DMC-DG ganha um novo espaço de trabalho e visitação

Diro Oliveira*

| 7 Novembro, 2023

A missão do Departamento de Memória e Comunicação da Diretoria Geral (DMC-DG) é “manter viva a memória da origem da União do Vegetal e do seu desenvolvimento espiritual”. Esta missão tem em si uma grande nobreza e alguns desafios de igual tamanho.

Com o passar dos anos, manter viva essa memória foi demandando mais e mais estudos, investigação, comprometimento, tecnologia, desprendimento e, entre tantos outros atributos, um deles se manteve como o mais importante: o amor. O amor à história e à vida do Mestre Gabriel, a esta religião e a tudo que envolve sua história, bem como às pessoas que dela participaram.

Hoje se faz realidade: temos uma nova sala do DMC da Diretoria Geral, o nosso escritório. Um trabalho que tem na sua origem as mãos do Mestre Gabriel, que gravou a sua oratória em fitas, publicou artigos em jornais e fez questão de lembrar, em uma de suas cartas, o seu desejo pelo registro de sua obra:

“Previna os fotógrafos que eu quero ver a minha fotografia junto com todos.”

Esta frase nos leva a uma reflexão do chamado do Mestre para que tenhamos atenção com os registros da União do Vegetal e para os quais muitos irmãos vêm dando sua parcela de contribuição. É uma história que vem de longe. Mãos amigas nos fizeram chegar até este momento. Um pouco de cada um e um desejo compartilhado por todos. O suor e a luta diários em querer construir um lugar com o qual todos poderemos contribuir e receber os benefícios do zelo e do cuidado com os preciosos materiais que guardamos neste mais novo ambiente.

Cada um com seu talento deixa as marcas de muitas realizações em que os esforços se encontram nesta soma tão simbólica e importante, que faz esta União clarear muito mais.

Inauguração da sala do DMC-DG

No dia 1º de novembro foi inaugurada a Sala do DMC-DG em Brasília-DF, no mesmo edifício onde está o Escritório da Diretoria Geral. Esse momento contou com a presença dos Mestres: José Luiz de Oliveira, membro do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, representando o Mestre Geral Representante, José Carlos Garcia, que por motivos justos não pôde estar presente; Carcius Azevedo dos Santos, Mestre Representante da Sede Geral; Francisco Pinto, Presidente da Sede Geral, representando o Mestre Tadeo Feijão; além de algumas pessoas que fazem parte da história deste departamento, como a Conselheira Ivone Menão, Mestre Ruy Fabiano, Mestre Yuugi Makiuchi, e alguns membros da Diretoria do DMC, colaboradores e apoiadores deste trabalho.

A Sala do DMC-DG

O espaço foi idealizado para ser um lugar de visitação, pesquisa e desenvolvimento de trabalhos ligados principalmente às áreas de pesquisa, restauração e guarda de acervos históricos. Há alguns tablets disponíveis para consulta dos visitantes, com um software desenvolvido para uso exclusivo na sala, onde o visitante poderá fazer pesquisas e conhecer mais do acervo da União do Vegetal, conforme o seu grau de acesso.

Todo o design da sala teve a intenção de não perder a essência da União do Vegetal, por isso a estrutura é simples, mas aconchegante, com uma linha arquitetônica assinada pela arquiteta Inês Pozza, pensada nas origens da nossa União, tendo uma exposição permanente de fotografias e vídeos para que o visitante se sinta na Casa do Mestre.

A Sala do DMC é a materialização do esforço e do sonho de muitos e por isso fica aqui o meu agradecimento a todos que fazem parte desta iniciativa, bem como o convite para que os sócios venham conhecê-la. Que possamos, com este mais novo espaço, construir momentos memoráveis e continuar a contar a história da União do Vegetal para que as futuras gerações tenham também o direito de conhecer as origens deste trabalho, que começou no meio da Floresta Amazônica, com as raízes de seu criador fincadas no sertão de sua infância, em Coração de Maria, e hoje estão cada dia mais ganhando o mundo.

Diro (1)

*Diro Oliveira é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Vitória 4ª Região e Diretor do Departamento de Memória e Comunicação da Diretoria Geral do triênio (2021-2023).

Serviço:

A sala do DMC fica localizada no Setor Bancário Norte (SBN), Qd. 02, Bloco H, Edifício Central Brasília, 13º andar, sala 1305 – Brasília/DF. Os interessados em conhecê-la devem entrar em contato com o Escritório da Diretoria Geral previamente.

2 respostas
  1. Vianei Ribeiro Dos Santos Junior
    Vianei Ribeiro Dos Santos Junior says:

    Quando estive na sede Geral no ano de 2022 me encontrei com uma felicidade tão e bem zelada que são as memórias do Mestre Gabriel e as memórias da União do Vegetal. Pra mim uma alegria venho e boas oportunidades conhecer uma pouco mais deste Mestre que me cativa e desta casa de caboclo que me recebe. Gratidão ao DMC pelo carinho com as coisas da União. Deus abençoe a todos. LPA

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *