Mestre Florêncio, 91 anos
| 14 Abril, 2023
Florêncio Siqueira de Carvalho, o Mestre Florêncio, faria hoje 91 anos. Nascido na cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, conheceu Mestre Gabriel ainda nos seringais da Amazônia e depois o reencontrou em Porto Velho (RO), nos anos de 1960, quando iniciou sua caminhada na União do Vegetal. Mestre Florêncio fez a passagem em junho da 2012.
Conhecido incialmente por Mestre Cruzeiro, Mestre Florêncio trabalhou de maneira incansável ao lado de Mestre Gabriel na estruturação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Fundou o primeiro Núcleo da UDV, o Núcleo de Manaus (AM), hoje Núcleo Caupuri. Sempre com um sorriso maroto e um olhar de menino, foi em exemplo de responsabilidade e dedicação aos trabalhos da União do Vegetal.
Para marcar a data de hoje, o Blog da UDV republica alguns textos que contam a história de vida e a importante trajetória deste senhor na União do Vegetal.
- Mestre Florêncio: um Cruzeiro no céu da UDV, 2021
- Mestre Florêncio, legado para Memória do Centro, 2020
- As mãos, o coração de um semeador, 2020
- O “Sabiá” do Mestre, 2019
- Mestre Florêncio: sorriso travesso, olhar de menino, 2018
- Mestre Florêncio, exemplo de superação e de responsabilidade, 2017
- Um Mestre na UDV, formador de muitos Mestres, 2016.
–
*Publicado anteriormente em 14 de abril de 2022.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Hoje é um dia muito especial pra mim e sei que para muitos que tiveram o merecimento de conhecer esse Senhor M. Florêncio Siqueira de Carvalho, faria 90 Anos, um homem simples mas de uma bondade de coração nobre, uma voz que vinha do seu coração ,onde o Mestre Gabriel dizia que encantava, onde foi e será sempre o amigo do Mestre Gabriel, a quem em vida e onde ele estiver tem amor, respeito e gratidão , um zelador dessa Sagrada Obra União do Vegetal, um dos pilares e responsáveis por sua expansão, com simplicidade e Amor chegou em todos os cargos e lugares da União, e fez o melhor que pode pra seguir o exemplo do Mestre , como todos que tiveram o merecimento de estar na presença Dele, na Presença do momento em que a Luz se fazia presente “fisicamente falando” na Terra e ainda hoje e nos tempos vindouros ainda recebemos e receberemos seus benefícios.
Um amigo de todos, a sua alegria de viver não era tão menos bonita do que o zelo que tinha por sua palavra, Amigo de todos, que corrigia o que era preciso mas com Amor no coração dava a mão pra que o próximo também levantasse e seguisse em frente, salvou vidas com o seu compromisso com Seu Mestre e Sua Obra com Amor. Mestre pelos encantos, hoje o dia da alegria, onde nasceu o Sabiá, um homem raro.
Onde estiver a minha gratidão como discípulo, mas principalmente como filha pois era assim que me fazia sentir, amo o senhor.
Bom dia. Sou de Belém do Pará, e tive a oportunidade de conhecer um pouco o seu pai em umas duas Sessões na UDV, Núcleo se não estou enganado, se chama Canaã, em uma rua chamada Pedreirinha, só não me lembro o ano, mas foi na década de 90, então, encantei-me com sua simpatia, simplicidade na conduta das sessões…
Existem homens que são imprescindíveis para a construção de uma obra, Mestre Florêncio era um desses homens que pela seu exemplo de vida, tornou-se um hoasqueiro sem fim, unindo-se ao seu Mestre e Guia Espiritual. Seu legado de ensinos, alegria e amizade sincera semeou sementes por todo Brasil e em toda União. Que felicidade ter sido seu amigo e discípulo. Que alegria sentimos pela bondade de Deus que nos coloca no mesmo caminhar de homens cuja missão é servir a Deus, cuja riqueza espiritual é visível aos que tem o direito de ver. Que a nossa União possa realmente ser tornar um marco de desenvolvimento pra Humanidade, nesse sentido o nosso Mestre Gabriel já fertilizou o solo e espalhou suas sementes, vamos cuidar do jardim e dos jardineiros fieis. Salve Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, um cruzeiro no céu pelas tantas estrelas que ajudou e ensinou a brilhar.
Tive a alegria de conhecê-lo em vida, alegre e sério quando necessário.
Grande homem, saudades.
Tenho um reconhecimento e gratidão por ele ter me autorizado a beber o vegetal pela primeira vez. E também por dar 5 litros de Vegetal ao M Henrique para que ele iniciasse a distribuição no Rio de Janeiro. Um talento pra fazer chamadas e trazer os encantos na Sessão. Deixou saudades.
Mestre Florêncio, um tio muito querido. Bebi vegetal dado por ele. Um Mestre muito Alegre, Brincalhão, Sorridente. Cativou tantas pessoas com seu jeito simples de ensinar!!!
Dentro de mim, um profundo reconhecimento ao Nobre Senhor da Realeza da UDV.
Dentre às pessoas que pouco conviveram, mas que nesse pouco, tive essa grande honra de chegar quando ele era o Mestre Central da 2° Região que a pouco tinha sido criada.
Alguns momentos especiais no plantio também.
Minha reverência à família e aos amigos dele.
Meu querido é inesquecível mestre que tive a honra de conhecer é receber seus ensinamentos. Olhe por nós. Amém
Um dia numa sessão dirigida pelo M.Florencio no Núcleo Mãe Gloriosa, ele dirigiu umas palavras que tocou profundamente o coração de minha mãe que na época estava com 85 anos.
Ela levantou em plena sessão e disse: este homem está certo, ele sabe o que diz. É todas as vezes que ela sabia que ele ia dirigir uma sessão, fazia questão de ir.
Dentre outras boas lembranças, esta é a que mais me emociona.
Viva o M. Florencio, um homem certo.
Um homem que bebeu os encantos da floresta e tornou-se conhecedor dos segredos da Amazônia. Encantava com sua voz harmoniosa e seus sorrisos ainda hoje ecoam em meu coração!
Feliz poder ter conhecido esse senhor!
O Mestre Florêncio não tinha beatice, era uma pessoa muito divertida e conversava com todos igualmente. Até pra fazer o Ponto da Meia Noite, a musicalidade da sua voz encantava.
Boas lembranças e sempre agradecido pela maneira amiga e carinhosa que me recebeu na UDV no Núcleo Caupuri. Muito aprendizado e responsabilidade no que ensinava, fiel a doutrina.
Querido Mestre, conhecedor da floresta e dos ensinamentos do nosso Grande Mestre Gabriel.
Feliz aquele que teve a oportunidade de o conhecer pessoalmente, uma pessoa agradável, alegre e com uma seriedade nos ensinos.
Saudades.
Mestre Florêncio, grande amigo, sincero. Homem de fibra como poucos. Eu o vi passar por sofrimentos muito grande, mas nunca o vi lamentar, sempre brincalhão, com sorriso aberto. Entretanto, muita seriedade no trato com Vegetal. Um dos grandes pilares de nossa instituição e da expansão da mesma.
Ao sair de Porto Velho para Manaus, Mestre Gabriel disse que se ele ali ficasse seriam um dos homens mais ricos daquele Território Federal. Mas, ele deixou tudo e veio para Manaus afim de dar o Vegetal aos seus familiares, assim o fez.
Hoje a saudade que se abate sobre nós faz lembrar deste homem, simples, ordeiro, mas de um grande coração, que muito ensinou a quem com ele pode conviver.
Canta Sabiá, onde estiver, teu canto de amor e paz.
Sinto também alegria em ter convivido um pouco com ele, quando morava em Manaus e frequentava o N. Caupuri de 1991 até 2001, muitas risadas e alegrias na lembrança, assim como as doutrinas bem colocadas no coração e na memória de muitos que se transformaram.
Um homem que dedicou-se ao trabalho do Centro e também à sua família.
Saudades e tenho como referência em muitas coisas dentro da União.
Abraços fraternos à todos e que possamos conhecer um pouco mais desta história de lutas e vitórias.
Salve o dia 14 de Abril! O dia em que M. Florencio nasceu com 7 meses. Sinto ele que entendeu o verdadeiro sentido da vida pois deu sentindo na vida de muitos que o conheceram. Era uma pessoa que tinha muitas qualidades e cativou muitas pessoas, e por isso é um pouco difícil de falar dele. Vou aqui descrever algumas que vejo neste momento importante de lembrar. Era uma pessoa que tinha visão de vida pois dizia algumas coisas que já vieram a acontecer e algumas estão acontecendo. Era uma pessoas que não guardava mágoa, mas vale lembrar que ele dizia que depois que ele desencarnasse as pessoas iriam falar dele como a gente vê acontecendo, só que alguns ele iria ficar só olhando pro fundo das calças da pessoa, como se diz assim “tou de olho em ti”. E realmente é uma pessoa que por onde andou ensinou e formou muitos dirigentes. E assim como outros e outros exemplos que já aconteceram, por exemplo, a origem do Núcleo Santa Fé aqui nos Estados Unidos, onde estou vivendo e comprovando o que ele profetizou. Era uma pessoa que também, como muitos sabem, não gostava de fanatismo, era um amigo verdadeiro e nunca deixava de mostrar as coisas que precisava mostrar. Uma pessoa que escreveu sua história pelas suas próprias mãos e que mesmo passando por muitas situações difíceis soube superá-las com dignidade. Boas lembranças desse sertanejo, que levava em seu matulão a recordação, a coragem e a fé.
Florêncio Siqueira de Carvalho,Mestre Florêncio tive a honra de conhecer esse senhor nos anos 80 de sorriso largo e de uma boa conversa uma pessoa cativante lembro-me até hoje de suas palavras e ensinos, na nossa vida o que se marca é a ação do que se faz e Mestre Florêncio deixou marcado seu legado por onde passou de ser um amigo de todos.
Uma pessoa simples e fácil de cativar com um talento para preparar Vegetal, graças a seu esforço e dedicação junto ao plantio e ao seu conhecimento da floresta nos ensinou também a zelar pelas nossas plantas sagradas e auxílio na formação de alguns dirigentes desta União.
De Cruzeiro à Florêncio… muitas aventuras, lutas, dores, alegrias e vitórias!!!
Guiado pelos astros, presenteou a todos nós com seu exemplo de desapego, humildade e simplificidade.
Saudade!
Não tive o privilégio de conhece-lo pessoalmente, mas ouvi muitas referencias elogiosas feitas à sua pessoa.
Que seus fluidos estejam bem, neste ou em outros universos paralelos.
Uima pessoa dotada de sabedoria, aprendi muita coisa com ele em mais de 20 anos de convivência.
Um merecimento grandioso ter recebido dele muitas lições e exemplos, uma eterna Gratidão a ele e a sua família.
Salve 14 de abril
Um Mestre especial realmente. Quero muito que publiquem uma nova edição do livro dele falando das coisas da floresta.
[RESPOSTA] Cara Gleide. Em breve a Pedra Nova Edições publicará um novo livro a respeito do Mestre Florêncio. Este fará parte da série Biografia Mestres da Origem.