Sede Geral: a casa de todo caianinho

| 1º Novembro, 2023

Foto: Bento Viana.

A Sede Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal inteira hoje 41 anos em Brasília, capital federal do Brasil. Com uma irmandade de 165 sócios, é na Sede Geral que acontecem as reuniões e Sessões do Conselho da Administração Geral, Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, Colégio Eleitoral, dentre outras. Essa unidade do Centro tem a missão de apoiar a Administração Geral da UDV e seus sócios vem abraçando essa causa com dedicação e esmero ao longo dos anos.

Em homenagem a essa casa de todos os caianinhos, o Blog da UDV disponibiliza abaixo o texto de autoria da jornalista Juliane Oliveira, publicado em anos anteriores, e que conta um pouco mais dessa história

No Cerrado, entre ipês e palmeiras, uma casa recebe caianinhos de todos os cantos e sotaques do Brasil e do mundo. Uma casa construída para acolher irmãos e transmitir os ensinos e a doutrina de Mestre Gabriel. A Sede Geral, hoje inteirando 41 anos em Brasília, é a casa de todo caianinho. Ela abriga a Representação Geral e a Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Nela, estão também lotados os membros do Conselho da Administração Geral (Conage) e uma irmandade de mais de 165 sócios.

Expansão da UDV

De norte a sul, a União do Vegetal começou a sua expansão de forma ordeira e fazendo cumprir a palavra do seu fundador, Mestre Gabriel, quanto ao seu crescimento. Crescimento esse que motivou a transferência da Sede Geral da cidade de Porto Velho (RO) para Brasília (DF) no ano de 1982. Em Porto Velho, Mestre Gabriel, que cedeu sua casa para a realização das primeiras sessões religiosas, formalizou a União do Vegetal registrando os primeiros documentos do Centro e ensinou a importância de cativar as autoridades.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens da Sede Geral

Com a União do Vegetal expandindo-se para o Sul do país e o isolamento geográfico de Porto Velho, alguns membros da sua direção apresentaram a ideia de mudar a Sede Geral para outra cidade. Manaus, no Estado do Amazonas, e Brasília, no Distrito Federal, eram as possibilidades. Optou-se então por Brasília por ser o centro geográfico e político do Brasil.

A mudança da Sede Geral de Porto Velho para Brasília foi decidida em reunião da Administração Geral, órgão máximo da UDV na época, no dia 30 de outubro de 1982, em Manaus (AM). Na época, a Administração Geral era formada por todo o Quadro de Mestres da União do Vegetal. No mesmo dia, o Mestre Raimundo Monteiro de Souza, o Mestre Monteiro, foi eleito Mestre Geral Representante da União do Vegetal.

No dia seguinte, a ata da reunião foi elaborada e assinada pelos presentes, registrando uma mudança importante no processo de expansão da religião criada por Mestre Gabriel. Nessa época, além da Sede Geral, existiam na UDV nove núcleos, um pré-núcleo, quatro distribuições de Vegetal, mais de 50 Mestres e aproximadamente 700 sócios.

Estrela do Norte

Mestre Monteiro volta para Brasília onde residia com a família e durante a sessão de 1o de novembro de 1982, de Confirmação da União do Vegetal no Astral Superior, realizada no Templo do Núcleo Estrela do Norte, em Brasília, comunica a transferência da Sede Geral conforme aprovação da Administração Geral.

Núcleo Estrela do Norte, criado em 1976, foi o primeiro núcleo da União do Vegetal no Distrito Federal. Formado por um grupo de jovens, organizava-se para cumprir as leis e seguir a doutrina de Mestre Gabriel em uma casa simples, porém acolhedora, em meio ao cerrado. Em 1o de novembro de 1982, com a transferência da Sede Geral para Brasília, o Núcleo Estrela do Norte deixa de funcionar e a estrutura local e sua irmandade passam a constituir a Sede Geral da União do Vegetal. Em 1983, o Núcleo Estrela do Norte instalou-se em Porto Velho.

Sede histórica

Em Porto Velho-RO, a antiga sede recebe o nome de Núcleo José Gabriel da Costa, passando a chamar-se posteriormente de Núcleo Mestre Gabriel, em homenagem ao fundador do Centro e quem primeiro cedeu sua casa e amor por essa obra sagrada. O Núcleo Mestre Gabriel também é conhecido hoje como a Sede Histórica da União do Vegetal.

Juliane (5)

*Juliane Oliveira é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Hoasqueiro (Brasília-DF).

1 responder
  1. Nonato carvalho
    Nonato carvalho says:

    Eu conheci a udv no ano 1990 na cidade de Manaus, fui adepto a essa religião por 10 anos, no jardim do norte ,tive que mudar de cidade a qual ainda não tem a udv. (Maraba Pará ).hoje sou casado tenho duas filhas, a minha esposa e as filhas ainda não conhece a udv e tenho um sonho de um dia apresentar a união do vegetal a elas. ,E também voltar a comungar o vegetal

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *