ganhadora de autoria do Allan Castro, filiado ao Núcleo Castelo de Marfim, Santarém-PA. Os segundo e terceiro lugares ficaram para Daniel de A. Costa, Núcleo Fortaleza, Fortaleza-CE, e Gustavo Athayde, Núcleo Rosa das Campinas, Mucugê-BA.

Entre os prêmios desse concurso estão a entrega de colmeia de abelhas sem ferrão nativas da região dos ganhadores, kits com produtos das abelhas e camisas estampadas com a logomarca ganhadora.

O Presidente da Associação Novo Encanto, Thiago Beraldo**, registra sua felicidade pelo desenvolvimento do projeto e pela importância deste: “Reconhecendo que a diversidade de abelhas e seus serviços ecossistêmicos são parte importante do equilíbrio socioambiental, estamos expandindo gradativamente nossas ações dentro da meliponicultura, desenvolvendo projetos direcionados à sensibilização da temática e ampliação da prática nas diversas regiões de atuação”.

Em continuidade, registramos algumas metas, ainda em execução para os próximos anos, como a ampla divulgação da logomarca e a implantação de meliponários nas Unidades Demonstrativas de Sistemas Agroflorestais (UDs) em desenvolvimento em cada região da nossa instituição, assim como a continuidade de todo apoio para sensibilização e implantação de meliponários nestas.

Adriana Castro

*Adriana Castro é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Estrela da Manhã (Camaçari-BA).

**Thiago Beraldo é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Príncipe Teceu (Brasília-DF).

2 respostas
  1. Auzeni
    Auzeni says:

    Felicidades, lindo trabajo desejo prosperidad a toda hermandad por esta iniciativa tan necesaria y importante, gratidao por vuestro tiempo, trabajo y por compartir.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *