Novo Encanto comemora 31 anos com chamado para vivenciar a Natureza e a Espiritualidade

| 30, Janeiro de 2021

Gabriel Gomes* 
João Vitor Hohenfeld**

Foto: Augusto Pessoa.

A responsabilidade que se põe para cada ser humano hoje é a de uma transformação profunda de nossa relação com o planeta Terra. Para que esta transformação ocorra, é preciso reencontrar a experiência da Natureza em seus encantos. O nome de nossa associação se vincula a este querer.” (Trecho da Carta de Princípios da Novo Encanto)

“Vamos pra floresta!” Mais do que um slogan cunhado para marcar os 31 anos da Associação Novo Encanto (NE), criada em 30 de janeiro de 1990, a frase traduz o pensamento da instituição para o triênio 2021–2024: trabalhar para uma mudança de comportamento e, sobretudo, de consciência, na relação do ser humano com a Natureza. A Novo Encanto é uma entidade parceira do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

“Vamos para a floresta é se conectar com a Natureza. É plantar. Tomar banho de cachoeira, fazer trilha, conhecer o nosso Seringal, participar das Novo Encanto Expedições. É sentir e viver a Natureza, para, por meio dessas experiências, sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservar, e mais do que isso, de transformar o entendimento que temos do nosso lugar diante do Sagrado”, explica o presidente do Conselho Diretor da NE, Thiago Beraldo, citando a Carta de Princípios da instituição: “Para nós, a Natureza serve e atende ao homem porque lhe é Superior. O caminho da plena realização de nossas potencialidades começa por reconhecer a Natureza como ela é: sagrada”.

Thiago Beraldo explica que, quando recebeu a Presidência da NE, encontrou uma entidade organizada, com as contas em dia, prestação transparente e estruturada institucionalmente. “Gratidão aos presidentes e às equipes que já vêm trabalhando nesta obra, pois esta base é fundamental para realizar um trabalho focado na Espiritualidade, como está escrito em nossa Carta de Princípios.”

Integrante do Quadro de Mestres da União do Vegetal (UDV), Beraldo considera que a Carta de Princípios da NE está fortemente ligada à sua trajetória na religião hoasqueira. Ele conta que, antes de chegar à União, estava desencantado “com as coisas do mundo”, procurando uma nova forma de viver. “Resolvi, então, mudar de profissão, ser guia de turismo. Fiz uma especialização em ecoturismo, e um dos livros mais importantes, que me tocaram, foi ‘Da foz à nascente – o recado do rio’, da professora de filosofia Nancy Mangabeira. E esse livro foi um dos sinais que me conduziram ao verdadeiro Guia, Mestre Gabriel. Ao chegar, me encantei em saber que a Carta de Princípios da Novo Encanto havia sido escrita pela Conselheira Nancy, pessoa de rara sensibilidade.”

A Carta de Princípios teve um papel determinante para aquisição do recurso na compra do Seringal Novo Encanto, uma área de Floresta Amazônica nativa, na região do médio Rio Purus, porção sul da bacia no Estado do Amazonas, no município de Lábrea, ponto crítico de expansão da fronteira agrícola. A área foi adquirida com o apoio e recursos de Jeffrey Bronfman, hoje Mestre na UDV.

“A história da NE é também a história da chegada da União do Vegetal aos Estados Unidos. Nesses 31 anos, vejo que é importante lembrarmos das pessoas que fizeram a Novo Encanto acontecer: os americanos David Lenderts, e Patrícia Domingo, M. Luiz Maciel da Costa, M. Luiz Gonzaga Alves, C. Nancy Mangabeira, o M. Jeffrey Bronfman, o M. Monteiro, nosso Presidente de Honra, e de todos que, de alguma forma, contribuíram e contribuem para a causa da Novo Encanto.”

Beraldo lembra que, no dia 28 de janeiro, a NE promoveu uma live com o C. Patrick Walsh Netto, que está escrevendo um livro contando a história da chegada da União do Vegetal aos Estados Unidos e a criação da NE. “É uma história bonita, rica em ensinamentos, e que continua. Estamos dentro desta história. Vale a pena conhecê-la.” Além da participação de Thiago Beraldo, a live contou com a presença do Mestre Geral Representante da UDV, José Carlos Garcia, e convidados.

*Gabriel Gomes é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Serenita (Salvador-BA);
 **João Vitor Hohenfeld integra o Quadro de Sócios do Núcleo Serenita (Salvador-BA).

8 respostas
  1. Marcelo Teles
    Marcelo Teles says:

    Uma história de muitos encontros e reencontros, sempre ligada ao Sagrado, mostrando a importância da Natureza na vida de todo ser humano, principalmente de nós hoasqueiros. Que a Novo Encanto continue crescendo e nos Encantando com este valoroso trabalho.
    Que este novo ciclo seja de progresso e que possamos estreitar os laços de amizade de nossa 2ª região com a NE.

    Prosperidade sempre, Luz Paz e Amor.

    Responder
  2. Cleber Almeida
    Cleber Almeida says:

    Realmente parece coincidência o jeito encantador que as coisas da União acontecem. E não poderia ser diferente com a Associação Novo Encanto, mas, examinando bem direitinho, é notório e bonito ver como que o M. Gabriel conduz nos detalhes esta Sua grande Obra Sagrada! Parabéns a Novo Encanto pelos 31 anos de criação! Cleber Almeida (N. Princesa Encantada/SP)

    Responder
  3. Andrea Pereira Froes
    Andrea Pereira Froes says:

    Hoje é um dia de alegria pois celebramos o aniversário da Novo Encanto! Nessa data especial, desejo para todos nós e para outras pessoas e espécies de vida desse planeta, um mundo mais sustentável, com mais plantios e menos devastação! Que a luz divina possa penetrar nos corações e trazer mais consciência e reencantamento na relação homem – natureza! Gratidão aos que iniciaram esse trabalho, aos senhores que estão hoje e aos que ainda virão! Viva a Novo Encanto! Viva o reencanto! ☀️

    Responder
  4. M. José Roberto.
    M. José Roberto. says:

    Felicidades a nossa querida Novo Encanto pelos seus 31 anos de fundação, esta associação e formanda de pessoas valorosos, trabalhadoras, pessoas que já estão entendendo um pouco o verdadeiro sentindo da vida.
    Tive a oportunidade de ter uma convivência próxima com M. Maciel bem no início desta criação, temos a oportunidade graças a Deus de ainda termos o M. Luiz Gonzaga, pessoa também importante nesse trabalho, que até hoje de forma discreta vem contribuindo com este trabalho e ainda temos a honra de termos conosco ainda aqui neste plano o M. Monteiro e os demais amigos da primeira diretoria, e todos que compuseram essas diretorias ao longo destes anos e a todos que vem trabalhando até os dias atuais.
    Assim desejo a todos nós felicidades, ânimo, disposição para continuarmos trabalhando em prol deste rico patrimônios de toda humanidade.

    Felicidades a todos.
    Abraços fraternos.

    Responder
  5. JOÃO BOSCO QUEIROZ
    JOÃO BOSCO QUEIROZ says:

    Parabéns a Novo Encanto por mais um aniversário, sempre trabalhando pela preservação, defesa e conservação da natureza. De uma ideia e vontade de poucos, nasceu uma obra que beneficia muitos e espelha o zelo e o cuidado do CEBUDV com o meio ambiente. Parabéns especialmente ao M. Monteiro, M. Jeffrey Bronfman , David Lenderts, Patrícia Domingo, M. Luiz Macie, M. Luiz Gonzaga, C. Nancy Mangabeira e todas as pessoas que direta ou indiretamente trabalharam e trabalham por essa importante obra.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *