A força dos casais numa sociedade

| 9 Novembro, 2023

Frequentemente ouvimos que o Mestre Gabriel criou a União do Vegetal com a família dele dentro, numa demonstração da importância que a instituição da família tem para esta Religião. Refletindo a respeito desse tema, durante o IV Encontro de Casais da 15ª Região, que aconteceu nos dias 29 e 30 de julho deste ano em Ji-Paraná (RO), a Conselheira Maria do Carmo Irigaray* trouxe importantes reflexões a respeito da força dos casais na sociedade. A equipe do Blog da UDV organizou o depoimento dela em forma de artigo e compartilha com todos.

A União do Vegetal é uma religião que valoriza a família e nisso percebo o zelo do Mestre Gabriel por esse importante pilar da sociedade, missão sublime que podemos realizar em nossas vidas. 

Os casais desempenham um papel essencial na construção de lares amorosos, na formação de famílias fortes e na promoção do crescimento pessoal – e do próprio casal -, que vai mais além, podendo chegar até as pessoas à nossa volta.

Quando nos unimos em um relacionamento de confiança, estamos criando um espaço de apoio, amor e compreensão. Os nossos relacionamentos conjugais são estruturas fundamentais para a sociedade e é nessa base sólida que construímos alicerces para uma vida plena e feliz. 

Através da dedicação, da comunicação aberta e do compromisso firmado, enfrentamos juntos os desafios, celebramos conquistas e compartilhamos momentos de alegria, reconhecendo a importância de manter acesa a chama do amor, nutrindo e cultivando nossos relacionamentos; deixando o que foi ruim de lado e nos renovando no amor de Deus e da Virgem Mãe por cada um de nós.

Certamente esse é um trabalho constante que requer dedicação, respeito mútuo, cuidado e compromisso. Ao investirmos em nossos relacionamentos, não apenas encontramos felicidade pessoal, mas também contribuímos para uma sociedade mais pacífica e harmoniosa.

O exemplo do nosso Guia, que criou esta Sagrada Obra juntamente com sua companheira, Mestre Pequenina, é inspirador e nos mostra que a paz começa em nosso próprio lar, sendo assim, responsabilidade primeira do casal. 

Nessa missão, nós, mulheres, temos também uma influência significativa na formação dos valores e comportamentos dos membros da família, pois conforme as sagradas escrituras, o Rei Salomão disse que “uma mulher sábia edifica o seu lar”.  Ao educar e demonstrar valores como carinho, respeito, aceitação e resolução pacífica de conflitos, podemos criar um ambiente positivo e harmonioso, estabelecendo os alicerces para relações familiares saudáveis e duradouras.

Nesse ambiente sadio, os filhos, sentindo o amor dos pais um pelo outro, ganham segurança e crescem com desenvoltura, adquirindo inteligência emocional para lidar com os desafios da vida e, com isso, têm mais condição de se tornarem agentes de transformação em nossa sociedade. Assim, podem viver e fazer a vida fluir com mais leveza para os seus próprios filhos e, consequentemente, os filhos de seus filhos, auxiliando o Mestre no trabalho de fazer uma paz no mundo.

Nessa longa jornada, já com 38 anos de casados, podemos dizer que para nós é uma honra testemunhar a força que os casais têm. Nosso desejo, meu e de meu companheiro, Mestre Carlos Teodoro Irigaray, é que os casais continuem se fortalecendo, superando os desafios e crescendo juntos, numa jornada maravilhosa em união, repleta de significado, amor e alegrias.

Maria Irigaray

*Maria do Carmo Irigaray é integrante do Corpo do Conselho da Sede Geral. 

A produção deste artigo contou com colaboração do Mestre Eldo Rodrigues de Oliveira, Mestre Central da 15ª Região e da equipe do Blog da UDV.

22 respostas
  1. Luiza Silk
    Luiza Silk says:

    Que alegria ler esse texto com tantas palavras sábias!
    C. Maria e M. Teodoro formam um casal exemplar para mim e meu companheiro! Um casal com amor, alegria e leveza no dia a dia. Convivemos alguns dias com vocês e sentimos no ar esses sentimentos! Felicidades queridos

    Responder
  2. Aldo Rodrigues da Cunha Crivelaro
    Aldo Rodrigues da Cunha Crivelaro says:

    É Sempre bom estar lendo orientações sadias, assim posso aprender a fortalecer a cada dia. Desejo que todos os casais se fortaleçam cada vez mas no propósito da união

    Responder
  3. Kelli Cristina
    Kelli Cristina says:

    Que ótima idéia esse encontro! Sempre muito bom fortalecer os casais e as famílias da nossa União. Ainda mais com a presença desse amado casal.
    Deus abençoe tds as famílias!

    Responder
  4. Érica Monteiro Sacco de Almeida
    Érica Monteiro Sacco de Almeida says:

    Que palavras lindas ainda mais por terem a consistência da prática deste amor que vejo em vocês, casal que admiro, e em tantos caianinhos e famílias dedicadas neste caminho do BEM!
    Meu abraço fraterno e carinhoso
    ÉRICA CDC N DIVINO MANTO 3a Região

    Responder
  5. Yasmin Veiga
    Yasmin Veiga says:

    Que belo texto!! Uma das coisas mais lindas que podemos apreciar nessa nossa sagrada União é o valor que se tem pela família. Conselheira Maria é um exemplo de mulher, sempre com bons conselhos para as mulheres!!

    Responder
  6. Sâmara Farias Evangelista
    Sâmara Farias Evangelista says:

    Que belo texto! Não consigo deixar de lembrar do poeta em um de seus haikais:

    “O BOM CONVÍVIO
    FERTILIZA OS JARDINS,
    FLORES, FRUTOS E AFINS.”
    (Roberto Evangelista)

    Responder
  7. Débora Regina Moraes Queiros
    Débora Regina Moraes Queiros says:

    Gratidão pela sua mensagem C. Maria. A família é realmente uma missão sublime, e é importante reconhecer o valor e a importância desse pilar em nossas vidas. Através do amor, do respeito e dos valores transmitidos pela família, podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora. As palavras e os ensinamentos do M. Gabriel são inspiradores e nos auxiliam a fortalecer ainda mais os laços familiares. Que possamos sempre cultivar e valorizar a família em nossas vidas. Que o Mestre Gabriel se esteja presente em nossos lares.
    Muito legal a ideia do encontro!!!

    Responder
  8. Jaqueline Magalhães Souza
    Jaqueline Magalhães Souza says:

    São exemplos de pessoas assim que nos faz ver que a união é o melhor remédio pra manter uma vida equilibrada e cada vez mais sadia! Gratidão por tanto.

    Responder
  9. Denise
    Denise says:

    “A força dos casais numa sociedade”: belíssimo texto, retratando com simplicidade e leveza, o que um relacionamento equilibrado pode fazer de positivo, dando testemunho de fé, confiança e amor!!! Parabéns pela generosidade das palavras!!!

    Att.

    Responder
  10. Karen Quincó
    Karen Quincó says:

    Que cada dia mais possamos fortalecer os laços de amor, respeito e compreensão nos nossos lares, proporcionando um ambiente seguro e sadio para nossos filhos. Que o Divino Mestre Gabriel nos guie nessa jornada !
    Grata pelas palavras de fortalecimento.
    Karen Quincó – 16 Região.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *