Novo Encanto atua no CONAMA para regulamentar uso agrícola de biossólidos

Flavio Gut*

| 05 Março, 2020.

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, braço ambiental do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, teve uma participação importante na 1ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental e Gestão Territorial do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro passado, em Brasília-DF. O assunto tratado na reunião foi a proposta de revisão da Resolução 375/06, que define critérios e procedimentos para o uso agrícola de lodo de esgoto (biossólido) gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados.

Através da ação da Novo Encanto, foi incluída, na proposta de revisão, a proibição do uso de biossólido em áreas de preservação permanente e, também, Unidades de Conservação. A iniciativa de proibição é da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária), aprimorada pela Novo Encanto, que traz um importante ganho ambiental, uma vez que regulamenta o uso do resíduo, devidamente tratado e monitorado química e microbiologicamente.

A Resolução 375/06, que tramitava desde 2006, foi aprovada na Câmara Técnica da mesma forma que foi encaminhada pela Associação Novo Encanto e, agora, vai ao plenário do CONAMA para aprovação final.  A Novo Encanto é uma das quatro organizações não governamentais de defesa do meio ambiente com assento no Conselho.

Redução de resíduos

Atualmente, o biossólido vem sendo disposto de forma desordenada no ambiente, ou em aterros sanitários. Em consonância com a Lei 12.305 de 2010, o uso de lodo de esgotamento sanitário em solos pode ser uma alternativa ambientalmente adequada e ser um importante processo para a redução de resíduos destinados a aterros.

A Novo Encanto foi representada na reunião da Câmara Técnica do CONAMA por Andréa Pereira Fróes, bióloga, gestora pública municipal em Belo Horizonte (MG), há 28 anos na SLU – Superintendência de Limpeza Urbana, com atuação nas áreas de operação, educação ambiental e fiscalização. De acordo com ela, a aprovação da resolução irá contribuir para a redução de resíduos em aterros sanitários, gerar emprego e renda em função da produção do biossólido e contribuir para o enriquecimento de plantios diversos.

O biossólido, na Resolução, será classificado de duas formas: Classes I e II, e classes A e B. A classificação dos tipos I e II dá-se de acordo com a tolerância na concentração de substâncias químicas potencialmente tóxicas presentes, sendo que, no tipo II, essa tolerância é maior, e dos tipos A e B com base na densidade de patógenos presentes, sendo que, no tipo B, a tolerância é maior.

Essa conquista exigiu bastante firmeza e argumentação para convencimento dos conselheiros presentes, segundo explicou Andréa Fróes. “Com esse nosso posicionamento, ficou resguardada a preservação da fauna, por exemplo, que por falta de parâmetros brasileiros de avaliação do uso do biossólido e dificuldades de isolamento de áreas em UCs e APPs, poderiam colocar em risco diversas espécies, além de comprometer nossos recursos hídricos, disse a bióloga.

>> Para saber sobre aspectos técnicos da Resolução 375/06, clique aqui.

*Flavio Gut é Assessor de Comunicação da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Grande Ventura (Jarinu-SP).

2 respostas
  1. Evandro Jesus de Souza
    Evandro Jesus de Souza says:

    Quero parabenizar essa boa ação de preservar o meio ambiente, trabalhar com esse resíduos com os devidos cuidado e tempo para ser consumidos no plantio. Estamos juntos. Aqui no N. M. Vicente Marques fazemos um trabalho com resíduos de peixes um fertilizante de peixe que era descartado um produto de qualidade para nossas plantas sagradas e demais plantas. Vejo que podemos olha esse assunto numa amplitude maior…..

    Responder
  2. José Roberto Acre
    José Roberto Acre says:

    Parabéns pela bela matéria, Flavio Gut, e parabéns pelo belíssimo trabalho com firmeza, clareza e domínio do tema pela nossa Representante Andréa Fróes, juntamente com M. Carcius Diretor executivo e todos os envolvidos nesta importante e significativa contribuição que a Novo Encanto está prestando ao povo brasileiro e a população mundial em geral.
    Abraços fraternos

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *