Mestre Cícero e sua missão na UDV

Juliane Oliveira*

| 5 Julho, 2020

Mestre Cícero, quando Mestre Represente do Núcleo Estrela Guia, 1978 | DMC/Núcleo Estrela Guia

Mestre Cícero um nordestino caboclo na Amazônia

Cícero Alexandre Lopes, o Mestre Cícero, não é dos mais citados nas oratórias em Sessões ou narrativas dentro da historicidade do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, mas ele tem seu lugar de destaque entre os Mestres da Origem da UDV. O homem simples, de estatura baixa e nascido no dia 5 de julho de 1929 deixou sua marca registrada na União do Vegetal.

Obediente, cumpriu a missão que lhe foi dada pelo próprio Mestre Gabriel, como bem podemos ver em todos os Núcleos da União do Vegetal e da Sede Geral. A foto que adorna os Templos da UDV – e na qual podemos ter uma dimensão da grandeza espiritual de Mestre Gabriel, registrada em seu olhar firme, porém acolhedor; e também da simplicidade na qual a União está fundamentada – é de autoria de Mestre Cícero, o primeiro fotógrafo da União do Vegetal.

Em seu livro Relicário: Imagens do Sertão, Mestre Edson Lodi, jornalista e integrante do Conselho da Representação Geral da UDV, apresenta um pouco mais deste distinto senhor. Suas habilidades vão além da competência fotográfica. Nele, a irmandade encontrou o abrigo de um amigo acolhedor, conselheiro e promotor da palavra de Mestre Gabriel, seu amigo e Guia Espiritual, como podemos ver no trecho abaixo do livro Relicário:

Em alguns momentos, as palavras de Mestre Cícero em sua doutrina adquiriam o tom devocional, para transmitir aos discípulos – qual um voto de gratidão a quem tanto lhe deu – os sentimentos de confiança e amor que estavam em seu coração. Em outros, alertava a irmandade para vencer as dificuldades de relacionamento e compreensão:

– Cada um que chegar a acreditar no poder destacado na força da União, ele está bem assistido e guarnecido; só depende de cada um, pois ninguém nasce perfeito. Às vezes, a pessoa faz noventa e nove por cento de benefícios e na hora que se descuida e faz algo que não é do agrado, as pessoas só querem se agarrar por aquilo ali. Nós estamos no caminho da perfeição para um dia encontrar nossa salvação e é com amor e paciência.

[…] Para ser discípulo do Mestre Gabriel, precisa é ser irmão fiel mesmo.

Em 2019, quando Mestre Cícero faria 90 anos, o Blog da UDV reproduziu outros trechos de sua biografia publicados no livro Relicário: Imagens do Sertão.

>> O texto pode ser acessado aqui.

Na cidade de Presidente Médici-RO, foi criado em 1986, na data de 5 de junho, o Núcleo Mestre Cícero, em homenagem a este pioneiro que incentivou a criação de um Núcleo naquela cidade para atender a irmandade que precisava viajar até Ji-Paraná, onde ele respondia pela Representação do Núcleo Estrela Guia.

>> Clique aqui para conhecer a história do Núcleo Mestre Cícero, publicada em 2018.

*Juliane Oliveira é integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral (Brasília-DF).

4 respostas
  1. Flavio Mesquita da Silva
    Flavio Mesquita da Silva says:

    Querido amigo, irmão e professor, Mestre Cícero soube, na simplicidade, demonstrar seu lugar de discípulo do Mestre Gabriel.

    Responder
  2. Antonio Rodrigues de souza
    Antonio Rodrigues de souza says:

    Mestre Cícero, homem de grande valor, teve a honra de convier com MESTRE GABRIEL, seguindo e aprendendo os ensinamentos do grande Mestre. Um homem simples, semi-analfabeto, de boa índole, de caráter íntegro, humilde, um bom pai de família, carinhoso com seus filhos e companheira. Um homem que lutou e trabalhou pela paz no mundo – que é o grande ensinamento de nosso grande Mestre Gabriel.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *