Conselheira Silvinha: olhar doce e abraço amoroso

| 6 Junho, 2023

Rosa Leite Padilha*

Ainda me lembro com clareza
O que mainha me ensinou
A respeitar a natureza
Pela fartura sobre a mesa agradecer ao Criador

Trecho da música Mainha me ensinou – Maria Rita.

No domingo, 4 de junho, o feminino em uma jovem senhora celebra 74 anos de colo que acolhe e dá amor aos que buscam o bem viver.  É assim que Silvinha da Silva Leite, Conselheira Silvinha, vem crescendo em seu caminhar. E, por essa força do acolhimento e amor, gestou 11 filhos, dos quais cinco nasceram: Hugo, Bárbara, Davi, Rosa e Manoel. Estes seguem gerando novos frutos e, até agora C. Silvinha é avó de 10 netos.

Filha de Hugo Leite e Maria Silva Leite, Silvinha nasceu na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, sendo a terceira dos quatro filhos que os pais tiveram. Lá viveu até sua juventude, quando foi morar em Recife-PE. Na sequência foi viver em Salvador-BA.

Encontro com a União do Vegetal

Em 27 de setembro de 1982, convidada pelo então companheiro e pai dos seus filhos, Jorge Luiz Dantas Novais, Silvinha vive a experiência sublime de beber o Vegetal pela primeira vez. O encontro com a Sagrada União e os ensinos do Mestre Gabriel permitiram-lhe uma transformação no seu viver e no seu propósito na vida.

Associou-se em 1º de novembro de 1982. Em 1983, chega ao Corpo Instrutivo e, no ano seguinte, também em 1º de novembro, ao Corpo do Conselho – tendo sido convocada pelo então Mestre Raimundo Nonato Marques, que foi quem lhe serviu o Vegetal pela primeira vez.

Em 1987, juntamente com o Mestre Jorge Novais, ela foi convidada por Mestre José Anchieta de Sá e Mestre Nonato para iniciar os trabalhos da UDV em Recife a pedido do Dr. José Laércio do Egito, que tinha conhecido a União do Vegetal em Manaus-AM. Pedido atendido, o casal e outros 77 discípulos dão origem aos trabalhos da UDV naquela cidade.

Uma senhora dedicada

Conselheira Silvinha tem lembranças de momentos memoráveis vividos desde a inauguração do então Pré-Núcleo Cajueiro que, com o auxílio e as mãos de muitos irmãos, cresceu e fez florescer a 10ª Região. São histórias e aprendizados guardados no coração desta senhora e primeira Conselheira da 10ª Região. Silvinha organizou o primeiro Manual da Organ e, nos trabalhos da beneficência do Lar Mariana, em Recife, foi braço atuante em sua estruturação inicial.

Conselheira Antônia do Egito, companheira do Mestre José Laércio do Egito, que é amiga e comadre de Conselheira Silvinha, destaca:

“Silvinha foi a primeira Organ daqui, foi quem nos ensinou os primeiros passos. Foi ela quem deu início a Beneficência do Núcleo junto com alguns irmãos. É uma pessoa que eu tenho uma grande gratidão por tudo que ela fez, pelo seu carinho, paciência e coragem de vir da Bahia para Recife para nos auxiliar.

Nesse dia de hoje, não poderia deixar passar em branco. Você merece todas essas homenagens. Seja feliz sempre e que a Virgem Maria te cubra de bênçãos e te ilumine sempre a tua vida”.

Servindo com alegria e disposição

Por onde passa, Conselheira Silvinha, cativa com sua alegria e sua sensibilidade crianças, jovens e adultos. Sua oratória firme continua perpetuando os bons conselhos orientais ensinados pelo nosso Guia Espiritual.

Atualmente, esta jovem senhora mora com a filha Bárbara e com a família dela no Rio de Janeiro, 5ª Região, na espera no nascimento de mais uma netinha – e se renova com a possibilidade de encontrar novos irmãos de caminhada em outras terras.

Em seus 74 anos, celebramos em união – e na União – os frutos gerados e criados pela força do seu amor. Sua história é mais um exemplo de como uma mulher pode servir à vida com dedicação, amor e esperança na missão de ser mãe, e ao Mestre Gabriel na missão da UDV de construir uma Paz no mundo.

Nós – família, filhos, netos e amigos – sabemos o valor desta senhora presente nas nossas vidas. Que Deus a guarneça e derrame bênçãos de Luz, Paz e Amor na sua vida hoje e sempre.

Rosa

*Rosa Leite Padilha é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Flor de Maria (Maceió – AL) e 1ª secretária da Diretoria Local. É filha de Jorge Novais e de Conselheira Silvinha.