Clube do Livro: iniciativa tem despertado interesse pela leitura entre crianças, jovens e pais que frequentam a UDV

| 26 Outubro, 2023

Pablo Diogo*

A partir deste mês de outubro, a Orientação Espiritual para Crianças e Jovens na UDV (OE) irá oferecer, aos pais que sejam sócios do Centro, uma nova atividade de clube do livro. Ao longo de três encontros, que ocorrem no ambiente virtual, os participantes irão ler e conversar sobre o livro “Momo e o senhor do tempo”, um clássico destinado a crianças de autoria de Michael Ende. O objetivo é que, além do contato com a obra, os pais adquiram também a experiência prática de participarem de um grupo neste modelo. Isso pode qualificá-los a se tornarem, eles próprios coordenadores de clubes do livro em seus Núcleos, agindo como multiplicadores voluntários.

À frente da iniciativa de clube do livro da OE está Janaína Mourão, que é professora e trabalha com formação de professores. Janaína integra o Corpo do Conselho do Núcleo Rei Salomão (Betim-MG).

Este é o terceiro ano em que a OE desenvolve atividades de clube do livro, sempre gratuitamente. Quando o trabalho teve início, em 2021, Janaína ofereceu, por meio de live, uma oficina de treinamento explicando como os responsáveis pela OE nos Núcleos da UDV, bem como seus auxiliares, podem criar clubes de leitura nos Núcleos que fazem parte. Em seguida, para que os interessados pudessem adquirir experiência prática, ela conduziu, também por meio digital, a leitura do livro “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens – clássico da literatura inglesa. Para as jovens da 12ª Região, onde frequenta, ela coordenou também uma série de encontros, em que abordou “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen. Ao longo do ano de 2022, foi oferecido apoio aos participantes que criaram seus próprios clubes em seus Núcleos e Regiões. E, este ano, em julho passado, realizou-se a leitura de obras literárias com responsáveis pela OE. A obra selecionada foi “O Mundo Perdido”, de autoria de Arthur Conan Doyle, célebre autor do personagem Sherlock Holmes.

As atividades chamaram a atenção de participantes de diversas Regiões do Brasil, e até da Holanda e da Austrália. Alguns criaram clubes do livro em seus próprios Núcleos, e a estimativa é que dezenas de jovens tenham participado das leituras e debates de obras como “Mestre Gabriel – O Mensageiro de Deus”, “José, o menino de coração de Maria”, “Papai ao meu lado”, “O Pequeno Príncipe” e “O Jardim Secreto”, “Momo e o senhor do Tempo”, entre outras. Entre os Núcleos que conduziram a atividade, estão o Rei Salomão (Betim – MG, 12ª Região), Apuí (Lauro de Freitas – BA, 4ª Região), Rei Rabino (Perdigão – MG, 12ª Região), Luz Abençoada (Tijucas – SC, 9ª Região), Castelo de Marfim (Santarém – PA, 14ª Região), Luz de Maria (Campo Grande – MS, 13ª Região), Coroa Divina (Almirante Tamandaré – PR, 9ª Região),  São Joaquim (Campo Grande – MS, 13ª Região), Mestre Euclides (Moema – MG, 12ª Região) e Jardim Florido (Macapá – AP, 14ª Região).

Janaína Mourão explica que os encontros não podem se parecer com uma aula expositiva ou uma palestra. “Usamos o método socrático, em que o coordenador propõe perguntas sobre o texto e os participantes respondem a partir da sua compreensão, mas sempre buscando evidências na obra. O objetivo é que a gente consiga quase que falar com o autor e entender o que ele quis transmitir”, explica ela.

Não é obrigatório que as obras escolhidas tratem diretamente de temas de espiritualidade, basta que tenham aspectos que possam ser trabalhados para o desenvolvimento de virtudes. Mas é essencial que tenham boa qualidade. O importante é que os responsáveis verifiquem qual é a maior necessidade do grupo de jovens: desenvolver gosto pela leitura, conhecer sobre a vida do Mestre, conhecer mais sobre Jesus, melhorar algum comportamento, etc.

Janaína também enxerga nessa iniciativa uma oportunidade para que os leitores mais jovens possam ganhar mais familiaridade com obras que se perenizaram devido ao seu alto valor literário, e descobrirem um mundo novo que mora nas estantes, distante das telas. “Sou defensora de trazermos obras clássicas, de boas referências, para os jovens conhecerem. ‘O Mundo perdido’, por exemplo, trata de aventura e ficção e se destina a jovens de mais idade. Uma boa opção para pessoas jovens que ainda não têm muito hábito ou interesse pela leitura”, diz. Outro fator que contribui para engajar o público jovem é o uso de redes sociais para conversas sobre as obras “Criamos também grupos de Whatsapp para que no período de intervalo entre os encontros, possamos seguir trocando ideias”, diz.

O coordenador da OE, Mestre Almir Nahas, foi quem propôs a criação do clube do livro, e convidou Janaína para estar à frente do trabalho, sob a coordenação de Rachel Gadelha. Ele diz que a iniciativa se insere dentro dos objetivos da UDV de promover o desenvolvimento das virtudes morais, intelectuais e espirituais do ser humano. No caso da OE, o foco se direciona especialmente para o grupo de jovens e crianças. “Os clubes de leitura surgiram como uma maneira de cativar nossa rapaziada (e também os pais de família) para a leitura de obras interessantes, e o compartilhamento de reflexões e entendimentos como um enriquecimento da experiência solitária da leitura. É nítido em grande parcela de nossa irmandade, sejam adultos ou menores de idade, que somos pouco dados à leitura. Além disso, há também uma concentração do trabalho nos temas ligados às virtudes morais e espirituais”, diz.

Para Nahas, a adesão observada aos clubes ao longo dos anos de 2022 e 2023, mostra que a iniciativa foi acertada. E ressalta o fato de que o crescimento vem se dando de forma natural, sem que haja uma campanha para intensificá-lo. “Como todas as outras iniciativas da OE (Bandeira do Divino, Liga de Pais, Dia no Parque, o Livro e Calendário do Advento, o Clube de Xadrez Grande Reinado, Dia de Limpeza de Rios e Praias), nós lançamos a proposta que normalmente não surge da Coordenação da OE. Algum Núcleo ou Região começa a fazer alguma coisa que gera bons resultados, e nós tratamos de estruturá-la para oferecer a todos os Núcleos. Daí a adesão acontece naturalmente, sem imposição, e isso está acontecendo também com os clubes de leitura. Mais uma proposta que nasceu de alguns corações caianinhos dedicados à causa da OE, que está crescendo em diversas Regiões. E o maior mérito é dos milhares de voluntários que abraçam a OE e dos pais que estão entendendo a necessidade de maior presença e capacitação para bem orientar seus filhos”, destaca.


Pablo Diogo*Pablo Diogo é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Menino Galante (Mairiporã – SP).

7 respostas
  1. Danilo Pereira de Alencar
    Danilo Pereira de Alencar says:

    Que esse trabalho continue prosperando. Que as crianças e jovens aproveitem esse movimento. Felicidades a todos pela iniciativa e dedicação.
    Danilo / N Pau D’arco – Caruaru

    Responder
  2. Talita Bruto
    Talita Bruto says:

    Que legal! Vale muito a pena incentivar o pensamento crítico dos jovens, à medida que se encantam e descobrem partes de si mesmo por meio da literatura, da imaginação e do sonho! Que esse trabalho cresça cada dia mais!

    Responder
  3. Kleber Lima
    Kleber Lima says:

    Nós criamos este ano no núcleo Breuzim, de Cuiabá (13ª Região), o Clube de Leitura Estudos Caianinhos, destinado a toda a irmandade do núcleo, sem distinção etária. Iniciamos pela edição especial da revista Alto Falante sobre os “60 anos da UDV”, e estamos concluindo o livro do M Monteiro – Memórias de um Discípulo do Mestre Gabriel. Em seguida, deveremos iniciar a leitura da Revista Alto Falante que conta a história do Rosário de Chamadas pelo M Gabriel.
    A experiência tem sido enriquecedora para os participantes, agregando conhecimento ao nosso aprendizado e fortalecendo nossa caminhada por esse caminho do Mestre.

    Responder
  4. Sâmara Farias Evangelista
    Sâmara Farias Evangelista says:

    Me sinto muito feliz com esta iniciativa. Desde criança, meus irmãos e eu fomos motivados por nossos pais a ler bons livros, e ainda nos dias de hoje é uma prática que me traz satisfação. Despertar o hábito saudável da leitura também auxilia no desenvolvimento do estudo e na compreensão dos ensinamentos do Mestre.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *