Encontro Nacional do Plantio celebra os 30 anos deste Departamento

| 27 Junho, 2023

Marcílio Maia de Abreu*

Foto: DMC/Núcleo Linha de Tucunacá.

Em comemoração aos 30 anos do Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) do Centro, foi realizado, entre os dias 26 e 28 de maio, o Encontro do Plantio, com o tema “Amor e Ciência construindo Sustentabilidade”. Os Núcleos Flor Divina e Linha de Tucunacá, localizados em Itaitinga (CE), na 11ª Região, receberam cerca de 500 participantes, de diversas partes do Brasil e da América do Norte, além de Coordenadores Regionais, monitores, autoridades da 11ª Região e de outras Regiões, marcando um momento de amadurecimento desse Departamento tão valoroso na UDV.

A programação contemplou os principais aspectos das atividades do Plantio: Cultivo de Mariri e Chacrona em Sistemas Agroflorestais, conscientização de Dirigentes e Banco de Matrizes. A palestra inicial foi do Vice-Diretor de Pesquisa Científica do DPMA, M. Ricardo Teixeira, com a apresentação “Mestre Gabriel Plantador”, demonstrando que a origem desse trabalho de zelar e cultivar nossas plantas Sagradas vem do fundador do Centro.

Para falar de conscientização de Dirigentes, o M. Paulo Afonso Amato Condé, Mestre Assistente Geral, foi o convidado, em razão de já ter ocupado o cargo de Mestre Geral Representante e por seu longo trabalho de dedicação ao Plantio.

Banco de Matrizes

Mestre Glauco Alves trouxe um panorama do Banco de Matrizes e da missão de salvaguardar nossas plantas Sagradas, preservando a diversidade genética delas para as futuras gerações. Esse trabalho é um dos grandes projetos do DPMA.

Na Vice-Diretoria de Captação de Recursos e Projetos, M. Paulo Fernando Junqueira explicou a evolução desta Vice-Diretoria, sua profissionalização e parcerias com a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e a Associação Beneficente Casa da União.

Um dos exemplos apresentados foi a experiência exitosa da 11ª Região, com o Projeto “Agrofloresta do Futuro”, que beneficiou comunidades do entorno de sete Núcleos da Região Metropolitana de Fortaleza e implantou áreas de SAF nesses Núcleos.

História

Para contar dos 30 anos do DPMA, a Diretoria trouxe importantes momentos dessa história, lembrando o saudoso Mestre Florêncio, um pioneiro no plantio de Mariri e Chacrona, passando pela criação do Departamento, em 1993, a evolução de suas atividades, sua reestruturação, em 2015 (tendo M. Armínio Pontes como Diretor), até os dias atuais, com ferramentas de comunicação estruturadas e Grupos de Trabalho.

Também foram exibidos pelo M. Hiran Medeiros Moreira, Coordenador do GT Sustentabilidade, os resultados da pesquisa de sustentabilidade, com os quantitativos de Mariri, Chacrona e lenha necessários para a sustentabilidade do Centro. E para seguir nesse propósito, o Diretor do DPMA, M. Mauro Carneiro, apresentou o Plano Estratégico do DPMA e a missão do Departamento, mostrando a necessidade de continuidade dos projetos, principalmente na implantação da cultura agroflorestal.

Agrofloresta

Em uma aula prática, os participantes puderam ter contato com a implantação de uma agrofloresta, com o plantio de mudas e sementes e a observação de diversos estágios de evolução de um sistema agroflorestal. Este momento teve a presença da equipe técnica do DPMA, com professores, coordenadores técnicos e o Vice-Diretor de Capacitação, C. Murilo Arantes.

Vitória é palavra que esteve presente no Encontro e que traduz o sentimento dos que podem cantar e contar a história do DPMA e a história de cada um de nós dentro dele. Viva o DPMA e seus 30 anos! Viva a União e nosso Grande Mestre!

Marcilio (1)

*Marcílio Maia de Abreu é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Mestre Sidom (Sobral – CE) e é coordenador Regional do Departamento de Plantio e Meio Ambiente da 11ª Região.

2 respostas
  1. Weslley Saes
    Weslley Saes says:

    Sou grato pela atenção de todos do dos Núcleos Flor Divina e Linha de Tucunacá, muitos ensinos em relação a plantio, agrofloresta e banco de matrizes, me fez se aproximar mais da natureza, que é Divina. Grato pela atenção e acolhimento.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *