20 anos da integração da irmandade da Otus à União do Vegetal

| 11 Outubro, 2023

*Rodrigo Bomfim Pacheco

Comissão que trabalhou na integração | Arquivo: Rodrigo Pacheco (nomes abaixo).

Da esquerda para a direita: Bernardo Wu, Raimundo Carvalho, Mestre Herculano, Heitor Moreira, Rodrigo Pacheco, Igor Silva, Altenísio Albuquerque, Luís Cardoso, Mestre Braga, Mestre Clovis, Francisco Abreu, Mestre Jair Gabriel, Mestre Edson Lodi e Mestre José Carlos.

Ao ser criado em 25 de julho de 1991, sob a liderança do Mestre Altenísio José de Albuquerque, firmou-se, no âmbito do Centro Espírita Beneficente Ordem do Templo Universal de Salomão (OTUS), a convicção de que a sua existência seria temporária, pois o objetivo era o de que todos os seus integrantes fizessem parte do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), raiz originária da semente plantada pelo Mestre Gabriel.

O Mestre José Luiz de Oliveira conta que, alguns anos antes de chegar à Representação Geral, foi procurado pelo Mestre Altenísio que lhe pediu apoio para que os irmãos da Otus pudessem chegar à União do Vegetal. Naquela época, o Mestre José Luiz explicou que não ocupava nenhum cargo na alta direção do Centro e não teria condições de auxiliar. Porém fez um compromisso com Mestre Altenísio: no dia em que ocupasse o lugar de Mestre Geral Representante teria condições de auxiliar naquele pedido. Foram alguns anos de espera por parte dos irmãos da Otus.

Durante dez anos aquela irmandade caminhou aguardando o momento propício para chegarem à UDV. Quando o Mestre José Luiz de Oliveira estava no exercício de sua primeira Representação Geral, em 2001, o Mestre Altenísio procurou-o novamente, fazendo o mesmo pedido. Todavia, naquela oportunidade ainda não foi possível concretizar a tão sonhada integração da irmandade da Otus à UDV.

Em 2003, o Mestre José Luiz de Oliveira foi reeleito Mestre Geral Representante e solicitou ao Mestre Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho, à época Mestre Assistente Geral, que presidisse uma comissão composta por membros da UDV e da Otus para tratar do assunto em Porto Velho (RO). Pela União do Vegetal, além do Mestre Clovis, fizeram parte da Comissão os Mestres: Raimundo Carneiro Braga, Francisco Herculano de Oliveira, Jair Gabriel da Costa, José Carlos Garcia, Edson Lodi Campos Soares e Luiz Felipe Belmonte dos Santos, além de representantes da Otus. Foram feitas reuniões em Porto Velho no Núcleo Mestre Gabriel.

Até aquele momento nenhuma outra sociedade havia se integrado à União do Vegetal, e existiam ressalvas por parte de alguns. Mestre Edson Lodi recorda que, num dado momento, quando algumas incertezas se apresentaram, Mestre Clovis trouxe palavras firmes que nortearam os encaminhamentos para a resolução. Ao lembrar daquele acontecimento, Lodi fala do seu sentimento de felicidade: “Participar do movimento de integração da Otus com a União do Vegetal foi uma grande honra e conquista. Trabalhar junto com o Mestre José Luiz, que nos guiou em busca do objetivo, foi um grande aprendizado. Tive ainda a felicidade de ser designado por ele para ser o Mestre Representante do Núcleo Luz do Oriente, em Brasília-DF, cuja grande maioria da irmandade era de pessoas advindas da Otus. Foram dias de intensa alegria e de aprendizados”.

Após a reunião em Porto Velho, decidiu-se que os aproximadamente 500 associados da Otus, em todo o Brasil, seriam recebidos na UDV, abrindo mão dos graus e títulos que tinham na antiga sociedade e chegando à União do Vegetal como todos chegam: no Quadro de Sócios (bolso branco), porém com as mesmas condições de galgarem os degraus da UDV – o que veio acontecer tempos depois, quando os antigos dirigentes da Otus chegaram aos lugares da Direção na União do Vegetal. A data que marcou a integração da Otus com a UDV foi o dia 27 de setembro de 2003 – comemoração de São Cosmo e São Damião –, em Sessão do Vegetal dirigida pelo Mestre José Luiz de Oliveira no Núcleo Mestre Gabriel. Esse acontecimento ficou conhecido como “integração”.

“Eu ouvi o Mestre Gabriel dizer que a União do Vegetal é para todos, agora nem todos é (sic) para a União do Vegetal. Mas aquele que quer seguir na União do Vegetal não é para nós pôr obstáculo. Meu sentimento é cumprir o que eu ouvi do Mestre Gabriel, as orientações dele. Mas tudo tem o momento certo para acontecer, não é de qualquer jeito. Sinto alegria ao ver as pessoas felizes, alegres, por terem integrado a União do Vegetal. Eles chamaram ‘integração’ e muitos deles continuam na União. Aquele acontecimento foi a porta para que outros grupos chegassem até a UDV”, relembra o Mestre José Luiz de Oliveira.

Em todo o Brasil, mais oito Núcleos também tiveram origem a partir da integração da irmandade da Otus: Templo de Salomão (Porto Velho/RO), Luz do Norte (Manaus/AM), Sereno do Mar (São Luís/MA), Conselheiro Salomão Gabriel (João Pessoa/PB), Luz do Oriente (Brasília/DF), Cajueiro Pequenino (Cascavel/CE), Mãe Santíssima (Santa Maria/RS) e Estrela Bonita (Bertioga/SP).

Mestre Altenísio | Foto: Raimundo Ramos.

Mestre Clovis Cavalieri destaca um acontecimento interessante desse movimento: “O Núcleo Estrela Bonita, em Bertioga (SP), foi o derradeiro Núcleo em que esse trabalho foi concluído. Sem que houvéssemos combinado, estávamos lá eu e Mestre Altenísio na Sessão, para confirmar e festejar na luz do Vegetal o cumprimento de tudo que tínhamos tratado e que, com a Graça de Deus, foi realizado com êxito. Tenho pelos antigos integrantes da Otus um carinho especial e guardo no meu coração aqueles momentos importantes, onde demos passos firmes e seguros para a primeira e grande realização de uma união de outras sociedades à nossa Sagrada União do Vegetal de forma pacífica e serena”.

Mestre Altenísio dizia que, na verdade, aquele movimento que aconteceu era um reconhecimento para que pudesse ser cumprida a palavra do Mestre de um dia haver um só pastor e um só rebanho.

Vinte anos se passaram e a fortaleza da união dos caianinhos, por meio dos ensinos do Grande Mestre Gabriel, tornou indissolúvel o sentimento que nos fez, e faz, querer navegar neste mesmo barco e numa só direção. Ontem, agora e sempre.

Rodrigo*Rodrigo Bomfim Pacheco pertence ao Quadro de Mestres do Núcleo Príncipe Ancarilho, em Guarapari/ES – era o dirigente da Otus na época da integração.

22 respostas
  1. Cleide Malheiros
    Cleide Malheiros says:

    Boa lembrança. No Núcleo Estrela Matutina, em Brasília/DF, também recebemos alguns irmãos vindo da Otus. Que o Mestre continue abençoando a caminhada de todos!.

    Responder
  2. Kleber Alves
    Kleber Alves says:

    Vida Longa a integração ,que hoje inteira 20 anos,que venha os 100 anos…A obra do Mestre Gabriel e grandiosa ,sempre estará de braços abertos a receber seus Caianinhos…Parabéns a todos os envolvidos…Viva Mestre Altenisio uma pessoa de Grande Valor…

    Responder
  3. Isabel Villela
    Isabel Villela says:

    Muito bom conhecer essa história – a integração da irmandade da Otus à União do Vegetal. Grata, M Rodrigo Pacheco por tão sucinta narrativa em que podemos apreciar a coerência dos nossos princípios de irmandade.

    Responder
  4. Ozi Antônio correia moraes
    Ozi Antônio correia moraes says:

    Achei interessante na época os irmãos da Otus na pessoa do Sr.Altemisio propor se unir a nós.
    Porque o Mestre Gabriel Havia Dito que seríamos um só rebanho.
    Parabéns pela comissao que naquele momento fez acontecer.

    Responder
  5. Erika Madelaine
    Erika Madelaine says:

    Que texto lindo e momento emocionante, conheci o Núcleo Luz do Oriente em Brasília e me encantei com o lugar, as pessoas, a educação dos dirigentes da época, a alegria contagiante. E lá me foi dito que eles eram oriundos da “integração”.
    Que alegria pela bondade do Nosso Mestre.
    Que naveguemos no “mesmo barco ontem, agora é sempre”.
    Grande abraço a todos

    Responder
  6. Daniela Gaia
    Daniela Gaia says:

    Chegamos e aqui estamos, felizes e gratos!!
    Bem importante essa iniciativa do M Altenisio, e graças a participação fundamental do M Clovis e M José Luiz tudo deu certo!!

    Responder
  7. Samy Castro
    Samy Castro says:

    Caros amigos, sinto alegria em relembrar desse momento aqui em Manaus. No dia 27 de setembro de 2003, a integração aconteceu no Núcleo Princesa Sama, em um clima de paz, de alegria e união. E assim veio crescendo e fortalecendo a amizade com toda irmandade. Com votos de que nossa união cresça e possamos ser mais irmãos uns dos outros..

    Responder
  8. Geraldo Nogueira
    Geraldo Nogueira says:

    Bem bonito esse reconhecimento, de outra sociedade religiosa buscar se integrar a União do Vegetal, e ver o compromisso de nossos dirigentes, em realizar esse feito fazendo se cumprir a palavra do mestre Gabriel, de um dia haver um só tenho e um só pastor. Isso vem acalentando os caianinhos, na esperança de quando vem ser a próxima integração.

    Responder
  9. Nilo.S M Diniz
    Nilo.S M Diniz says:

    Sinto-me honrado por ter participado daquele movimento, que compreendeu uma vontade de união de todos os envolvidos, conduzida pelos mestres mencionados neste artigo.

    Responder
  10. Roberto Barreto
    Roberto Barreto says:

    Conheci a União do Vegetal, me associei e vesti a camisa no ano de 2015 no Núcleo Cajueiro Pequenino. Já ouvi alguns relatos sobre a época da Integração, e gostei de poder conhecer mais sobre os acontecimentos através desta reportagem. Gratidão ao M Rodrigo Bomfim e a todos aqueles que participaram desta publicação. Viva o Mestre Gabriel! Viva a União do Vegetal!

    Responder
  11. Val
    Val says:

    Vinte anos guardados em meu coração: sou imensamente grata à União do Vegetal que nos recebeu, a mim e minha família, meus irmãos de fé ! Sinto-me grata ao nosso Guia Espiritual pelo conforto de sua Luz, sua Paz e seu Amor em nossa caminhada até aqui…

    Responder
  12. Ivo Marcelo Barbosa da Paixão.
    Ivo Marcelo Barbosa da Paixão. says:

    Bonita e histórica esse depoimento. Mostrando a união dos irmãos. Parabéns a todos que tiveram esse objetivo de Integração. Uma ressalva: o primeiro responsável já pós-integração foi o Mestre Paixão, permanecendo por 5 anos como Representante do Núcleo Templo de Salomão.

    Responder
  13. Adario Lopes da Silva
    Adario Lopes da Silva says:

    Conheci o chá através do falecido amigo Raimundo Nonato Braga,na sede e até então, sinto uma boa, energia,pois é um trabalho muito sério e traz conhecimento a cada dia, deveria dizer mais coisas, más por agora é só isso mesmo, impossível colocar todas as formas de agradecimento a casa e aos irmãos que estão sempre de prontidão, pra auxiliar quem precisa….vamos que vamos….

    Responder
  14. Everaldo
    Everaldo says:

    Me sinto feliz de fazer parte dessa história de reconhecimento e união, me sentindo bem em navegar neste grande navio.
    Que o Mestre Gabriel nosso guia ilumine a todos nós para continuarmos trabalhando em prol de nós mesmos e da expansão dessa grande obra que é a UDV.

    Responder
  15. Corina Arouche de Aquino Cassis
    Corina Arouche de Aquino Cassis says:

    Participei da formação do Núcleo Estrela Bonita. Fiquei lá por nove anos. Sou feliz por fazer parte desta história. Momentos bons da minha caminhada na UDV.

    Responder
  16. Miguel Nunes de SANTANA
    Miguel Nunes de SANTANA says:

    Eu também me sinto gratificado por poder rememorar esse acontecimento e me lembrar com grande saudade desse amigo querido, M. Altenisio, presente na inauguração do Núcleo Estrela Bonita em 9 de julho de 2008, cinco anos após a integração, juntamente com M. Clovis, dirigente da sessão. “Que alegria eu sinto pela bondade de Deus”.

    Responder
  17. Christian Santos de Santana
    Christian Santos de Santana says:

    Também quero registrar a minha alegria de ter feito parte da OTUS onde pude me encontrar com nosso Grande Mestre e ter participado da integração com a UDV e continuar me encontrando cada vez mais com esta Luz Divina como socio do Núcleo Estrela Bonita. Gratidão a todos que deram sua parcela de contribuição neste acontecimento marcante na UDV e que vem trazendo benefícios a muitos irmãos.

    Responder
  18. Julio Cesar Teles de Sousa Junior
    Julio Cesar Teles de Sousa Junior says:

    Também estava no N. Estrela Matutina quando da chegada dos irmãos da Otus, conforme citou C. Cleide. Foram momentos alegres, preparos, mensagens em Águas Lindas para colher Mariri. Momentos bons que vivenciamos e que irão se perpetuar para sempre.
    Também vi de perto a emoção de nosso amigo M. José Luiz em dar andamento a integração. Tudo feito com amor e respeito.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *