Os 42 anos da Casa da União

| 19 Março, 2024

Giuliano Villa Nova*

O dia 10 de fevereiro é uma data consagrada no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal por ser o dia em que se festeja o nascimento de seu fundador, o Mestre José Gabriel da Costa. Mas também é ocasião para celebrar o aniversário de fundação da Associação Beneficente Casa da União, que ocorreu há 42 anos, em Brasília-DF. A Casa da União, como também é conhecida, pode ser definida como a expressão institucional da prática da beneficência, ensinada desde os primeiros tempos da UDV em Porto Velho, ainda na década de 60. Para além disso, a Casa da União também promove o desenvolvimento do ser humano no ato de servir e fazer o bem ao próximo, sem discriminação, por meio do trabalho de muitos voluntários em todo o Brasil e outras partes do mundo.

Esse movimento em prol do bem começou com o Mestre Gabriel, que registrou ainda nos primeiros estatutos do Centro, a importância deste trabalho, através do então Departamento de Beneficência. Algumas atividades de beneficência também foram realizadas em Porto Velho na década de 70.

Com a abertura de Núcleos em diversas cidades pelo país, nos anos seguintes começaram a ser criadas as “Unidades Beneficentes” – desde o seu princípio, instituições sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural. A primeira dessas Unidades foi a Casa da União em Brasília – inicialmente com o nome de Associação Obras Sociais da Casa da União –, que oficialmente iniciou seus trabalhos em 10 de fevereiro de 1982, fundada por um grupo de aproximadamente 50 sócios do então Núcleo Estrela do Norte (atual Sede Geral).

Organização

Para melhor atuação das ações promovidas para a comunidade interna e externa aos Núcleos, em 2017 as Unidades Beneficentes então existentes passaram a se organizar com o mesmo nome (Casa da União), associadas a uma Casa da União Matriz (com sede em Brasília-DF), de modo a fortalecer uma estrutura capaz de captar recursos, organizar o trabalho e dinamizar as mais diversas soluções em beneficência de uma forma padronizada e regulamentada. “Os objetivos desta organização formal eram prestar atendimentos assistenciais internos e externos além de obter o reconhecimento da sociedade civil e de órgãos governamentais tão importantes para a institucionalização da UDV”, reforça o Antônio de Barros Araújo Filho, atual Presidente da Casa da União Matriz (2024 – 2027) e integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Amor Filial (Teresina – PI, 11ª Região).

As Casas da União associadas possuem uma Diretoria própria local e recebem a supervisão e direcionamento da Matriz de forma continuada e permanente, tendo sua autonomia administrativa, fiscal e tributária preservadas.

“De 2017 para cá, a Casa da União teve uma reestruturação administrativa, porque antes cada Casa da União desenvolvia seus projetos e às vezes não havia um alinhamento. Foi instituída então a Casa da União Matriz, com um único estatuto para todas as associadas. A partir disso, fomos criando regulamentos, organizando melhor, conscientizando as associadas. Nesse meio tempo houve a pandemia que intensificou o trabalho assistencialista, mas a Casa da União é mais do que isso, ela tem seus projetos, principalmente que envolvem o trabalho do aperfeiçoamento do ser humano. Ou seja, não é só dar o peixe, mas ensinar a pescar. Nesse período, eu percebo que os trabalhos ficaram mais profissionais, porque a Matriz dá um suporte, principalmente em captação de recursos, em projetos, podendo estruturar melhor o trabalho. Com isso, podemos expressar de forma ainda melhor o amor do nosso Mestre para com a gente, ampliando esse atendimento à nossa irmandade e à comunidade”, comenta Mestre Mário Lúcio de Souza, Presidente da Casa da União no período entre 2018 e 2024.

Abrangência

Atualmente, são 33 Casas da União, sendo 32 no território brasileiro e uma na Europa, atuando em união com mais de 240 monitorias de beneficência nos Núcleos da UDV, totalizando 11 países. Os recursos financeiros para realizar as atividades são oriundos de mensalidades dos associados, parcerias e doações. As atividades são realizadas dentro das possibilidades e necessidades locais, sendo que cada Casa da União pode realizar as ações dependendo da realidade local, disponibilidade e peculiaridades das regiões, seguindo as diretrizes da Matriz.

“Nestes 42 anos de existência, a Matriz deu origem a mais 33 CDU’s associadas, já atendeu a milhares de pessoas e vem cumprindo sua missão de ser um instrumento de assistência e protagonismo social, contribuindo na construção da paz. Expressamos a nossa gratidão especial aos primeiros irmãos, a todas as pessoas que já compuseram as respectivas Diretorias e Conselho Fiscal e todos os colaboradores que nestas mais de quatro décadas trabalharam em prol desta nobre missão”, observa Mestre Antônio de Barros Araújo Filho.

Conheça mais a respeito da organização e dos trabalhos realizados pela Casa da União Matriz e suas associadas no Instagram @casadauniao.oficial e no site: https://casadauniao.org.br/

Giuliano*Giuliano Villa Nova é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Tucunacá (11ª Região) e Vice-Presidente de Comunicação da Casa da União Matriz.

1 responder
  1. Ascelino
    Ascelino says:

    Beneficência da Casa da Uniao!
    Um trabalho iniciado pelo Mestre Gabriel e hoje tomando dimensão através da dedicação de muitos voluntários com amor e união !

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *