Conselheira Lacy, quatro décadas no Corpo do Conselho da UDV inspirando pessoas a seguir o caminho com fieldade

| 29 Novembro, 2023

Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer*

Lacy Valente Vila dos Santos, nossa querida Conselheira Lacy, chegou ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em novembro de 1981 e foi convocada para o Corpo do Conselho em dezembro de 1982, naquele momento tinha 40 anos de idade. Chegou com poucos meses ao Corpo do Conselho e honrou esse lugar com suavidade, e disposição em servir. Essa nobre senhora foi Conselheira, sócia fundadora de Núcleo, amiga de muitos, esposa, mãe, devota do Mestre Gabriel, adicionando uma delicada colaboração ao engrandecimento da obra do Mestre. Nossa querida amiga Lacy é uma das joias da 3ª Região da UDV e sua memória ficará no coração das pessoas que conviveram com ela.

Trazia dentro de si uma história de vida repleta de determinação, com um zelo pelo seu bom nome e com vitórias para compartilhar, passou a infância na sua cidade natal, Santa Cruz do Sul/RS. Gaúcha, com aparência delicada – quase frágil – coração generoso, uma pessoa tenaz. Determinada a conhecer os ensinos do Divino Mestre e trazê-los para o seu coração e sua vida. Estudiosa, se preparou para a vida profissional e espiritual com o mesmo afinco e com bons resultados. Formou-se engenheira elétrica, numa época em que uma mulher com essa formação ainda era incomum, atuou décadas na área de informática no setor bancário, com dedicação e prosperidade.

Ser mãe era um sonho muito acalentado por ela e o realizou com a chegada, em 1986, da sua filha tão amada, Nalissa Valente Vila Dos Santos Quiozini, que lhe deu lindos netos, João Valente, Mariana e Olívia, juntamente com seu esposo, Caio Quiozini.

Pessoa amiga e próxima do saudoso Mestre Paixão. Lembro aqui uma situação marcante, em que a Conselheira Lacy esteve no Peru, nos anos 80, com o Mestre Paixão que adoeceu seriamente devido ao clima da região e às suas condições frágeis de saúde. Lacy desistiu da seguir viagem e, juntamente com o Dr. Glacus Souza Brito (Mestre Glacus), manteve-se junto ao amigo até o retorno seguro do Mestre Paixão ao Brasil.

Esteve por mais de quatro décadas ocupando continuamente, com fieldade, seu lugar no Corpo do Conselho nos Núcleos em que foi sócia (Samaúma, São João Batista, Menino Galante e Grande Ventura). Manteve ao longo da sua vida, seu jeito suave de ser, um bálsamo para as pessoas que tiveram a honra de conhecê-la, dedicando-se a plantar amizades. Soube cativar crianças e jovens, tão especiais no seu coração. Ao longo da sua trajetória na UDV, desde a sua chegada, dedicou-lhes tempo, amizade e carinho.

Iniciou seu percurso no Núcleo Samaúma, em 1981. É sócia fundadora do Núcleo São João Batista (Mairiporã/SP – 3ª Região), onde esteve afiliada de 1988 a 2014 e trabalhou, juntamente com seu esposo e filha, Nalissa Valente, e os demais fundadores, para a implantação daquele Núcleo. Acompanhou seu esposo, Luis Antônio dos Santos, durante o período que ocupou a Representação no N. São João Batista, de 1997 a 1999. Foi filiada ao Núcleo Menino Galante e estava no Núcleo Grande Ventura no período final da sua jornada.

Foi segunda tesoureira, secretária de núcleo, secretária regional por duas vezes, responsável pela orientação espiritual de crianças e jovens, ocupou o lugar de Organ com carinho e esmero por diversas vezes, buscando ampliar a organização dos trabalhos, deixando lembranças especiais com as pessoas que com ela conviveram. Teve a oportunidade de contar a história da Hoasca em sessão, um momento precioso que ela guardava com muito zelo e carinho no seu coração.

Conselheira amiga e confiável, presente com a irmandade, com a guarda segura das palavras dos irmãos que lhe procuraram buscando conselho e conforto. Fiel aos princípios da União, com respeito às pessoas que buscavam por seus suas palavras e sua amizade. Quando uma pessoa se manifestava em sessão agradecendo pelos bons conselhos e apoio recebido nas travessias, a Conselheira Lacy, quase sempre, constava nas manifestações de reconhecimento; demonstrando para nós, mais recentes que ela no Corpo do Conselho, o significado do servir.

Aos 81 anos, fez a passagem em 25 setembro de 2023, no dia 19 de outubro inteiraria 82 anos.

Saudades, querida Conselheira Lacy!

Josilene

*Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer pertence ao Corpo do Conselho do Núcleo São João Batista (Mariporã/SP – 3ª Região)

19 respostas
  1. Pedro Tedeschi
    Pedro Tedeschi says:

    Lindo texto! Fica aqui meu reconhecimento à importância e ao carinho da C Lacy que, ao lado de seu esposo Luís Antônio me receberam, me orientaram e aconselharam por tantas vezes desde os anos 90.
    Que o Mestre continue abençoando a família dos senhores.

    Pedro Tedeschi

    Responder
  2. Juliana Batistela
    Juliana Batistela says:

    Amada amiga, presente na minha vida, na dos seus muitos amigos e na da irmandade. Pela sua ligação com o Mestre, está num bom lugar. Merecida homenagem a essa linda mulher, que já via as maravilhas de Deus aqui da Terra.

    Responder
  3. Leticia Storch
    Leticia Storch says:

    Madrinha e amiga tão querida. No coração, a saudade e a esperança do reencontro! Honra tê-la por perto na minha adolescência, sempre apoiando e incentivando o crescimento de todas as crianças, jovens e adultos. Uma pessoa de um grau espiritual ímpar, que demonstrava através da sua generosidade em se doar ao próximo. Que seja bem acolhida, você merece!

    Responder
    • Marisa Mendes Machado
      Marisa Mendes Machado says:

      Tocou meu coração este texto e a foto, de 1983, onde estou ao lado de minha querida amiga Conselheira Lacy. Ela me recebeu no Núcleo Samaúma, em 1982. Estivemos juntas em trabalhos da secretaria, da reedição da Consolidação das Leis do Centro e de outras frentes. Pra mim, um exemplo de eficiência com serenidade, sinceridade com gentileza. Sinto gratidão e saudades. Que o Mestre esteja sempre com ela e seus familiares.

      Responder
  4. Alzira Pereira
    Alzira Pereira says:

    Bonita homenagem, a querida Lacy
    Pessoa que vi chegar no Núcleo Samauma, acompanhei a trajetória,
    Madrinha do casamento dela com Luiz Antônio, Deus abençoe sempre.

    Responder
  5. Almir Nahas
    Almir Nahas says:

    Uma amiga leal, discreta e constante. Dedicada à sua família, seu trabalho e à irmandade. Em décadas de convivência, uma qualidade que me chamou a atenção nela: não a ouvi dizer uma palavra sequer que detratasse qualquer outra pessoa. Um entre tantos bons exemplos que guardo dessa pessoa. E foi com ela e seu esposo que participei das primeiras atividades na pré-historia da OE. Eles organizavam as atividades com as crianças que eram realizadas no Núcleo Samaúma nos início dos anos 80, e convidaram a mim e minha então namorada, Sissi, a auxilia-los. Colocavam os jovens para atendar as crianças, sob a responsabilidade deles. Uma das coisas que, ainda hoje, costumamos recomendar às equipes da OE. Apenas algumas das boas memórias que ela nos deixou, pra sempre!

    Responder
  6. Maria Celia
    Maria Celia says:

    Minha querida amiga a quem me abrandava o coração todas as vezes que eu necessitava. Uma lembrança acolhedora e apaziguadora para meu coração que o Mestre lhe abra o caminho de luz neste caminho de partida

    Responder
  7. Danilo Avalone
    Danilo Avalone says:

    Bonito texto. Só acrescentando que a C Lacy , foi uma pessoa muito importante no início do trabalho do (hoje) Núcleo Luz da Natureza , no outro lado do mundo (Austrália).
    Esteve presente em todas as sessões pelo tempo que morou aqui
    Uma pessoa boa que deixou muita saudades pelo lugar que passou

    Admiro a dedicação dela e o respeito e consideração que demonstrava pelo seu marido M Luíz Antônio

    LPA

    Responder
  8. José Orbino
    José Orbino says:

    Conselheira, Comadre, amiga não só em momentos tranquilos. Presença amorosa desde há muitas décadas em momentos bem significativos de minha vida: seu sorriso leve hoje irradia a partir de elevados planos imateriais.

    Responder
  9. Regina Castilho
    Regina Castilho says:

    Conheci Lacy no Banco onde trabalhamos, ela foi minha gerente por algum tempo. Profissional competente, respeitada por todos colegas, postura ética, firme e generosa. Ficamos amigas, recebi bons conselhos dela e de seu companheiro Luis Antônio. Trago em minha lembrança seu sorriso largo e braços abertos para um abraço! Saudades!! Tá combinado minha amiga, nos encontraremos nas próximas encarnações!!!

    Responder
  10. Cleusa de Andrade
    Cleusa de Andrade says:

    Amada amiga e madrinha, que me recebeu com amor de mãe, quando morei em SP. Em muitos momentos difíceis da minha vida, recebi a palavra amiga, o colo carinhoso e os conselhos sábios, me dando força e abrigo seguro. Que a virgem Maria recebendo essa mãezona na côrte celestial.
    Sou feliz por ter vivido pertinho dessa amada Conselheira Lacy.
    Justa e linda homenagem!!

    Responder
  11. Cleide Aparecida Felippe Gonçalves
    Cleide Aparecida Felippe Gonçalves says:

    Grande exemplo de pessoa, quando falava era com suavidade, amor, ternura. Comadre querida, o amor que tinha pelo seu companheiro era de se admirar, boa mãe, boa conselheira, sempre tinha algo para acrescentar em nossas vidas. Deixa saudades e muitas alegrias pelo seu convívio, com certeza está ao lado de Deus, de Maria e do Mestre Gabriel.

    Responder
  12. Maria Helena Iunes Mendonca
    Maria Helena Iunes Mendonca says:

    Querida Lacy, pessoa meiga, carinhosa, amável e que me cativou desde o 1º momento que a conheci.
    Me perguntava spr:” pq vc me ama?”(pq eu sempre dizia a ela do meu amor e carinho).
    Tinha sempre uma palavra amiga.
    Esse lindo texto. Descreve bem a pessoa querida que sempre foi. Sua bonita trajetória ficará gravada em minha memória e coração.
    Sou feliz por te-la conhecido e convivido com essa pessoa maravilhosa!

    Responder
  13. Fellipe Nascimento dos Santos
    Fellipe Nascimento dos Santos says:

    Que bom poder ler essas palavras registrando aqui no nosso blog a memória de pessoa tão especial!
    Pudemos, eu e minha esposa Patrícia, conviver um pouco com essa distinta senhora, período em que pôde nos surpreender com tamanha sensibilidade, partiu dela um belo conselho que nos auxiliou a vencer as dificuldades das compreensões alheias a respeito da UDV e assim nos mantermos nesta Sagrada Obra. Desta forma rendo gratidão a C. Lacy que fez a faz parte de nossa história.
    Um exemplo muito sábio que pude aprender também com essa amiga foi o zelo ao falar de minha companheira, sempre com respeito e amor, assim como a C. Lacy o fazia com seu esposo, nosso amigo Luís Antônio, pessoa igualmente especial e amiga.
    Que Deus a receba em uma de suas belas e iluminadas moradas, deixou saudades sinal de ter nos cativado!

    Responder
  14. Silvio Ignacio
    Silvio Ignacio says:

    Linda e justa homenagem querida conselheira Lacy
    Que alegria ter convivido com ela na 3ª Região.Trago no coração boas lembranças da 
pessoa amável, com um elevado grau espiritual e que sabia cativar.
Saudades.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *