Núcleo Salvador comemora 20 anos

| 2 fevereiro, 2017

Hasteamento da Bandeira – E/D: Mestre Ivan Evangelista, Mestre Pequenina e Mestre Jair | Tarso Figueira, Ano 2005.

Neste dia 2 de fevereiro de 2017, o Núcleo Salvador comemora 20 anos. O nome Salvador foi sugerido pelo Mestre Jair Gabriel da Costa (Integrante do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel), filho do Mestre Gabriel e da Mestre Pequenina. Mestre Jair Gabriel foi designado para ser o primeiro Mestre Representante do Núcleo Salvador (Salvador-BA) que iniciou com uma irmandade de 50 sócios, sendo 2 mestres, 3 conselheiros e 45 discípulos. A Sessão de inauguração, no ano de 1997, contou com a presença da Mestre Pequenina.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Salvador.

O SURGIMENTO

O Núcleo Salvador originou-se do Núcleo Serenita, que na época já estava com mais de 140 sócios e um grande número de pessoas que aguardavam para conhecer a União do Vegetal. Além do Serenita, havia apenas mais um Núcleo na região metropolitana de Salvador, o Apuí, que foi o primeiro a ser criado na Bahia e também no Nordeste, no ano de 1976.

A compra do terreno de 20 mil metros quadrados às margens de uma grande lagoa foi efetivada em 1996. Iniciou-se então uma escala intensa de mutirões, em dias úteis e finais de semana, com a participação de toda a irmandade, para adequar as construções que já existiam no terreno às necessidades do futuro Núcleo. Os trabalhos iniciais de nivelamento da área onde hoje funciona o estacionamento foram feitos com uma escavadeira cedida pelo irmão Manoel Araújo e operada pelo próprio Mestre Jair, que mostrou-se um exímio operador.

A união e o entusiasmo dos irmãos ao acompanhar a dedicação dos Mestres Jair e Magno (o primeiro presidente) foram fundamentais para que no dia 2 de fevereiro de 1997 o Núcleo fosse inaugurado. No dia da inauguração, o Mestre Central à época, Mestre José Anchieta Torreão de Sá, dirigiu a Sessão até o momento em que entregou a camisa de Representante ao Mestre Jair, o qual deu continuidade à Sessão. Nesse dia estiveram presentes, além de sócios dos Núcleos Apuí e Serenita, visitantes da Sede Geral (Brasília-DF) e dos Núcleos Reis Magos (Ilhéus-BA), Pau-D’Arco (Caruaru-PE) e Princesa Sama (Manaus-AM).

O INÍCIO

O período inicial foi de grande alegria e muito trabalho. Havia poucas pessoas na Direção e alguns discípulos do Corpo Instrutivo tiveram que ocupar cargos na diretoria. Novos sócios começaram a chegar rapidamente, e ao mesmo tempo alguns dos sócios fundadores foram chegando à Direção.

Em seis anos de Representação, Mestre Jair trouxe os ensinos com generosidade e formou a base da Direção do Núcleo, convocando os primeiros membros do Quadro de Mestres – Valter, Araponga, Ivan, Hudson e Kleber – e os primeiros membros do Corpo do Conselho: Cerise, Celeste, Nilton, Etiene, Lurdinha, Nercy, Bárbara, Leika, Manoel Araújo, Fernanda, Rose e Maria Luiza.

Em 2 de fevereiro do ano 2000, o então Pré-núcleo (designação utilizada na época) foi elevado à condição de Núcleo, numa Sessão dirigida pelo Mestre José Luiz de Oliveira, que naquele ano ocupava o cargo de Mestre Geral Representante da União do Vegetal. As sessões, que inicialmente eram realizadas na Casa de Preparo, passaram a ser feitas no atual templo a partir do ano de 2002. A inauguração foi no dia 24 de abril, data de aniversário do Mestre Jair.

A partir de 2003 ocuparam a Representação os mestres Ivan Evangelista, Kleber Freitas, Hudson Pimenta, Roberto Costa e André Guimarães, que é o atual Mestre Representante do Núcleo.

FATOS MARCANTES

Um dos fatos que marcaram a história do Núcleo Salvador foi a comemoração do aniversário de 82 anos da Mestre Pequenina, em setembro de 2010. A festa com Sessão de Vegetal, que tradicionalmente realizava-se no Núcleo Mestre Iagora, em Porto Velho-RO, naquele ano foi organizada pela irmandade da 4ª Região no Núcleo Salvador, e contou com a participação de um grande número de visitantes de todo o Brasil.

Em 2015, o Salvador também foi escolhido para sediar o Encontro Regional da Representação Geral com o Quadro de Mestres da 4ª, 8ª, 10ª, 11ª e 13ª Regiões da UDV. Estiveram presentes mais de 300 mestres dessas cinco regiões e também da Sede Geral. Foi o maior encontro de mestres, em número de participantes, que já aconteceu até hoje na União do Vegetal.

Ao longo desse vinte anos, o Núcleo sempre buscou proporcionar o convívio com Mestres do Conselho da Recordação, possibilitando a vinda deles com a maior frequência possível, de forma a manter a irmandade sempre próxima das origens da UDV. Mestre Pequenina, por exemplo, esteve presente em muitos momentos, trazendo memórias e relatos de sua vida ao lado do Mestre Gabriel.

Toda a história do Núcleo Salvador é construída a muitas mãos, com trabalho, zelo, paciência e dedicação. E assim, a irmandade tem procurado dar continuidade a esta sagrada obra do Mestre Gabriel , buscando crescer com união e prosperidade.

Membros da 1ª Diretoria:

Presidente: Antônio Magno Cerqueira Reis

Vice-presidente: José Carlos Araponga

Secretário: Nercy Arcanjo

2º Secretário: Cerise Maria Pimentel Hufnagel Gonçalves

Tesoureiro: Valter Souza Gonçalves

2º Tesoureiro: Kleber Almeida Freitas

Orador Oficial: Celeste Maria Pimentel Hufnagel Araponga

*Equipe do Blog com apoio dos colaboradores do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Salvador.

19 respostas
  1. Fernanda Evangelista
    Fernanda Evangelista says:

    Dia de alegria pra mim e minha família. Lugar onde estamos aprendendo e nos beneficiando do valor dessa Sagrada Obra, onde estamos sendo bem acolhidos pela irmandade e fazendo bons amigos. Sou grata e feliz por participar dessa história!

    Responder
  2. Rafael Wagner
    Rafael Wagner says:

    Em 2016 no aniversário de Mestre Jair, a Mestre Pequenina esteve presente e durante a sessão, ela dirigiu um período da sessão, algo que ela não fazia havia já muito tempo.

    Responder
  3. Jader Mora
    Jader Mora says:

    Morei em Salvador por mais de uma década. Tive a boa oportunidade de acompanhar a criação desta linda sede da UDV.Estive presente na sessão de inauguração. PARABÉNS.

    Responder
  4. Diogo de Vasconcelos Oliveira
    Diogo de Vasconcelos Oliveira says:

    Gosto um tanto desse Núcleo. Lugar que também me sinto em casa, minha companheira já foi sócia e onde nos casamos em 2010. Ou seja, é um Núcleo que faz parte de minha história.
    Salve 02 de fevereiro!

    Responder
  5. Rubens
    Rubens says:

    Boa tarde pessoal, tenho interesse em conhecer a unidade de salvador, ja mandei emails, ja preenchi formulário e ate o momento não obtive retorno. Abraços!

    Resposta: Prezado Rubens, em breve entraremos em contato.

    Responder
  6. Josman lucas carneiro
    Josman lucas carneiro says:

    Como posso conhecer a udv em salvador ou petrolina? Já tomei daime no santo daime mas min simpatiso com a udv ouvir dizer que tem mais concentração.

    RESPOSTA
    Caro Josman,
    Somos gratos pelo seu comentário. Respondendo ao seu pedido, entre em contato através do seguinte endereço: https://udv.org.br/contato/

    Att,
    Equipe do Blog.

    Responder
  7. Carlos Jones
    Carlos Jones says:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber o endereço de vocês na cidade de Salvador-Ba. ou em um local mais próximo.
    Para que eu possa conhecer o centro e participar.

    RESPOSTA
    Caro Carlos Jones,
    Somos gratos pelo seu comentário. Respondendo ao seu pedido, entre em contato através do seguinte endereço: https://udv.org.br/contato/

    Att,
    Equipe do Blog.

    Responder
  8. Alice
    Alice says:

    Olá! Boa tarde! Gostaria de conhecer a unidade em Salvador. Já enviei e-mails e preenchi o formulário. Porém não tive qualquer retorno. Gratidão!

    RESPOSTA: Cara Alice, todos os contatos são respondidos gradativamente. Por gentileza, aguarde mais um momento. E em caso de demora, entre em contato novamente.

    Responder
  9. SEBASTIAO LUIZ ANDRADE COSTA
    SEBASTIAO LUIZ ANDRADE COSTA says:

    Bom dia!!
    Muita paz e serenidade.

    Gostaria de saber o endereço de vcs é como fazer para participar das reuniões?

    Muitíssimo GRATO.

    SEBASTIAO

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *