I Encontro com o Corpo Instrutivo da UDV reúne 400 pessoas

Giuliano Villa Nova (*)

Encontro do Corpo Instrutivo realizado no Núcleo Fortaleza | Foto: Regis Gomes – DMC/Núcleo Flor Divina (Fortaleza-CE).

Aproximar-se do Corpo Instrutivo, trazendo mais informações sobre o trabalho realizado pela Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e alguns de seus projetos estratégicos. Esses foram os objetivos do I Encontro Regional com o Corpo Instrutivo, realizado no dia 14 de janeiro passado, no Núcleo Fortaleza (Caucaia, CE), na 11ª Região.  Organizado pela Diretoria Geral, a Administração Central da 11ª Região e o Núcleo Fortaleza, este foi o primeiro Encontro na UDV a reunir especificamente o Corpo Instrutivo para conhecer o trabalho feito pela Diretoria Geral.

“No início de 2015, o Mestre Geral Representante pediu que fizéssemos uma apresentação sobre a Diretoria Geral, quem somos, o que fazemos e a prestação de contas dos recursos arrecadados. Em 2015, isso foi feito para o Quadro de Mestres; no ano passado, continuamos, nos Encontros Regionais das Direções; e agora, iniciamos com o Corpo Instrutivo”, explicou o mestre Wladimir Fogagnoli Ferraz, Presidente da Diretoria Geral. “Com isso, também estamos reconhecendo a importância do Corpo Instrutivo na UDV e como ele pode participar da causa geral do Centro”, observou.

Dentre os membros da Diretoria Geral presentes estiveram, além do mestre Wladimir, os Vice-Presidentes mestre Pedro Da Rós (integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Gaspar – Brasília-DF) e o mestre Tadeo Feijão (integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Fortaleza – Fortaleza-CE); o mestre Iber Pancrácio, Gerente Administrativo do Escritório da Diretoria Geral e integrante do Quadro de Mestres da Sede Geral (Brasília-DF); e Salomão Taumaturgo Marques, Presidente do Conselho Fiscal e integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral. Pela 11ª Região, o Mestre Central, Vicente Giffoni; e o Coordenador Regional da Diretoria Geral,mestre Célio Lessa; Mestres Representantes e membros da Direção e do Corpo Instrutivo de todos os Núcleos da Região.

Programação

O Encontro começou com a apresentação da Diretoria Geral, feita pelo mestre Wladimir, contando um pouco da história do órgão, desde sua criação, em 1989, até os dias atuais. Ele também explicou quem são as pessoas que compõem a Diretoria Geral, suas atribuições e objetivos.

O mestre Pedro Da Rós falou sobre os eixos estratégicos de atuação da Diretoria Geral (Plantio, Beneficência, Sustentabilidade Financeira, Planejamento e Gestão), além da prestação de contas, ou seja, de que forma os recursos arrecadados vêm sendo aplicados, em benefício do Centro e seus sócios.

Ao mestre Tadeo Feijão coube explicar a respeito da Faixa Adicional e do Mercado Inca, projetos estratégicos que estão sendo realizados pela Diretoria Geral. O intuito maior é que, com mais informações sobre esses projetos, mais pessoas participem. “Estamos falando ao coração das pessoas, e quando essa mensagem chega ao coração, naturalmente as pessoas terão mais vontade de participar, pois estamos trabalhando para formar a base de uma nova sociedade, para o futuro”, comentou o mestre Tadeo.

Mobilização e Avaliação

A mobilização para o Encontro foi grande em toda a 11ª Região. Para se ter uma ideia, um ônibus fretado trouxe, para o Núcleo Fortaleza, cerca de 50 pessoas vindas de Teresina – PI e Sobral – CE (localizadas, a respectivamente, 600 km e 230 km de Fortaleza). Também vieram sócios da UDV de São Luís – MA (1.000 km de distância) e do Crato – CE (500 km). No total, em torno de 400 pessoas participaram do Encontro.

A apresentação sobre a Diretoria Geral teve um formato inovador, intercalada por vídeos, o que tornou a exposição mais didática e interessante. Ainda houve algum tempo para perguntas e respostas, esclarecendo algumas dúvidas sobre o que foi exposto.

A avaliação geral do Encontro foi bem positiva e a Diretoria Geral está realizando uma pesquisa on-line mais detalhada. A participação na pesquisa dos sócios do Corpo Instrutivo e Direção que estiveram presentes no Encontro é de suma importância para aprimorar a organização e a apresentação nos próximos Encontros.

* Membro do Quadro de Mestres  e monitor local do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Núcleo Tucunacá (Fortaleza-CE).

Publicado em 03 de fevereiro de 2017, 09:00.

15 respostas
  1. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade.
    Essa iniciativa juntamente com as que já estamos vivenciando e nos beneficiando, mostra a intenção clara de boa fé e amizade da Representação Geral e Diretoria Geral.
    Sou grato a esses valorosos Amigos que têm se dedicado com tanto carinho e responsabilidade.
    Já estamos sentindo alguns frutos e outros mais hão de florescer.
    Saúde, prosperidade e progresso pra todos nós!
    Viva a União do Vegetal.
    Abraços fraternos.

  2. Almenbergues Jales
    Almenbergues Jales says:

    Excelente trabalho que a Representação Geral e Diretoria Geral vem desenvolvendo. Digo isso, porque estive presente e pude participar e vivenciar o esmero e carinho com que foi realizado esse primoroso trabalho. Parabéns a todos que de alguma forma contribuíram para a concretude desse acontecimento. Abraços fraternos a todos!

  3. Emília Salgueiro
    Emília Salgueiro says:

    Foi uma grata satisfação poder estar presente neste momento tão significativo para a 11ª Região e toda UDV.
    Neste Encontro foi possível conhecer mais a respeito do importante trabalho que vem sendo realizado pela Diretoria Geral do Centro. Bem como estimular os membros do Corpo Instrutivo a chegar mais junto, para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos.
    Minha gratidão à todos da DG, Direção da 11ª Região e irmandade do Núcleo Fortaleza, sempre disposta a realizar grandes momentos.

    Abraços.
    LPA.

  4. Marcio Cardenuto
    Marcio Cardenuto says:

    Muito legal isso… o conhecimento expandido, multiplicado, faz com que se caminhe pra direção da Luz.
    Remando em conjunto fica mais fácil.
    Parabéns pela realização.
    Gratidão pelo trabalho da DG.
    Digno de ser sempre percebido, reconhecido e apoiado por todos nós.
    Abraço
    Marcio Cardenuto – CDC – Samauma

  5. Renata gomes
    Renata gomes says:

    Foi uma satisfação imensa poder participar desse encontro, o sentimento é de pertencimento, é muito bonito ver e sentir que estamos todos juntos no mesmo sentido, trabalhando por uma causa nobre! Grata à todos que idealizaram e organizaram com tanto carinho esses momentos especiais! Luz, paz e amor!

  6. Laura Abes Casaca
    Laura Abes Casaca says:

    Parabéns pelo belo trabalho que a Representação Geral e a Diretoria Geral vem realizando,
    Falando ao coração das pessoas, para que a bandeira da nossa União possa brilhar cada dia mais em nosso coração.

    Reconhecimento e gratidão!

  7. Adriana Rocha
    Adriana Rocha says:

    Maravilhoso esse trabalho de conscientização através do coração!!!! Espero que esse encontro venha acontecer em outras regiões também!

    RESPOSTA: Cara Adriana, alguns encontros já estão programados. Informe-se na secretaria do seu Núcleo.

  8. Roberta Afonso Santos
    Roberta Afonso Santos says:

    Que maravilha saber que a nossa Representação Geral e Diretoria Geral faz questão de cativar os sócios do Corpo Instrutivo. Isso me alegra imensamente! Acredito que todos serão bem vindos aqui na 4ª Região. #jaqueroumencontroaqui :)

    RESPOSTA: Roberta, já está programado e em breve a irmandade será comunicada. Acompanhe!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta