Prática esportiva favorece as virtudes trabalhadas pela UDV

| 5 Outubro, 2023

E/D: Lucas Catta Preta, Thiago Luz e João Bispo.

Ainda jovem, José Gabriel da Costa destacou-se pela grande habilidade na arte da capoeira, um conhecimento que trouxe consigo e que aprimorou ao longo da vida. A boa saúde e o bom condicionamento físico são características que marcaram grande parte da vida do Mestre Gabriel. O Blog da UDV, pensando em abrir espaço para outros bons exemplos na atualidade, apresenta o artigo do irmão Lucas Catta Preta*, esportista, nutricionista e treinador de lutas, no qual ele fala um pouco da própria vivência e da vivência de outros irmãos, em que as práticas esportivas associadas ao uso do Vegetal vêm trazendo benefícios à saúde e lapidando virtudes.

Desde a Grécia antiga, a prática de esportes é considerada uma atividade nobre e que está relacionada a cultura, religião e a educação, além de possibilitar desenvolvimento físico e intelectual ao ser humano. Nos dias de hoje, a prática esportiva está presente entre pessoas que buscam saúde em diversos aspectos da vida.

Em minha trajetória de vida, o esporte chegou cedo. Quando criança, pratiquei uma ampla diversidade de modalidades. Dentre elas, encontrei-me nas artes marciais como Muay Thai, Jiu Jitsu, Wrestling e MMA. Tendo sido constante nestas, tornei-me faixa preta, campeão brasileiro de Wrestling.

Essas vitórias abriram portas de destaque nacional e internacional no meu trabalho profissional de nutricionista e de treinador. Por outro lado, desde a minha infância e durante todo esse processo de desenvolvimento, eu venho frequentando os Núcleos da UDV e venho comungando o Vegetal constantemente. São 24 anos praticando esportes, 20 dos quais comungando o Chá Hoasca.

Ao longo do meu crescimento, pude perceber como o esporte pode ser um meio seguro de autodesenvolvimento. Virtudes como disciplina, constância e respeito são exemplos do que pode ser aperfeiçoado através da prática esportiva. Poder de decisão, prontidão, foco e concentração, consciência corporal e inteligência emocional também são ferramentas que claramente podem ser desenvolvidas dentro de tatames, de quadras e de ambientes esportivos. Qualidades essas que reverberam não só em um físico saudável, mas em um estado de espírito mais positivo e equilibrado. Na União do Vegetal isso não é diferente.

A UDV é uma religião que tem por objetivo a evolução do ser humano no sentido de seu desenvolvimento espiritual e que trabalha pelo fortalecimento de virtudes morais, intelectuais e espirituais através do uso do Vegetal, sacramento que promove o efeito de concentração mental, ligando o indivíduo ao Superior. Por meio desse conjunto de fatores, promove autoconhecimento e condições favoráveis ao aprimoramento do indivíduo, seja no âmbito do esporte, do trabalho ou da família. Uma religião que, no cerne dela, nutre um dos pilares mais fundamentais da vida, a saúde espiritual.

Integrando esta grande Irmandade, temos numerosos exemplos de pessoas que fazem uso do Vegetal e que se destacam em pódios esportivos no Brasil e no exterior. Destaco alguns exemplos: João de Souza Bispo, sócio do Núcleo Sagrada Família, em Várzea Grande (MT), praticante de Karatê desde os 6 anos de idade, possui bastantes títulos nacionais. João foi campeão mundial de Karatê em 2022, na Eslovênia, tendo sido reconhecido neste mesmo evento como melhor atleta da categoria. Uma oportunidade que se fez possível também através do auxílio da Irmandade com uma “vaquinha”, entre os jovens, para auxiliá-lo a viajar e lutar pelo sonho dele.

Outro exemplo é Thiago Gonçalves da Luz, conhecido como Thiago Hulk, atleta de Powerlifting (levantamentos de pesos), sócio da UDV no Núcleo Mestre Manoel Bento, em Rolim de Moura (RO). Thiago foi tricampeão brasileiro (2019, 2020 e 2021), campeão sul-americano (2019) e campeão mundial (2021), em evento realizado na Polônia. Em 2023, ele conquistou o título de campeão e recordista Brasileiro em alguns movimentos dentro da modalidade esportiva que pratica.

Em uma entrevista, Thiago relata: “estar na União do Vegetal me fez focar e buscar evoluir mais no esporte, a burracheira me mostrou que eu posso ser melhor se me dedicar mais. E assim venho buscando dar o meu melhor nos treinos e competições, principalmente por poder mostrar aos meus irmãos que a prática de exercícios físicos também é um bem para a manutenção da saúde”.

Os exemplos citados demonstram, na prática, a palavra do Mestre Gabriel, que ensina que o Vegetal é comprovadamente inofensivo à saúde, e demonstram ainda que a vida de um sócio da União do Vegetal que tem uma rotina esportiva  favorece o virtuoso cultivo da saúde em seus amplos espectros: físico, mental, emocional e espiritual.

Lucas

*Lucas Catta Preta é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Hoasqueiro (Brasília-DF).

14 respostas
  1. Paulo Júnior
    Paulo Júnior says:

    Tenho o merecimento de ser amigo desses dois campeões João e Thiago !!!

    E além desses citados temos no N. Arvoredo 13º região o irmão Lucas e Felipe que são campeão mundial de jiu-jítsus!

    Responder
  2. Ana Lívia
    Ana Lívia says:

    Que legal essa matéria! Sou praticante de judô desde 7 anos. Cheguei na UDV com 27 anos e assim que vi a imagem do M Gabriel na parede, no salão me identifiquei com o espaço, achei familiar, pois no dojo temos também a imagem do Sensei Criador do judô. Tive facilidades em compreender muitas coisas na UDV, entre elas respeitar a hierarquia (os mais graduados) pois na filosofia das artes marciais isso é algo básico, tem muitos ensinos em comum. E foi através da UDV, por conselho de um mestre eu retornei a prática do judo, pois tinha parado aos 19 anos, após entrar na faculdade de direito. Hoje estou Socia no Nucleo Luz da Natureza, na Australia e sou professora de judô por aqui. Muito bom ter o esporte na vida das nossas crianças pois ele tira as crianças das telas e dá propósito as nossas vidas, seja pra ganhar uma medalha ou trocar de faixa e aprender a evoluir na modalidade, trazendo muitas vezes maturidade e boas amizades tambem, afastando os jovens das drogas e trazendo alegrias através de cada conquista que o esporte proporciona.

    Responder
  3. EMERSON LUIS DE SOUSA MACHADO
    EMERSON LUIS DE SOUSA MACHADO says:

    Bebo vegetal na UDV desde o final de 2008 l, quando cheguei, obeso, sedentário e com problemas de vício. Comecei a comungar o chá e por conselho de alguém da direção procurei a prática esportiva. Nunca mais parei. Corridas, Karatê, Muay Thay, pratico musculação regularmente e já corri 3 meias maratonas (21k) e ainda tenho o sonho de correira uma maratona inteira (42k) bebendo vegetal aliado à prática esportiva busco um envelhecimento saudável. 42 anos tô bem melhor do que quando tinha 22.

    Responder
  4. Pedro Djekic
    Pedro Djekic says:

    Bom ver esse tipo de incentivo por aqui! Associei-me na UDV em 2016, quando estava com 21 anos e cursando Educação Física. Duas coisas que formaram quem eu sou hoje: Esportes e esses últimos anos na UDV! Nosso corpo é um veículo incrível cujo nosso espírito se expressa e templo deste: importante as pessoas cada vez mais se conscientizarem dos benefícios integrais do esporte e da atividade física.

    Responder
  5. REARD MICHEL DOS SANTOS
    REARD MICHEL DOS SANTOS says:

    Parabéns Lucas pela sua trajetória de perseverança e dedicação na UDV e de desportista. Parabéns ao Blog da UDV pela matéria. Na condição de professor de Educação Física, também vejo no esporte um efetivo elemento da nossa cultura que traz benefícios essenciais para nossa vida. Atualmente cresce o entedimento em diversos setores da sociedade reconhecendo o potencial educativo do esporte, cabe destacar o fato histórico, onde o Comitê Olímpico em 2021 na Olimpíadas de Tóquio, em plena pandemia, aprova por unanimidade, a mudança do lema olímpico, que desde 1894, com o reinício das Olimpíadas da era moderna, permanecera: “Citius, Altius, Fortius”, que em Latim significa “mais rápido, mais alto, mais forte”. O novo lema olímpico passa a ser: Citius, Altius, Fortius – Communiter, traduzindo, “Mais rápido, Mais alto, Mais forte – Juntos”. A palavra juntos atribuída ao lema olímpico, sintonizada com os ensinos do Mestre Gabriel, pode significar um marco no potencial educativo do esporte. Vejo que esse novo lema traz as virtudes espirituais que tem como foco a solidariedade, mostrando que o trabalho colaborativo gera melhores resultados. Isto é, só é possível conseguir resultados expressivos no esporte e na vida juntos, com auxílio da família, amigos, professores, torcida e oponentes. É o esporte também nesse trabalho de construir uma Paz no mundo.

    Reard Michel dos Santos
    QM – Núcleo Coroa Divina – 9 região

    Responder
  6. Ericson do Carmo Ferreira
    Ericson do Carmo Ferreira says:

    Muito boa esta Matéria,
    E desejo que possa ser um grande incentivo a todas as pessoas a fazerem uma atividade física, seja ela qual for.
    Eu sou formado em capoeira em 1996 e em 1998 conheci o Jiu Jitsu e pratico até hoje, ando de Skate e jogo futebol.
    Os meus filhos estão sendo criados na união no núcleo Rei Divino, aonde eu sou sócio e pertencente ao CDC.
    A Yasmin filha pratica esporte desde criança e aos 11 anos começou a carreira dela no Jiu Jitsu, tem diversos campeonatos conquistados nacional e internacional
    Hoje aos 19 anos está na Califórnia na equipe ATOS HQ, treinando.
    O Yago filho treinava Jiu Jitsu desde os 5 anos de idade, porém este ano resolveu ser jogador de futebol, treina todos os dias 2:00 hs.
    A Yasmin e o Yago ambos gostam de beber o vegetal.
    E tem a minha companheira que também faz musculação, treina todos os dias da semana.
    Procuramos manter essa ligação com o esporte e vem fazendo bem.
    A evolução espiritual depende muito da matéria, vamos cuidar e zelar.
    Muito grato Lucas Catta Preta.
    Um forte abraço a todos ✨

    Responder
  7. João Felipe Parreiras
    João Felipe Parreiras says:

    Interessante ler um artigo que mostra a visão de um esportista, ligando a atividade física e a saúde ao nosso desenvolvimento. Saúde para todos nós! Grato, Lucas!

    Responder
  8. Fabrício Previtera
    Fabrício Previtera says:

    Fico feliz em ver uma matéria como esta em nossa instituição. Já passei por alguns esportes mas foi judô que me desenvolvi como atleta, desde os 10 anos pratico esta nobre arte macial, rica em princípios e valores e ao chegar na UDV conforme ia aprendendo os ensinamentos vinha percebendo semelhança com os do judô os quais continuam me fortalecendo e melhorando minha vida. Recomendo sempre a prática esportiva pra cuidar do corpo e espírito tem um princípio do judô que diz: ” Conhecer-se é dominar-se e dominar- se é triunfar”. Venho aprendendo coisas nesse sentido nessa sagrada obra através dos ensinamentos de seu criador.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *