Momentos inesquecíveis marcados na memória

Daniel da Silva Paixão*
Fernanda Rodrigues Santana**

| 15 março 2018

Em Roraima, jovens vivenciam atividades em plena Floresta Amazônica. No centro da imagem, uma Samaúma gigante | Foto: André Nova.

Foi apresentado para nós a ideia de fazer um encontro com todos os jovens da 16ª Região, para a primeira capacitação de jovens plantadores, realizada no Sítio José Gabriel da Costa, em São João da Baliza (RR), nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2018.

Durante esses dias, os jovens vivenciaram momentos inesquecíveis, que ficaram marcados em nossas memórias. Tivemos a oportunidade de estarmos presentes em um grande passo da União do Vegetal, que era algo almejado, há muitos anos, pelos Mestres e Conselheiros: fazer esta capacitação de jovens plantadores envolvendo todos os jovens das 16ª região.

No dia 11, que foi a chegada em São João da Baliza, os jovens foram divididos em três equipes, sendo elas Pau D’arco, Mulateiro e Castanheira, para competirem em uma gincana. Em seguida, cada grupo foi instruído a criar seu grito de guerra, que teria como objetivo representar o nome de sua equipe. Esse foi o início da gincana, iniciando uma competitividade saudável e divertida entre os jovens.

Durante o dia 12, logo no início da manhã, tivemos explicações a respeito dos nove vegetais e aprendemos como fazer a colheita do Mariri.

Antes de adentramos na mata, tivemos orientações de primeiros socorros e, em seguida, foi ensinado como nos orientarmos por bússola e, também, pela posição do sol.

Ao entrar na mata, fomos apresentados aos nove vegetais que, até então, era algo desconhecido para os jovens. Assim, tivemos o conhecimento das propriedades medicinais de cada um deles. Mais adiante, nos reunimos com os demais grupos para um almoço na floresta que marcou todos os jovens, por conta da simplicidade, organização e da energia positiva daquele lugar.

Os jovens, ao retornarem à sede do sítio, foram reunidos para dar continuidade à gincana, tendo como principal assunto o que aprendemos na floresta e, também, foram iniciados jogos que tinham como objetivo fazer amizade entre os competidores.

No decorrer da gincana, foi contada uma história e, com base nela, foi pedido a cada grupo que fizesse um peça de teatro. A peça com melhor desempenho seria a vencedora. A atividade fortaleceu a união entre os grupos, trazendo os ensinamentos do Mestre Gabriel e mostrando o poder da amizade.

Neste encontro, a maioria das pessoas estava tendo contato com a floresta pela primeira vez, uma oportunidade muito marcante, pois a energia positiva transmitida pela natureza é única.

Toda essa experiência ficará marcada para sempre em nossas lembranças.

* Daniel da Silva Paixão tem 20 anos, cursa Educação Física e frequenta o Núcleo Estrela do Oriente (Boa Vista, Roraima).
** Fernanda Rodrigues Santana tem 19 anos, cursa Nutrição e frequenta o Núcleo Santa Rosa (Boa Vista, Roraima).

2 respostas
  1. Luis Eduardo
    Luis Eduardo says:

    Trabalho muito bonito e nobre ! A Central de Plantadores é muito marcante na vida de todos que passam por lá! Parabéns a 16ª Região pelo trabalho exemplar!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *