Conselheira Losa comemora 70 anos

| 10 Outubro, 2020

*Flávia Ilíada

Conselheira Losa e Mestre Sidon | DMC/SG.

A senhora Maria da Silva Feitosa inteira 70 anos neste dia 10 de outubro de 2020. Na União do Vegetal é conhecida como a Conselheira Losa, apelido que recebeu na infância. Conselheira Losa conheceu o Mestre Gabriel ainda nos seringais e é uma das primeiras irmãs da União do Vegetal, testemunha viva dos primeiros anos dos trabalhos do Mestre Gabriel com o Chá Hoasca. Nesta data especial, em nome do Blog da UDV, registramos os nossos votos de saúde e vida longa a essa senhora simpática, alegre e querida a tantas pessoas que tiveram a oportunidade de serem cativadas por ela. Resgatamos a seguir alguns trechos de uma entrevista que a Conselheira Losa concedeu ao Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da UDV em 2017**.

Seringais e amizade com o Mestre Gabriel

Nascida no Estado do Acre, perdeu os pais muito pequena – segundo lhe contaram, o pai se foi quando ela tinha por volta dos 3 meses e a mãe, quando ela tinha pouco mais de 9 meses. Losa foi criada por uma tia, Francisca, que era casada com um senhor conhecido como Belo. A família foi morar no Seringal Guarapari, na Bolívia, para viver da extração do látex e da castanha. Foi quando conheceu o Mestre Gabriel, ainda criança. Já naquela época Losa o percebia como uma pessoa diferente:

“Eu tinha mais ou menos uns 8 para 9 anos, isso aí eu me recordo bem. O Mestre Gabriel era seringueiro também e morava no mesmo seringal que nós. Ele era muito amigo do marido da minha tia. Sempre que vinha da colocação para o barracão se hospedava lá em casa. Quando chegava, ele já ia para o rio tomar banho e ia direto lá para casa tomar um cafezinho.

Eu ainda criança já sentia que ele era uma pessoa diferente. No seringal eles não davam muita confiança para menino, não. Se o menino se chegasse por perto, o pai olhava assim, o bichinho já ia logo se esconder porque era sujeito apanhar. E o Mestre, aonde ele via uma criança, um jovem ele ia lá conversar. Brincava, dava atenção pra gente. Então aquilo eu ficava feliz da vida, me achava importante porque tinha alguém que ia lá conversar comigo”.

Sultão das Matas

Nessa época o Mestre Gabriel ainda se atuava como Sultão das Matas, mas já iniciava o trabalho com o Vegetal. Conselheira Losa chegou a vê-lo atuado de Sultão e lembra que muitas pessoas o procuravam em busca de cura e tratamento:

“Cheguei a vê ele atuado no seu Sultão. Tinha umas pessoas lá que dizem que incorporava os erezinhos, levavam bombom… eu me divertia porque no seringal era muito raro a gente ver um bombom! Quando ele estava atuado, ele ficava diferente, a fisionomia dele, ele falava diferente. Ele como Sultão das Matas fazia cura para as pessoas, curava panema dos seringueiros, eles iam lá para o seu Sultão ensinar remédio para achar a caça”.

Primeira experiência no Vegetal

Conselheira Losa bebeu o Vegetal pela primeira vez quando tinha 10 anos no Seringal Guarapari, numa das idas do Mestre Gabriel ao barracão. Naquele dia o Mestre Gabriel distribuiu o Vegetal somente para sete pessoas. Ouviu o Mestre chamar o tio para beber um chá dizendo que a pessoa via tudo que queria.

Na sua inocência de criança, Losa ouviu aquelas palavras e logo se animou para beber o chá também. O que a pequena Losa queria ver, aos 10 anos? Com quem ela iria se casar e a maior onça do mundo!

Bebeu o Vegetal pensando naquelas coisas. Não tinha ideia do que era a burracheira, nem como seria aquela experiência. Viu como seria o seu destino: 

“Realmente eu vi, mirei tudinho que aconteceu. Depois de um bocado de tempo pra frente, eu vi do jeito que eu vi na luz do Vegetal. Mas naquele momento ali, eu disse pra mim: ‘ah, não! Isso não’. Eu nem conhecia ninguém daquele povo que eu tinha visto. Pensei que era ilusão”.

Depois que viu o futuro marido, começou a pensar na onça. Quando pensava na onça, Losa ouvia o Mestre gemer lá da rede onde ele estava. Foi quando ele falou na Sessão:

“É… eu disse que quando a gente bebe esse chá é pra ver tudo que é bonito, beleza da natureza e a pessoa quer ver um bicho feroz que tá sujeito vê e se assombrar! Então o Vegetal, o chá não vai mostrar para evitar da pessoa se assombrar”.

“Quando ele falou aquilo eu disse: ‘Eu não disse nada para ele, como é que ele tá sabendo?’ E ele tá falando é comigo. Aí imaginei: ‘Será que ele está é lendo o meu pensamento?! Será que ele é cigano?’”.

Losa bebeu o Vegetal no copo feito com a lata de leite condensado, que era o que havia no seringal – e ainda repetiu. Depois da repetição teve uma experiência forte na burracheira. Não sabia como fazer para parar a intensidade da força e, em vez de pedir socorro, pedia para sair.

 Nesse dia Losa sentiu a força da burracheira e pôde presenciar o domínio do Mestre Gabriel no Salão do Vegetal.

Discípulo na União do Vegetal

Em toda sua trajetória, Conselheira Losa sempre seguiu na União do Vegetal, mesmo tendo sido autorizada pelo Mestre Gabriel a beber o Vegetal das mãos de outros Mestres:

“Losa, no dia que você sentir vontade de beber esse chá, pode ser com qualquer um mestre de curiosidade, você pode beber que eu estou presente”.

Seguiu na União bebendo na Distribuição do Mamu, com o Mestre Bacurau. Anos depois, ficou doente com malária e saiu dos seringais para se tratar em Porto Velho. Foi acolhida pelo Mestre Adamir e pela Conselheira Conceição. Quando ficou boa de saúde, morou um tempo na casa da Mestre Pequenina.

“Fui morar com a Mestre Pequenina e aí eu me encontrei com o Sidon. Nessa época ele estava separado e eu também – tinha sido afastado. Naquela época, se separasse já era afastado também. Aí a Mestre Pequenina me disse que ele era uma pessoa boa, da União, que tava precisando de uma companheira, que eu era a pessoa ideal para ele, pra auxiliar ele, porque a União do Vegetal precisava muito dele.

Conselheira Losa ficou casada com o Mestre Sidon e viveram juntos por 23 anos, até o falecimento dele em 1996. Tiveram quatro filhos: Clênio, Janaína, Rosano e Sidon Filho. Janaína está sócia em Porto Velho no Núcleo Mestre Gabriel. Sidon Filho e Clênio pertencem ao Quadro de Mestres: o primeiro é sócio no Núcleo Belo Jardim e Clênio no Núcleo Coração do Mestre, onde atualmente Conselheira Losa é sócia.

*Flávia Ilíada é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Estrela Matutina (Brasília-DF).

**Iniciativa conjunta dos Núcleos Príncipe Teceu, Estrela Matutina, Luz do Oriente e Canário Verde, todos de Brasília-DF.

13 respostas
  1. Rosane Veiga Lopes
    Rosane Veiga Lopes says:

    Viva viva 70 anos dessa pequena grande mulher, dona de uma história tão bonita no convívio com nosso Grande Mestre Gabriel! Feliz aniversário!

    Responder
  2. Odilia Portugal
    Odilia Portugal says:

    Que beleza conhecer essa história da C. Losa. Fortalece nossa convicção de quem é o Mestre Gabriel. Que honra pra ela ter conhecido o M. Gabriel tão cedo.
    E pra nós saber dessa historia onde se mostra a mão amorosa de nosso Mestre com as crianças. Deus conceda a ela vida longa, com força E luz, saúde e alegrias.

    Responder
  3. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Muito bom ver essa homenagem a uma conselheira presente na origem da formação da UDV! Vale a pena postar o vídeo onde ela relata toda essa experiência Com Mestre Gabriel… grata ao Blog e a Conselheira Flavia Ilíada por fazer chegar a nós essas informações preciosas da vivência da Conselheira Losa.

    Responder
  4. Elisa Carneiro Monteiro de Castro
    Elisa Carneiro Monteiro de Castro says:

    Parabéns, C. Losa!
    Que Deus lhe conceda Saúde, Paz e Alegria pra nos encantar com sua simplicidade e suas histórias.
    Quando puder, venha conhecer a região das Matas das Minas Gerais!

    (Eloisa/Núcleo Recanto das Flores).

    Responder
  5. Marcos Fabrício Ortiz de Lima.
    Marcos Fabrício Ortiz de Lima. says:

    Caríssima amiga, C. Losa.
    Peço ao Divino Mestre que lhe fortifique a cada dia, pra senhora continuar nesse trabalho de cativar e cultivar seus amigo e familiares. Feliz aniversário com saúde, nesta data especial que é o seu nascimento.

    Atenciosamente, Marcos Fabrício (Filiado no Núcleo Mestre Pojó, Extrema/RO).

    Responder
  6. Erika Madelaine
    Erika Madelaine says:

    Que linda historia
    E o mais bonito é a preservação da memória dela com acontecidos de tantos anos atrás.
    Esse relato mostra que o Mestre está nos assistindo sempre, de muitos anos. Há milhares….

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *