O olhar do Mestre Gabriel

| 1º de Fevereiro, 2021

Foto: Cícero Alexandre Lopes.

Em homenagem ao Mestre Gabriel, criador da União do Vegetal, que no próximo dia 10, faria 99 anos, o blog da UDV publica novamente o texto “O olhar do Mestre”, de autoria do jornalista Edson Lodi*. O blog deseja que o material publicado possa ser recebido como um presente dedicado à todos que acompanham o “Seu” Gabriel no cumprimento da missão.

Em todos os templos da União do Vegetal, existe afixada na parede principal a foto de Mestre Gabriel. Essa imagem em preto e branco, obtida em um de seus aniversários, desperta a atenção a quem ali penetra. Mestre Gabriel encontra-se em pé, debaixo do arco, sereno, e espelha sua firmeza pelo olhar. Está ereto e demonstra segurança, a confiança de quem sabe o que está fazendo. E em seus ombros a responsabilidade não parece pesar nada mais que o necessário. O Mestre está em sua fortaleza, e o firmamento é o seu alicerce.

A fronte de Mestre Gabriel está levemente iluminada. A luz espalha-se pelo arco e realça a palavra “universal”, nele escrita – anúncio da expansão da União do Vegetal? –, e brilha, ainda, em seu rosto, espelhando os sentimentos do fotógrafo que o observa. O Mestre está grave e sério, como quem carrega uma cruz, e ao mesmo tempo sereno, como quem semeia flores de cores vivíssimas pelo caminho. Será esta luz o espocar do flash ou vem ela de seu iluminado coração?

A quem tem olhos para ver, o olhar firme e penetrante de Mestre Gabriel dá impressão de que enxerga os movimentos do presente e antevê cem anos à frente, em sincronia com o tempo. Transmite, ainda, a impressão de movimentar-se, acompanhando a pessoa que mira sua foto.

Olhar de quem já nasceu para despertar aqueles que buscam pela clareza de um guia espiritual.

O gesto de estender a mão esquerda em direção ao copo emborcado transcende a imagem, as minúcias que o olhar desatento não consegue absorver. Tal qual o marinheiro, que para se lançar no mar e conduzir seus companheiros desemborca a jangada e faz sua oração, Mestre Gabriel está sereno e irradia tranquilidade aos que irão acompanhá-lo ao imponderável, ao que há de vir.

Mestre Cícero** conta que a fotografia foi tirada na casa onde Mestre Gabriel e família residiam, e que servia como Sede para a realização dos trabalhos da União do Vegetal.

Em todo lugar, ele está olhando pra gente. Eu tinha muita prática e botava numa posição que dava pra saber, aonde você olhasse pra ele, ele estava olhando para o seu lado; isso é coisa profissional minha. Foi em uma sessão, na casinha velha, no aniversário dele, só não me lembro qual foi o ano. Eu disse que ia bater uma chapa, ele fez aquele gesto e eu bati. É o jeito dele mesmo.

Na fotografia original, sem o corte realizado para que a foto se adequasse melhor à exposição nos templos, vê-se ainda a presença do irmão conhecido como Manoel Belém e dos Mestres Bartolomeu e Florêncio.

Todos os elementos estão perfeita e naturalmente articulados, compondo o conjunto que emoldura a presença de Mestre Gabriel naquela fotografia. Mas não são simplesmente adornos. A vitrola Belair, simbolizando o uso da música, os copos, a presença da água – na foto, em uma pequena jarra – e o arco são elementos imprescindíveis ao ritual de uma sessão de escala.

Se o observador se detiver mais em sua contemplação, irá perceber que uma vela acesa se encontra à direita de Mestre Gabriel. A razão de seu uso é bem simples. A energia elétrica em Porto Velho, naquela época, era precária, faltava constantemente. Assim, para evitar comentários sobre o que as pessoas poderiam estar fazendo no escuro, ficavam sempre algumas velas acesas.

O bolo em homenagem ao aniversariante foi decorado com a simplicidade do bem-querer e está colocado sobre a rústica mesa. Seu significado vai além da imagem que aparece em primeiro plano na fotografia. No campo invisível dos sentimentos, a força da fraternidade e da alegria ali está representada, marcando um dia especial, que, após o falecimento, a passagem de Mestre Gabriel, viria a ser consagrado pelo amor de seus discípulos: o dia 10 de fevereiro, data de seu aniversário natalício.

*Edson Lodi é integrante do Conselho da Administração Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
**Mestre Cícero Alexandre Lopes é o autor da fotografia de Mestre Gabriel que hoje está presente em todos os Núcleo da União do Vegetal.

Publicação atualizada em 3 de fevereiro de 2021.

40 respostas
  1. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Excelente reiniciar a semana lendo novamente este belo texto. Feliz semana a todos e que possamos reverenciar o nascimento do Mestre em gestos cada vez mais fraternos pra que a construção da Paz no Mundo possa acontecer a cada dia, em cada momento.
    Abraços fraternos.

    Responder
  2. Jackson Alexandre
    Jackson Alexandre says:

    Tantos detalhes, que interessante perceber.
    Lendo o texto, me veio a musica Grande Reinado…”todo mundo sente falta dele ninguém se esquece”.
    Dentro dessa boa energia que a semana traz, que o Amor ao próximo seja o presente que possamos oferecer hoje e sempre.

    Responder
  3. Marcos Paulo F Souza
    Marcos Paulo F Souza says:

    Ao ver esta fotografia, vem um sentimento de que dias melhores ainda virão, com esperança de que mais irmãos também celebrem este dia 10 sagrado no mês de fevereiro, e com fé de ver crescer a UDV, também nesta força da lua crescente!

    Responder
  4. Edson Luiz da Silva
    Edson Luiz da Silva says:

    Esta foto do Mestre tem uma história interessante em minha vida.
    Em meados dos anos oitenta, eu morava em Porto Velho-RO, e fui fazer um tratamento dentário, com um dentista chamado Ivo, e com ele no mesmo consultório, trabalhava um protético , se não me engano chamava-se Mário. E ele (Dr. Ivo) tinha este quadro do Mestre Gabriel na frente da cadeira no seu local de trabalho.
    E todas as vezes que eu ia no consultório, quando sentava na cadeira ficava de frente da foto, e ficou na minha memória esta foto.

    As vezes me dava vontade de perguntar à ele quem era a pessoa da foto, porém nunca perguntei. Eu pensava que se tratava do seu pai ou avô, coisas deste gênero.
    E para minha surpresa, em 2007, fui convidado por um amigo (IN MEMORIAN), senhor Agostinho, que me levou até o Núcleo Estrela do Norte (Porto Velho-RO), e quando cheguei lá, fui entrevistado pelo Mestre Rossano,(filho do Mestre Braga), e no sábado fui beber o chá pelá primeira vez e, quando entrei na fila, vi a mesma foto do consultório do Dr. IVO.

    E quando concluiu a sessão eu perguntei ao Mestre Braga quem era a pessoa da foto e ele me explicou com bastante detalhes quem é o senhor da foto.
    Então contei à ele que já tinha visto aquela foto, ele me perguntou, como e onde eu a tinha visto.
    Contei à ele ter sido em um dentista da cidade, aí ele me perguntou em qual bairro, eu disse: foi no Tancredo Neves.
    Ele sorriu e disse, é a mesma foto sim, “o moço que o senhor conheceu é um mestre da União do vegetal”.
    E para minha surpresa, na outra sessão, sendo a segunda que participei, lá estava o Protético que teria feito um trabalho para mim, participando da sessão dirigida pelo meu amado amigo, Mestre BRAGA.
    Assim foi a minha chegada na união e o meu encontro com a foto do, e, com este grande Mestre Gabriel.

    RESPOSTA: Grata por compartilhar sua experiência, Edson.

    Responder
  5. Iuri Roriz
    Iuri Roriz says:

    Olhar para essa foto e ler o texto me emociona. Mestre Gabriel é para mim um amigo que conheci em outro plano. Acredito que ele sempre esteve comigo e agora vive mais presente em minha vida. Uma amizade sincera que devemos ter como exemplo. Feliz aniversário em nossos corações. Viva a união.

    Responder
  6. Maria Helena R. Moraes
    Maria Helena R. Moraes says:

    1o. é reconhecer o taleto e a afeição do poeta, M. Edson Lodi, que até no nome já tem o som (ed-son). 2o, é compreender que aos olhos de Mestre Gabriel, não posso me esconder, pois, é como “tapar o Sol com peneira”… Que todos nós possamos fazer por merecer Esse Amor!!

    Responder
  7. Regina Richau Frazão
    Regina Richau Frazão says:

    Sempre que conheço alguma coisa a mais sobre esta fotografia, fico feliz. O fotógrafo, Mestre Cícero, esteve realmente inspirado ao retratar o Mestre Gabriel com maestria, permitindo que ele nos seguisse com seu olhar profundo e inquiridor onde quer que estejamos. Me sinto guarnecida debaixo de suas vistas. E nesse momento que antecede a mais um aniversário deste nosso guia, só posso pedir que nos conceda dias de esperança e que nos auxilie a sermos cada vez mais, um instrumento da Paz Mundial por ele profetizada.

    Responder
  8. Jorge Luiz NMMN
    Jorge Luiz NMMN says:

    Essa bela foto, como diz um amigo que é um profissional de psicologia de excelência, mostra que a face do Grande Mestre está em PAZ !
    Esse olhar Sereno, gentil e carinhoso que estou buscando ter !
    Agradeço a imagem que norteia uma PAZ, pois sinto que nossa face demonstra sem palavras nossos adjetivos e espelho como esse é de grande valia.
    Grande abraço !!!

    Jorge Luiz NMMN

    Responder
    • Jaques Lene Ribeiro Silva
      Jaques Lene Ribeiro Silva says:

      Esse Mestre é o caminho! Como a nossa vida muda de direção o tempo todo, não estou frequentando ainda. Assim que eu puder retorno para essa Obra Divina! Estou com o Mestre no meu coração espiritualmente! Dentro do salão essa Luz brilha ofuscando a PAZ e LUZ! Salve dia 10 de fevereiro!

      Responder
  9. Elisangela Ferrete
    Elisangela Ferrete says:

    “Senti o seu olhar
    Vindo do quadro da parede
    A foto na moldura
    É como quem tá vendo a gente
    Mas não senti censura,
    Sua figura consciente
    Só transmite ternura
    E força pra ir pra frente

    Baiano, mestre baiano
    Zum zum de capoeira
    Afinca no pau forte
    Sua estrela, sua bandeira
    Dá licença da pergunta
    Por favor, me diz aí
    Que eu sou, pra onde vou
    O quê que eu tô fazendo aqui…”✨

    Eduardo Soares

    Responder
  10. Thiago Menezes
    Thiago Menezes says:

    Benção Divina

    Elas vem, elas vão
    Entre encontros e desencontros
    Deixam algo em meu coração
    Minha mente julga, se perturba
    É quando uma luz aparece, esblandece
    Clareia o meu coração
    Me ajudando a viver em União
    Alimento em mim um verdadeiro amor
    Firmando a minha alma, eu caminho
    Nessa estrada que é Benção Divina
    Pelo caminho da vida que me ilumina

    Thiago Menezes

    Responder
  11. Ligia Sarubbi
    Ligia Sarubbi says:

    Ola amigos! Tenho uma foto do Mestre Gabriel em minha sala, e as pessoas conhecidas que nela entrão, sempre quando olham a foto, perguntam; “este senhor da foto, e seu pai?”… na maioria das vezes, respondo que sim, e ainda complementam: “parece com voce”, nossa eu fico tão feliz! Logico, depois eu digo do que realmente se trata; Parabens a todos os senhores que tem a iniciativa de compartilhar conosco estes documentos tão importante para nossa caminhada na UDV!

    Responder
  12. Luana cristina
    Luana cristina says:

    Detalhes bem observados, explicação emocionante à mim. Conhecer mais e mais a respeito de Mestre Gabriel enche meu coração de alegria. Viva o Mestre que com seu olhar firmee amoroso encanta os que o vêem.

    Responder
  13. Adilson Oliveira
    Adilson Oliveira says:

    Muito bom ler este maravilhoso texto a respeito do quadro do Mestre Gabriel, bons ensinamentos.
    Olhar que trás firmeza, equilíbrio, segurança e força pra minha caminhada,

    Responder
  14. José Roberto da Silva barbosa
    José Roberto da Silva barbosa says:

    O texto é uma inspiração, a leitura sensível do poeta que percebe na imagem e na expressão corporal do Mestres, sentimentos, mistérios e segredos guardados e ao mesmo tempo revelados por quem tem a sensibilidade de percebe.
    Votos de felicidade a toda irmandade pelo aniversario do nosso Mestre.
    Gratidão ao M. Edson Lodi, por compartilhar conosco o seu olhar, sereno, simples e revelador.
    Abraços Fraternos.
    M. José Roberto – Acre.

    Responder
  15. Clayton de Jesus Sacramento Gomes
    Clayton de Jesus Sacramento Gomes says:

    Quando chego no Núcleo vejo essa foto. Vejo o Mestre. Vejo e sinto a presença Dele em minha vida.
    É como se Ele realmente estivesse ali, encarnado, olhando por mim.
    E quando na burracheira, dependendo de como eu estou naquele dia, seu olhar e seu semblante mudam, conforme o meu íntimo está.
    Sempre percebi isso.
    Grato por iniciar o mês lembrando dele.

    Responder
  16. Gleide Almeida
    Gleide Almeida says:

    Está foto me faz acreditar que estou falando diretamente com o Mestre Gabriel, nas sessões, qtos desabafos,momentos alegres,tristes compartilhados com o Mestre numa boa borracheira.
    Gratidão, gratidão, gratidão!

    Responder
  17. Marcia
    Marcia says:

    Uma foto encantadora. Observo o olhar do Mestre Gabriel em todos os ângulos. Dentro do salão, vejo o Mestre olhado pra mim. É profundo. Um olhar de Pai, de um guia, uma guarnição.

    Gratidão

    Responder
  18. Adriano Cruz de Oliveira
    Adriano Cruz de Oliveira says:

    Sensacional a descrição, alguém com necessidades especiais penso que se sentiria bem satisfeito assim como eu que não tenho. Edson Lodi o senhor é bem querido a mim, Grato.

    Responder
  19. Firmo Rodrigues
    Firmo Rodrigues says:

    Me alegra o mês de fevereiro pela importância do dia 10. Tenho essa foto em minha casa e sempre estou estudando os movimentos e o olhar de conselheiro do meu Mestre e guia espiritual. Parabéns ao M. Cícero pela perfeição e linda e significativa fotografia e ao M. Edson Lodi, pelas belas palavras que norteiam nossa leitura! Viva o dia do nascimento do nosso grande M. Gabriel!

    Responder
  20. Ademar Pereira de Oliveira
    Ademar Pereira de Oliveira says:

    Mestre Gabriel, luz pra todos os caianinhos, com seu humilde coração cheio de amor e sua esplendorosa luz clareando toda a União. Belo texto descrevendo algumas maravilhas vista nesta foto. Que a luz desse humilde Mestre Gabriel clareie todos nossos corações.

    Responder
  21. Luiz Alberto De Filippo
    Luiz Alberto De Filippo says:

    Alô, alô M.Edson Lodi.

    Senti uma forte emoção ao ler seu texto contemplando/revisando em zoom a “chapa” do Mestre Cícero, experiência ainda inédita.

    Muitas estrelas surgiram, detalhes que ainda não havia percebido.

    Sempre Sempre a poesia em sua caminhada.

    Grato pela preciosa experiência.
    Forte abraço e tudo de bom

    Responder
  22. Renato Barbosa
    Renato Barbosa says:

    ” Siga a sua missão ” . Nas palavras de Mestre Gabriel para o M.Cícero . E assim , coube ao M.Cícero a honrosa missão de ser o principal guardião da memória visual do Recriador da União do Vegetal .
    O olhar do Mestre Gabriel transmite firmeza , sinceridade , amor , paz , seriedade , simplicidade , verdade e alegria . Belo texto de M Edson Lodi .
    Gratidão por homenagearmos o nascimento do Nosso Guia Espiritual , Mestre Gabriel !!!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *