Realizado o III Encontro da Associação Beneficente Casa da União

| 20 Junho, 2023

Carmen Palet*
Luciana Granados**

Nos dias 5 e 6 de maio de 2023, na Sede Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (Brasília-DF), aconteceu o 3º Encontro da Casa da União, reunindo mais de 140 participantes de várias regiões do Brasil, bem como representantes dos Estados Unidos e Europa. A Casa da União é o braço beneficente da UDV.

Momento de alegria e de renovação para os participantes, o encontro proporcionou o estreitamento de laços, o compartilhamento de experiências bem-sucedidas e orientações da Casa da União Matriz no sentido de aprimorar a estrutura administrativa e manter a essência da beneficência na União do Vegetal, segundo os princípios e exemplos do Mestre Gabriel.

O atual presidente da Casa da União Matriz, responsável pela Beneficência em todo o Centro, Mestre Mario Lucio de Souza, recebeu a todos com boa disposição. A abertura contou com a participação especial do Mestre Geral Representante, José Carlos Garcia, que ressaltou a importância da prática da beneficência, presente desde o início da UDV, do voluntariado e do reconhecimento do trabalho de todos que se dedicam à causa do bem.

Os Mestres Edison Saraiva Neves e Luís Felipe Belmonte dos Santos explanaram a respeito do início dos trabalhos do departamento, onde, movidos pelo sentimento de fraternidade, deram os primeiros passos para que a União do Vegetal fosse reconhecida pelas autoridades constituídas na década de 1980. Ambos foram pioneiros nas ações de atendimento, possibilitando a criação da Associação Beneficente Casa da União – e continuam prestando um auxílio valioso. É notável a condução do Mestre Gabriel, de forma simples e misteriosa, inspirando gestos de doação e sincronicidade nos acontecimentos favoráveis à implantação dessa obra.

Projetos

Além das apresentações das equipes das vice-presidências de Captação de Recursos e Expansão de Projetos, Âmbito Internacional e Comunicação da CDU Matriz, foram destacados alguns importantes projetos como o Programa +eSTUDO, que está sendo realizado de forma favorável para que as Casas da União Associadas (de atuação regional) se desenvolvam bem estruturadas na área da educação.

Durante o encontro, algumas CDUs Associadas compartilharam seus principais projetos, com a perspectiva de multiplicação devido ao sucesso alcançado:

    • Casa da União Coração de Maria – Ceará: Agrofloresta do Futuro, Construção da Paz, Karatê Kids, Doce Canto e Qualidade de Vida e Saúde;
    • Casa da União Divina Flor – Minas Gerais: Projeto Alimentar e Sarau;
    • Casa da União do Distrito Federal: Projeto de Apoio ao Estudante; e
    • Casa da União Lar de Santana – Mato Grosso do Sul: Projeto 22 de Julho e Notas de Alegria.

Os projetos apresentados abrangem as áreas de assistência social, desenvolvimento humano, educação, empreendedorismo, cultura, esporte, entre outras.  Durante as apresentações, houveram momentos emocionantes com os relatos dos beneficiários e dos colaboradores participantes.

Expansão

O crescimento e expansão da beneficência no Centro está alcançando mais pessoas, transformando a vida de muitos sócios e não sócios da UDV para melhor, como uma semente fecunda, fruto do amor e dedicação de mãos e corações fraternos, que encontram no exercício prático da doutrina a oportunidade de servir. Além dos números de atendimentos, parcerias e reconhecimento das autoridades constituídas, a Casa da União tem expandido seus horizontes para mais países e, em breve, está prevista a criação de mais uma associada na Europa.

O bem é uma linguagem Universal e os participantes deste encontro puderam sentir o bem que faz dar as mãos nesta causa nobre e isso renova as esperanças e a disposição para colaborar com mais entusiasmo e gratidão.  O departamento da beneficência segue com seu objetivo, que é honrar o bom coração do Mestre Gabriel.

Saiba mais em: www.casadauniao.org.br | @casadauniao.oficial

Carmen

*Carmen Palet é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Estrela Matutina (Brasília- DF) e Vice-presidente da Casa da União/DF;

Luciana

**Luciana Granados é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Caminho do Mestre (Porto Velho -RO ) e Vice-presidente de Comunicação da Casa da União Matriz.

4 respostas
  1. Ana Paula Maravalho Borges
    Ana Paula Maravalho Borges says:

    Uma oportunidade ímpar, estar presente neste Encontro. É uma alegria constatar que o Departamento de Beneficencia na UDV vem crescendo e se estruturando cada vez mais, alcançando mais pessoas! Gratidão a todas as pessoas que com tanto carinho e zelo receberam tão bem todos os participantes deste memorável Encontro da Beneficência! Registro também a felicidade em encontrar pessoalmente pessoas do Brasil inteiro e de alguns países, que integram este Departamento.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *