“Essa fogueira tem bandeira em homenagem a São João”

| 23 Junho, 2020

Juliane Oliveira*

Arte: Tarsila Blanco Rosa.

Dia 24 de junho, dia de nascimento de João, o Batista, é um dia de alegria no seio do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Conhecido por toda a humanidade como um homem justo e o anunciador da vinda de Jesus, João é também mensageiro da paz, da alegria e do amor. Neste dia, em que nos aproximamos do seu nascimento, o Blog da UDV apresenta um pouco mais deste homem nobre e o homenageia com uma Folia de São João para alegrar nossos corações, trazendo um divertimento para a irmandade, assim como fez Mestre Gabriel ao realizar o São João na Roça em Porto Velho-RO.

Assim como a ave asa-branca citada nos cantos nordestinos anuncia a chegada de um tempo de renovação no sertão brasileiro, trazendo chuva para molhar a terra e fazer nascer alimento para o corpo, João, filho de Isabel e Zacarias, nasce com a missão de preparar os corações humanos para a chegada de Jesus, o filho de Deus. Primos, João nasce exatamente seis meses antes de Jesus. Belíssimas imagens retratadas por artistas renomados apresentam os meninos João e Jesus convivendo juntos na tenra infância e alegrando o coração de seus pais – assim como hoje as crianças que frequentam os salões da União do Vegetal nos alegram com suas brincadeiras inocentes, inteligentes e, por muitas vezes, encantadoras.

Pouco se sabe a respeito da adolescência e primeira fase da vida adulta de João. É conhecido que ele pregou pelo deserto anunciando a vinda do Salvador da humanidade. Deserto este, muitas vezes, da consciência de homens e mulheres a respeito do que haveria de acontecer – corações, quem sabe, machucados ainda pela dureza com que se viviam os dias de “ferro e fogo”. João pregava que um tempo novo se aproximava. Aos que o ouviram e o acompanharam, João fez nascer novos homens e novas mulheres batizados pelas águas do Rio Jordão –águas em que ele também batizou Jesus, mesmo se dizendo não ser digno de calçar-lhe as sandálias dos pés.

Dali em diante, João seguiu seu destino e Jesus iniciou sua missão. Encontrou homens de fé renovada pelo amor com que João preparou cada um deles. João, o Batista, acendeu no coração daqueles primeiros discípulos a esperança, a alegria e o amor pela Obra Espiritual trazida pelo Divino Mestre Jesus. A cara missão de João lhe rende homenagens que rompem as fronteiras do imaginário popular. Tanto no Brasil quanto em diversos outros lugares do mundo, São João é homenageado com fogueiras que relembram seu nascimento e, para alguns, também sua despedida deste plano. Ainda assim, a marca registrada é da alegria que permeia nossos corações, aquecendo-os em dias de frio, seja este climático ou emocional. João traz a esperança de um tempo novo, um tempo em que a Luz de Jesus se faz presente no mundo inteiro – dentro e fora de nós.

Em homenagem àquele que preparou as veredas dos corações humanos para a vinda de Jesus, o Blog da UDV reproduz abaixo uma belíssima Folia de São João de autoria de Pablo Cândido e Laura Cândida, e parceria musical com a Carroça de Mamulengos, todos artistas e sócios da União do Vegetal. Unindo assim as montanhas de Minas Gerais ao sertão nordestino com sua alegria, colorido e cultura popular.

Assista ao vídeo: 

A mensagem de São João Batista é por si só uma mensagem de esperança, porque é um anúncio de uma ‘boa nova’, de um ‘novo tempo’. ‘Avivar’ o Brasil, dito de forma popular, quer dizer no contexto da canção ‘nos alegrar, nos despertar para esta mensagem de amor e prosperidade’.” – Pablo Cândido.

E com este sentimento de renovação, alegria e fé, o Blog da UDV deseja a todos um São João de esperança em dias melhores e votos de que possamos aquecer nossos lares com o amor de São João, Jesus, Maria e José… possibilitando-nos também ascender a cada dia para a grandeza espiritual de vivermos em nós o batismo verdadeiro, a luz e o amor em nossos corações.

Viva São João!

*Juliane Oliveira é integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral.

32 respostas
  1. Henrique Gentil
    Henrique Gentil says:

    Texto e música muito bonitos! Aquecem nossos corações, em especial neste momento que estamos vivenciando, com a Luz da esperança!
    Viva São João!

    Responder
  2. Maria Luiza Figueiredo
    Maria Luiza Figueiredo says:

    Que Lindeza de mensagem em Celebração a vida deste Bom Senhor que segue anunciando Jesus em nós e nos que vem chegar! Alegria! Lindo vídeo! Muito bom ver a juventude talentosa desta Sagrada Obra nos encantando! Viva São João! Vivo em nossos coração!

    Responder
  3. Sueli Andrade
    Sueli Andrade says:

    Justa homenagem a este nobre profeta, Viva João Batista! Saúde, paz, alegria e esperança a todos nos! Parabéns pelo texto e pela produção do vídeo!

    Responder
  4. Andréa Teixeira
    Andréa Teixeira says:

    Bela reportagem, parabéns. Fiquei com uma dúvida: O dia de São João é 23 de junho ou 24 junho?

    RESPOSTA:
    Cara Andréa, é dia 24. É a primeira informação do texto.

    Responder
  5. Maysa
    Maysa says:

    Bela produção o vídeo, mas o que mais me encantou foi a inspiração do texto! Lindo, Ju! Grata pela sua disposição em redigi-lo.

    E viva São João! Viva a promessa esperançosa de um novo tempo de amor e paz! ❤️

    Responder
  6. Luan Dourado
    Luan Dourado says:

    Parabéns, Juliane, pelo belíssimo texto em homenagem a São João! Me aqueceu o coração e me trouxe boas lembranças de momentos como esse vividos em Sessões neste dia! E muito me alegrou a música de Pablo Cândido e Laura Cândida em parceria com a Carroça de Mamulengos! Muito Grato e Viva São João!

    Responder
  7. Heloísa Marinho Cunha
    Heloísa Marinho Cunha says:

    Ontem, essa publicação com a arte repleta de cores, o texto tão delicado e profundo e a canção contagiante alegrou minha noite. Viva São João Batista sempre, sempre! 1000 vezes “Gratidão”!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *